Mar de palavras-chave: domínio e estranhamento em relação à língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vita, Ercilene Maria de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23102020-165150/
Resumo: Esta pesquisa teve seu início por meio de uma inusitada experiência de estranhamento familiar (FREUD, 1919) ocorrida por ocasião da leitura da obra Maluco, o Romance dos Descobridores (PONCE DE LEÓN, 1990). Durante essa leitura, uma espécie de amálgama ocorreu entre a sensação de estranhamento causada pelo texto e a ideia de domínio em relação à língua portuguesa, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Como consideramos que as manifestações inconscientes podem induzir não somente a um autoconhecimento, mas também a um conhecimento que se sustente diante do social, resolvemos iniciar nossa pesquisa, tendo como eixo a seguinte pergunta: Que caminho essa sensação de estranho familiar (unheimlich) poderia nos indicar? O que as palavras domínio e estranhamento poderiam nos trazer como conhecimento em relação à língua portuguesa e ao seu ensino? Sabemos que as palavras não são usadas impunemente. Marcam um caminho quando são ditas. Constroem formações imaginárias e simbólicas. Assim, para responder a essas perguntas, analisando os termos domínio e estranhamento em dicionários, em textos oficiais e, de modo geral, na mídia veiculada pela internet, fazemos uso do paradigma indiciário de Ginzburg (1986), bem como dos referenciais teóricos da Análise do Discurso (via Pêcheux) e da psicanálise freudiana/lacaniana tais como a noção de inconsciente e dos registros Real, Imaginário e Simbólico.
id USP_960140fdb9c4a1f5aedc7edbe2aa54be
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23102020-165150
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Mar de palavras-chave: domínio e estranhamento em relação à língua portuguesaA sea of key words: Mastery and Estrangement in relation to the Portuguese languageAnálise do DiscursoDiscourse AnalysisDomínio da línguaEstrangementEstranhamentoLanguage MasteryLíngua PortuguesaPortuguese LanguagePsicanálisePsychoanalysisEsta pesquisa teve seu início por meio de uma inusitada experiência de estranhamento familiar (FREUD, 1919) ocorrida por ocasião da leitura da obra Maluco, o Romance dos Descobridores (PONCE DE LEÓN, 1990). Durante essa leitura, uma espécie de amálgama ocorreu entre a sensação de estranhamento causada pelo texto e a ideia de domínio em relação à língua portuguesa, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Como consideramos que as manifestações inconscientes podem induzir não somente a um autoconhecimento, mas também a um conhecimento que se sustente diante do social, resolvemos iniciar nossa pesquisa, tendo como eixo a seguinte pergunta: Que caminho essa sensação de estranho familiar (unheimlich) poderia nos indicar? O que as palavras domínio e estranhamento poderiam nos trazer como conhecimento em relação à língua portuguesa e ao seu ensino? Sabemos que as palavras não são usadas impunemente. Marcam um caminho quando são ditas. Constroem formações imaginárias e simbólicas. Assim, para responder a essas perguntas, analisando os termos domínio e estranhamento em dicionários, em textos oficiais e, de modo geral, na mídia veiculada pela internet, fazemos uso do paradigma indiciário de Ginzburg (1986), bem como dos referenciais teóricos da Análise do Discurso (via Pêcheux) e da psicanálise freudiana/lacaniana tais como a noção de inconsciente e dos registros Real, Imaginário e Simbólico.This research began with an unusual experience of family estrangement (FREUD, 1919) that occurred while reading Maluco, Romance dos Descobridores (PONCE DE LEÓN, 1990). During this reading, a kind of amalgam took place between the feeling of estrangement caused by the text and the idea of mastery in the Portuguese language, present in the National Curriculum Parameters (PCN, 1997). As we consider that unconscious manifestations can induce not only self-awarness, as well as knowledge that is socially sustained, we have decided to start our research, focusing on the following question: What path could this feeling of « uncanny » (unheimlich) take us to? What does it imply ? What could the words \"mastery\" and \"estrangement\" contribute as knowledge in relation to the Portuguese language and its teaching? We know that words are not used with impunity. They set a path when they are said. They build both imaginary and symbolic formations. Thus, in order to try answering these questions and analysing the terms mastery and estrangement in dictionaries, in official texts, and on the internet, we make use of the indicial paradigm of Ginzburg (1986), as well as the theoretical references of Discourse Analysis (via Pêcheux) and Freudian / Lacanian psychoanalysis - such as the notion of the unconsciousness and the Real, Imaginary and Symbolic register.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarzotto, Valdir HeitorVita, Ercilene Maria de Souza2020-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23102020-165150/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-11T05:27:31Zoai:teses.usp.br:tde-23102020-165150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-11T05:27:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mar de palavras-chave: domínio e estranhamento em relação à língua portuguesa
A sea of key words: Mastery and Estrangement in relation to the Portuguese language
title Mar de palavras-chave: domínio e estranhamento em relação à língua portuguesa
spellingShingle Mar de palavras-chave: domínio e estranhamento em relação à língua portuguesa
Vita, Ercilene Maria de Souza
Análise do Discurso
Discourse Analysis
Domínio da língua
Estrangement
Estranhamento
Language Mastery
Língua Portuguesa
Portuguese Language
Psicanálise
Psychoanalysis
title_short Mar de palavras-chave: domínio e estranhamento em relação à língua portuguesa
title_full Mar de palavras-chave: domínio e estranhamento em relação à língua portuguesa
title_fullStr Mar de palavras-chave: domínio e estranhamento em relação à língua portuguesa
title_full_unstemmed Mar de palavras-chave: domínio e estranhamento em relação à língua portuguesa
title_sort Mar de palavras-chave: domínio e estranhamento em relação à língua portuguesa
author Vita, Ercilene Maria de Souza
author_facet Vita, Ercilene Maria de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barzotto, Valdir Heitor
dc.contributor.author.fl_str_mv Vita, Ercilene Maria de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso
Discourse Analysis
Domínio da língua
Estrangement
Estranhamento
Language Mastery
Língua Portuguesa
Portuguese Language
Psicanálise
Psychoanalysis
topic Análise do Discurso
Discourse Analysis
Domínio da língua
Estrangement
Estranhamento
Language Mastery
Língua Portuguesa
Portuguese Language
Psicanálise
Psychoanalysis
description Esta pesquisa teve seu início por meio de uma inusitada experiência de estranhamento familiar (FREUD, 1919) ocorrida por ocasião da leitura da obra Maluco, o Romance dos Descobridores (PONCE DE LEÓN, 1990). Durante essa leitura, uma espécie de amálgama ocorreu entre a sensação de estranhamento causada pelo texto e a ideia de domínio em relação à língua portuguesa, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Como consideramos que as manifestações inconscientes podem induzir não somente a um autoconhecimento, mas também a um conhecimento que se sustente diante do social, resolvemos iniciar nossa pesquisa, tendo como eixo a seguinte pergunta: Que caminho essa sensação de estranho familiar (unheimlich) poderia nos indicar? O que as palavras domínio e estranhamento poderiam nos trazer como conhecimento em relação à língua portuguesa e ao seu ensino? Sabemos que as palavras não são usadas impunemente. Marcam um caminho quando são ditas. Constroem formações imaginárias e simbólicas. Assim, para responder a essas perguntas, analisando os termos domínio e estranhamento em dicionários, em textos oficiais e, de modo geral, na mídia veiculada pela internet, fazemos uso do paradigma indiciário de Ginzburg (1986), bem como dos referenciais teóricos da Análise do Discurso (via Pêcheux) e da psicanálise freudiana/lacaniana tais como a noção de inconsciente e dos registros Real, Imaginário e Simbólico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23102020-165150/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23102020-165150/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257376465354752