Influência do raio de filete na flambagem de painéis com reforçadores integrados.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3151/tde-01072021-155630/ |
Resumo: | O uso de painéis com reforçadores integrados (PRIs), em asas de pequeno e médio porte ou em asas muito carregadas, é frequente na aviação. Essas estruturas de paredes finas são sujeitas a carregamentos compressivos durante sua vida útil que podem causar tanto a flambagem global quanto local do painel. Além disso, a busca de estruturas ainda mais leves faz com que a flambagem se torne cada vez mais importante no projeto de aeronaves. Não obstante a importância do método dos elementos finitos na obtenção das cargas críticas de flambagem de PRIs, resultados baseados em gráficos publicados pela NACA ainda são usados com frequência nas fases preliminares do projeto de asa. Contudo, esses gráficos consideram painéis idealizados e negligenciam detalhes geométricos como o raio de filete. O principal objetivo deste trabalho é a criação de novos gráficos que forneçam o coeficiente de flamgagem local de PRIs considerando o efeito do raio de filete. Para isto, centenas de modelos de elementos finitos de alta fidelidade foram simulados para a determinação dos coeficientes de flambagem corrigidos, considerando diversas configurações geométricas. Foi possível concluir, assim, que os coeficientes de flambagem local de PRIs podem ser significativamente aumentados quando se considera o efeito do raio de filete. A metodologia usada e sua validação, por meio de resultados e ensaios publicados, são apresentadas neste trabalho. Os aumentos médios da tensão de flambagem local verificados estão, na maioria dos casos, entre 24,8% e 65,4% em PRIs filetados, no regime linear, dependendo da geometria do painel. Este trabalho apresenta também uma metodologia de projeto para um PRI otimizado (com reforçador blade) sob uma determinada intensidade de carregamento considerando o raio de filete. Verificou-se que a redução de peso neste caso pode chegar a 10%, dependendo do nível de carregamento entre outros aspectos. Também foram discutidas e apresentadas neste trabalho: i) uma representação simplificada por elementos finitos de PRIs (com reforçadores blade) para a fase de pré-dimensionamento e detalhamento estrutural e ii) uma proposta para ensaio de um subcomponente representando um PRI para a avaliação do carregamento crítico de flambagem local e da condição pós-flambagem. |
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Influência do raio de filete na flambagem de painéis com reforçadores integrados.The influence of the fillet radius on the buckling of integrally stiffened panels.Aeronautical structuresBucklingEngenhariaEngenharia aeronáuticaEstrutura de aeronaves (Otimização)Fillet radiusFinite element methodFlambagemMétodo dos Elementos FinitosOptimizationStiffened panelStructural analysisWingO uso de painéis com reforçadores integrados (PRIs), em asas de pequeno e médio porte ou em asas muito carregadas, é frequente na aviação. Essas estruturas de paredes finas são sujeitas a carregamentos compressivos durante sua vida útil que podem causar tanto a flambagem global quanto local do painel. Além disso, a busca de estruturas ainda mais leves faz com que a flambagem se torne cada vez mais importante no projeto de aeronaves. Não obstante a importância do método dos elementos finitos na obtenção das cargas críticas de flambagem de PRIs, resultados baseados em gráficos publicados pela NACA ainda são usados com frequência nas fases preliminares do projeto de asa. Contudo, esses gráficos consideram painéis idealizados e negligenciam detalhes geométricos como o raio de filete. O principal objetivo deste trabalho é a criação de novos gráficos que forneçam o coeficiente de flamgagem local de PRIs considerando o efeito do raio de filete. Para isto, centenas de modelos de elementos finitos de alta fidelidade foram simulados para a determinação dos coeficientes de flambagem corrigidos, considerando diversas configurações geométricas. Foi possível concluir, assim, que os coeficientes de flambagem local de PRIs podem ser significativamente aumentados quando se considera o efeito do raio de filete. A metodologia usada e sua validação, por meio de resultados e ensaios publicados, são apresentadas neste trabalho. Os aumentos médios da tensão de flambagem local verificados estão, na maioria dos casos, entre 24,8% e 65,4% em PRIs filetados, no regime linear, dependendo da geometria do painel. Este trabalho apresenta também uma metodologia de projeto para um PRI otimizado (com reforçador blade) sob uma determinada intensidade de carregamento considerando o raio de filete. Verificou-se que a redução de peso neste caso pode chegar a 10%, dependendo do nível de carregamento entre outros aspectos. Também foram discutidas e apresentadas neste trabalho: i) uma representação simplificada por elementos finitos de PRIs (com reforçadores blade) para a fase de pré-dimensionamento e detalhamento estrutural e ii) uma proposta para ensaio de um subcomponente representando um PRI para a avaliação do carregamento crítico de flambagem local e da condição pós-flambagem.The use of integrally stiffened panels (ISP\'s) in wings of small and medium-sized aircraft, or in heavily loaded wings, is frequent in aviation. These thin-walled structures are subjected to compressive loads during their life-time that can cause both global and local buckling. In addition, the search for even lighter structures makes buckling increasingly important in aircraft design. Notwithstanding the importance of the finite element method to obtain the buckling loads of ISP\'s, some results based on charts published by NACA are still used in the preliminary phases of wing design. However, these charts consider only idealized panels and neglect geometric details such as the fillet radius. The main objective of this work is the creation of new charts that provide the local buckling coefficient of ISP\'s considering the effect of the fillet radius. To achieve this goal, hundreds of high fidelity finite element models were simulated for the determination of corrected buckling coefficients, considering several geometric configurations. Thus, it was concluded that the local buckling coefficients of ISP\'s can be significantly increased when considering the effect of the fillet radius. The proposed methodology and its validation via published results and tests are presented in this work. The averaged increases in local buckling stresses are, in most cases, between 24.8% and 65.4% in filleted ISP\'s in the linear elastic zone, depending on the panel geometry. This work also presents a design methodology for an optimized ISP (with blade stiffeners) under a given loading intensity considering the fillet radius effect. It has been found that the weight reduction in this case can reach 10%, depending on the loading level among other aspects. The following topics were also discussed and presented in this work: i) a simplified finite element representation of ISP\'s (with blade stiffeners) for the pre-sizing and structural detailing phase and ii) a proposal for testing a subcomponent representing an ISP for the evaluation of the critical local buckling load and the post buckling condition.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRamos Junior, RobertoGarcia, Fernando Gonçalves2020-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3151/tde-01072021-155630/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-01072021-155630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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