Projeto e análise de válvulas eletromagnéticas injetoras de combustível : uma nova proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passarini, Luis Carlos
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24102024-124422/
Resumo: A parlir da década de 70, os meios tradicionais de conlrole do motor foram gradativamenle abandonados na medida que esses meios não eram suficientemente acurados para cumprir as novas regulamenlações de economia de combustível e emissões de gases tóxicos. O uso do novo conceito de injeção indireta de combustível ou injeção elelrônica de combustível (EFI) cresceu rapidamente entre as montadoras. Está previsto que pelo final da década de 90, 90% dos veículos estarão usando sistemas EFI. Dentro desse contexto, as válvulas eletromagnéticas injetoras de combustível (VEICs) representam um papel fundamental, sendo consideradas o principal, e também o mais caro atuador dentro de qualquer sistema EFI. A capacidade de uma VEIC provir um motor é função, tanto de seu desempenho, como da versatilidade de seu projeto. Alguns tipos de VEICs êm desempenho tão pobre que são usadas apenas num moor específico, levando a um custo final alto. Se for possível otimizar o projeto da VEIC a fim de ampliar seu desempenho e versatilidade, também será possível ampliar a vida útil do projeto e reduzir seu custo final. O presente trabalho apresenta um novo modelo matemático geral para projetar e avaliar VEICs. Alguns protólipos foram projetados com essa nova proposta e, sendo teseados, moseraram erros relativos absolutos menores que qualquer outro método anterior em toda a faixa dinâmica de vazão. Como contribuições advindas desse trabalho, citam-se: - melhoria do circuito de potência (excitação por tensão) pela simples troca de alguns componentes; inclusão, com sucesso, dos efeitos dos materiais magnéticos no modelo de EVANS-SAIED (1986) para cálculo de relutâncias magnéticas; inclusão dos efeitos da histerese magnética com a adoção de um modelo empírico para representá-la; inclusão dos efeitos da saturação magnética; proposta, com sucesso, de um modelo não-linear para representar a característica elástica da mola de retorno sugestão da aplicação do método das integrais de superfícies de CARPENTER (1961 ) combinado com o método de EVANS-SAIED (1986) para cálculo do frangeamento do fluxo magnético produziu ótimos resultados no cálculo da força magnética; proposta das equações da Mecânica dos Fluidos Clássica para a solução das forças fluídicas; proposta de uma metodologia para o cálculo da força de atrito em VEICs guiadas; adoção de modelo teórico para o cálculo da vazão; apresentação de modelos que representassem cada tipo de seção dosadora utilizado pelos fabricantes; inclusão dos efeitos da pressão e temperatura no cálculo da vazão; apresentação de um modelo que permite avaliar o tempo de abertura como função da potência dissipada pela VEIC; proposta uma metodologia nova e eficaz para determinação do desempenho da VEIC; apresentação dos critérios de desempenho de VEICs; apresentação de um estudo teórico da influência dos parâmetros de projeto sobre o desempenho da VEIC onde foi mostrado o potencial do novo modelo proposto; comprovação teórica de algumas soluções práticas utilizadas no projeto de VEICs.
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Alguns tipos de VEICs êm desempenho tão pobre que são usadas apenas num moor específico, levando a um custo final alto. Se for possível otimizar o projeto da VEIC a fim de ampliar seu desempenho e versatilidade, também será possível ampliar a vida útil do projeto e reduzir seu custo final. O presente trabalho apresenta um novo modelo matemático geral para projetar e avaliar VEICs. Alguns protólipos foram projetados com essa nova proposta e, sendo teseados, moseraram erros relativos absolutos menores que qualquer outro método anterior em toda a faixa dinâmica de vazão. Como contribuições advindas desse trabalho, citam-se: - melhoria do circuito de potência (excitação por tensão) pela simples troca de alguns componentes; inclusão, com sucesso, dos efeitos dos materiais magnéticos no modelo de EVANS-SAIED (1986) para cálculo de relutâncias magnéticas; inclusão dos efeitos da histerese magnética com a adoção de um modelo empírico para representá-la; inclusão dos efeitos da saturação magnética; proposta, com sucesso, de um modelo não-linear para representar a característica elástica da mola de retorno sugestão da aplicação do método das integrais de superfícies de CARPENTER (1961 ) combinado com o método de EVANS-SAIED (1986) para cálculo do frangeamento do fluxo magnético produziu ótimos resultados no cálculo da força magnética; proposta das equações da Mecânica dos Fluidos Clássica para a solução das forças fluídicas; proposta de uma metodologia para o cálculo da força de atrito em VEICs guiadas; adoção de modelo teórico para o cálculo da vazão; apresentação de modelos que representassem cada tipo de seção dosadora utilizado pelos fabricantes; inclusão dos efeitos da pressão e temperatura no cálculo da vazão; apresentação de um modelo que permite avaliar o tempo de abertura como função da potência dissipada pela VEIC; proposta uma metodologia nova e eficaz para determinação do desempenho da VEIC; apresentação dos critérios de desempenho de VEICs; apresentação de um estudo teórico da influência dos parâmetros de projeto sobre o desempenho da VEIC onde foi mostrado o potencial do novo modelo proposto; comprovação teórica de algumas soluções práticas utilizadas no projeto de VEICs.From 70s, the traditional means of engine controlling have been abandoned step by slep as they were not suficient accurate to met the new regulations on fuel economy and exhaust gas emissions. The new modern concept of indirect fuel injection or electronic fuel c. injection (EFI) has its use quickly rised by manufacturers. It is estimated that by the end of 90s, 90% of vehicles will be using EFI systems. In this context, solenoid fuel injectors (SFI ) represent a fundamental play, being considered he main, and also the most expensive actuator in any EFI system. The capabilily of a SFI to serve a engine is a function of its performance and of the versatility of its design. Some kinds of SFis have such poor performance that they are used only in a specific engine, which has its final cost rised. If it is possible to optimize the SFI design in order to extend its performance and versatility, it will be possible to extend also the SFI design life time and to reduce the final cost. The present work presents a new general mathematics model to project and evaluate SFIs. Some prototypes have been designed with this new approach and they have been tested The present work presents a new general mathematics model to project and evaluate SFIs. Some prototypes have been designed with this new approach and they have been testeed showing less relative absolute error than any other method in all dinamic flow range. As contribuitions resulted from this work, one can cite: by switching some components, the drive power circuit (voltage mode) was improved;the effects of magnetic material in the reluctance computation method of EVANS-SAIED (1986) were successely included; the effects of magnetic hysteresis were included by adopling an empiric model; the effecls of magnetic saturation were included;a non-linear model to represent the return spring elastic characteristics was successely proposed; by matching the CARPENTER\'s integral surface method to compute magnetic forces with EVANS-SAIED\'s method lo calculate the magnetic fringing flux, optimal results were achieved when determining magnetic force; to find fluidic forces, he use of Classical Fluid Mechanic Theory was proposed; a methodology to compute friction forces in guided SFis was proposed; a theoretical model was adopled to determine fuel flow; models that represent each metering section adopted by suppliers were presented; pressure and temperature effects were included in fuel flow computation; a model t evaluate SFI opening time as a function of the SFI dissipated power was presented; a new efficien mehodology to determine SFI performance was proposed; SFI performance criteria were presented; a theoretical study of the effects of various parameters on SFI performance was presented showing all new proposed model potential; theoretical confirmation of some practice solutions adopted in SFI projects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPinotti Junior, MarioPassarini, Luis Carlos1993-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24102024-124422/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-24T20:03:03Zoai:teses.usp.br:tde-24102024-124422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-24T20:03:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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