Formação (a)crítica de sujeitos na luta por direitos: sentidos e significados atribuídos por militantes de um movimento de moradia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Raul Gomes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-29032022-105013/
Resumo: As possibilidades de formação crítica estão relacionadas às vivências coletivas e participativas, bem como aos processos ideológicos que atuam de acordo com as condições de cada momento histórico. Compreendendo a natureza psicossocial desse processo, esta pesquisa objetivou investigar os sentidos e significados atribuídos por militantes aos momentos e espaços de convivência coletiva em um movimento de moradia. A ocupação investigada possui cerca de três anos de existência e está localizada em uma região periférica da cidade de São Paulo. Como procedimentos, adotamos a observação participante e a realização de entrevistas presenciais e individuais. As quatro pessoas entrevistadas nos informaram sobre suas vivências nos diferentes espaços presentes na ocupação: as assembleias gerais, os cultos da igreja evangélica pentecostal, as rodas de capoeira e as atividades de caráter episódico (manifestações públicas, festas em datas comemorativas, eventos culturais etc.). Observamos que tais espaços apresentam diferentes e, por vezes, contraditórias possibilidades de formação crítica para nossos depoentes acerca da realidade opressora. Do mesmo modo, a ocupação ainda dispõe de pouca organização para estruturar processos educativos com vistas ao desenvolvimento de criticidade de seus membros e das estratégias coletivas de luta por direitos. Os sentidos atribuídos por nossos depoentes aos espaços de convivência coletiva não revelaram uma subjetividade que se contrapõe significativamente às diversas expressões da ideologia dominante, preservando fortes elementos de visão ingênua e postura fatalista diante da realidade
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spelling Formação (a)crítica de sujeitos na luta por direitos: sentidos e significados atribuídos por militantes de um movimento de moradiaCritical and uncritical formation of subjects in the struggle for rights: senses and meanings attributed by militants of a housing movementCommunity social psychologyDesigualdade socialEducação popular; Psicologia social comunitáriaMovimentos sociaisParticipação políticaPolitical participationPopular educationSocial inequalitySocial movementsAs possibilidades de formação crítica estão relacionadas às vivências coletivas e participativas, bem como aos processos ideológicos que atuam de acordo com as condições de cada momento histórico. Compreendendo a natureza psicossocial desse processo, esta pesquisa objetivou investigar os sentidos e significados atribuídos por militantes aos momentos e espaços de convivência coletiva em um movimento de moradia. A ocupação investigada possui cerca de três anos de existência e está localizada em uma região periférica da cidade de São Paulo. Como procedimentos, adotamos a observação participante e a realização de entrevistas presenciais e individuais. As quatro pessoas entrevistadas nos informaram sobre suas vivências nos diferentes espaços presentes na ocupação: as assembleias gerais, os cultos da igreja evangélica pentecostal, as rodas de capoeira e as atividades de caráter episódico (manifestações públicas, festas em datas comemorativas, eventos culturais etc.). Observamos que tais espaços apresentam diferentes e, por vezes, contraditórias possibilidades de formação crítica para nossos depoentes acerca da realidade opressora. Do mesmo modo, a ocupação ainda dispõe de pouca organização para estruturar processos educativos com vistas ao desenvolvimento de criticidade de seus membros e das estratégias coletivas de luta por direitos. Os sentidos atribuídos por nossos depoentes aos espaços de convivência coletiva não revelaram uma subjetividade que se contrapõe significativamente às diversas expressões da ideologia dominante, preservando fortes elementos de visão ingênua e postura fatalista diante da realidadeThe possibilities for critical formation are related to collective and participatory experiences, as well as the ideological processes that act according to the conditions of each historical moment. Understanding the psychosocial nature of this process, this research aimed to investigate the senses and meanings ascribed by militants to moments and spaces of collective conviviality in a housing movement. The investigated occupation has about three years of existence and is located in a peripheral region of the city of São Paulo. As procedures, we adopted participant observation and conducted face-to-face and individual interviews. The four people interviewed informed us about their experiences in the different spaces present in the occupation: general assemblies, Pentecostal Evangelical church services, capoeira circles, and episodic activities (public demonstrations, celebrations on commemorative dates, cultural events, etc.). We observe that such spaces present different and sometimes contradictory possibilities of critical formation for our deponents about the oppressive reality. Likewise, the occupation still does not have enough organization to structure educational processes to develop the criticality of its members and collective strategies for the struggle for rights. The senses and meanings attributed by our deponents to the spaces of collective coexistence did not reveal a subjectivity that significantly opposes the diverse expressions of the dominant ideology, preserving strong elements of a naive view and a fatalistic posture towards realityBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSvartman, Bernardo ParodiAlmeida, Raul Gomes de2022-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-29032022-105013/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-03-29T18:29:02Zoai:teses.usp.br:tde-29032022-105013Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-03-29T18:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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