Letramento crítico: um auto-olhar sobre os preconceitos das \"minorias sociais\" em busca de uma prática libertadora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosangela Conceição de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-17072012-135743/
Resumo: Este trabalho lança um olhar sobre as minorias sociais no contexto do ensino básico brasileiro. A proposta de pesquisa parte do pressuposto de que na atualidade a definição de minorias sociais deve ser abordada, em um primeiro momento, pelo fator econômico. Sem desconsiderar o preconceito da classe dominante sobre a dominada, entendemos que as minorias sociais reproduzem, dentro de seus próprios grupos, um preconceito de classe, preconceito este conhecido como hostilidade horizontal. Nossa tese é que, se confrontarmos esse grupo social com seus próprios1 discursos hegemônicos, por meio de um trabalho de letramento crítico que se paute pela abordagem autônoma e ideológica defendida por Street (1984), esses sujeitos poderão estar aptos a mudar o curso de suas vidas e a dos membros de sua comunidade. Sendo a escola um espaço de disciplina, é nesse lugar híbrido, no qual as identidades sociais estão continuamente em construção, onde devemos intervir criticamente no senso comum que leva as próprias classes minoritárias a fortalecer os laços que as subjugam.
id USP_95c5fa270728a72b40f8a438c4a9e413
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17072012-135743
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Letramento crítico: um auto-olhar sobre os preconceitos das \"minorias sociais\" em busca de uma prática libertadora.Critical literacy: a self-look at the prejudices of the \"social minoriries\" in search of a liberating practiceCritical literacyhorizontal hostilityhostilidade horizontal 1identidadeidentityLetramento críticominorias sociaispreconceitoprejudicesocial minoritiesEste trabalho lança um olhar sobre as minorias sociais no contexto do ensino básico brasileiro. A proposta de pesquisa parte do pressuposto de que na atualidade a definição de minorias sociais deve ser abordada, em um primeiro momento, pelo fator econômico. Sem desconsiderar o preconceito da classe dominante sobre a dominada, entendemos que as minorias sociais reproduzem, dentro de seus próprios grupos, um preconceito de classe, preconceito este conhecido como hostilidade horizontal. Nossa tese é que, se confrontarmos esse grupo social com seus próprios1 discursos hegemônicos, por meio de um trabalho de letramento crítico que se paute pela abordagem autônoma e ideológica defendida por Street (1984), esses sujeitos poderão estar aptos a mudar o curso de suas vidas e a dos membros de sua comunidade. Sendo a escola um espaço de disciplina, é nesse lugar híbrido, no qual as identidades sociais estão continuamente em construção, onde devemos intervir criticamente no senso comum que leva as próprias classes minoritárias a fortalecer os laços que as subjugam.This study takes a look at the minority class in the context of basic education in Brazil. This research proposal assumes that, at present, the definition of minority class should be addressed at first by the economic factor. Not ignoring the bias of the ruling class over the dominated one, we understand that the social minorities reproduce within their own groups a kind of class prejudice known as horizontal hostility. We sustain that if this social group has its own2 hegemonic discourses, confronted by means of a critical literacy pedagogy that is guided by the autonomous and ideological approach advocated by Street (1984), these individuals may be able to change the course of their lives and of the members of their community. The school is an area of discipline; its in this hybrid place in which social identities are continually being built, where we must intervene critically in the common sense that takes the very minority classes strengthen the ties that subjugate.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarmagnani, Anna Maria GrammaticoSouza, Rosangela Conceição de2012-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-17072012-135743/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-17072012-135743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento crítico: um auto-olhar sobre os preconceitos das \"minorias sociais\" em busca de uma prática libertadora.
Critical literacy: a self-look at the prejudices of the \"social minoriries\" in search of a liberating practice
title Letramento crítico: um auto-olhar sobre os preconceitos das \"minorias sociais\" em busca de uma prática libertadora.
spellingShingle Letramento crítico: um auto-olhar sobre os preconceitos das \"minorias sociais\" em busca de uma prática libertadora.
Souza, Rosangela Conceição de
Critical literacy
horizontal hostility
hostilidade horizontal 1
identidade
identity
Letramento crítico
minorias sociais
preconceito
prejudice
social minorities
title_short Letramento crítico: um auto-olhar sobre os preconceitos das \"minorias sociais\" em busca de uma prática libertadora.
title_full Letramento crítico: um auto-olhar sobre os preconceitos das \"minorias sociais\" em busca de uma prática libertadora.
title_fullStr Letramento crítico: um auto-olhar sobre os preconceitos das \"minorias sociais\" em busca de uma prática libertadora.
title_full_unstemmed Letramento crítico: um auto-olhar sobre os preconceitos das \"minorias sociais\" em busca de uma prática libertadora.
title_sort Letramento crítico: um auto-olhar sobre os preconceitos das \"minorias sociais\" em busca de uma prática libertadora.
author Souza, Rosangela Conceição de
author_facet Souza, Rosangela Conceição de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carmagnani, Anna Maria Grammatico
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosangela Conceição de
dc.subject.por.fl_str_mv Critical literacy
horizontal hostility
hostilidade horizontal 1
identidade
identity
Letramento crítico
minorias sociais
preconceito
prejudice
social minorities
topic Critical literacy
horizontal hostility
hostilidade horizontal 1
identidade
identity
Letramento crítico
minorias sociais
preconceito
prejudice
social minorities
description Este trabalho lança um olhar sobre as minorias sociais no contexto do ensino básico brasileiro. A proposta de pesquisa parte do pressuposto de que na atualidade a definição de minorias sociais deve ser abordada, em um primeiro momento, pelo fator econômico. Sem desconsiderar o preconceito da classe dominante sobre a dominada, entendemos que as minorias sociais reproduzem, dentro de seus próprios grupos, um preconceito de classe, preconceito este conhecido como hostilidade horizontal. Nossa tese é que, se confrontarmos esse grupo social com seus próprios1 discursos hegemônicos, por meio de um trabalho de letramento crítico que se paute pela abordagem autônoma e ideológica defendida por Street (1984), esses sujeitos poderão estar aptos a mudar o curso de suas vidas e a dos membros de sua comunidade. Sendo a escola um espaço de disciplina, é nesse lugar híbrido, no qual as identidades sociais estão continuamente em construção, onde devemos intervir criticamente no senso comum que leva as próprias classes minoritárias a fortalecer os laços que as subjugam.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-17072012-135743/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-17072012-135743/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090802788335616