Limites ao Direito Administrativo Registral: por um registro de imóveis mais seguro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferro, Rodrigo Rage
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-11082023-125219/
Resumo: O registro de imóveis não é uma burocracia desnecessária, mas uma instituição organizada pelo Estado, dotada de fé pública, e que busca não só dar publicidade aos direitos reais e à situação jurídica dos imóveis, mas também garantir autenticidade, segurança jurídica e eficácia aos atos jurídicos. Ademais, cumpre uma função social, colaborando para o desenvolvimento econômico e socioambiental do país. Para tanto, precisa realizar um trabalho preventivo por meio da filtragem dos títulos que ingressam no fólio real, evitando ao máximo que títulos e registros com vícios venham a prejudicar a confiabilidade e a qualidade de sua base registral. Portanto, ao registrador cumpre realizar a qualificação registral. Contudo, como um serviço delegado pelo Poder Público e exercido em caráter privado, precisa ser fiscalizado. Coube essa função ao Poder Judiciário conforme disposto pela própria Constituição Federal de 1988. Também, conforme disposto na Lei no 8.935, de 1994, foi atribuída ao Poder Judiciário a tarefa de editar normas técnicas para o bom desempenho da atividade registral, o chamado \"direito administrativo registral\". Essa atuação do Poder Judiciário, em especial, das Corregedorias Gerais de Justiça dos Estados (dos tribunais estaduais) e do Conselho Nacional de Justiça, de forma atípica, no processo de criação de atos administrativos normativos no registro de imóveis, pode ser entendida como uma regulação pública, o que permite aplicar os arcabouços teóricos de regulação econômica e do processo administrativo normativo, principalmente para estabelecer limites ao direito administrativo registral. Diante disso, esta tese, por meio do método hipotético-dedutivo e com base em revisão bibliográfica, buscou estabelecer e classificar os limites que conformam as normas administrativas que regulam o serviço de registro e que devem garantir uma maior segurança jurídica para o registro de imóveis. Esses limites podem ser classificados, quanto à formação do direito administrativo registral, em três categorias: materiais, formais e processuais. Já os limites à aplicação do direito administrativo registral estão correlacionados com os próprios limites à qualificação registral. Em suma, entender como o registro de imóveis brasileiro pode ser ainda mais seguro, com menos arbitrariedades e pautado por um melhor controle da legalidade em seu sentido mais amplo, requer que se estabeleçam e se classifiquem os limites ao direito administrativo registral tanto na sua formação quanto na sua aplicação. Afinal, não existe segurança jurídica se não se define com clareza até onde as fronteiras da regulação não ultrapassam os limites do ordenamento jurídico como um todo.
id USP_9653b61338dc9b030848ac84b9616123
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11082023-125219
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Limites ao Direito Administrativo Registral: por um registro de imóveis mais seguroLimits to Administrative Registry Law: for a more reliable Property Registration.Administrative registry lawdireito administrativo registrallegal certaintylimiteslimitsproperty registrationregistro de imóveisregulaçãoregulationsegurança jurídicaO registro de imóveis não é uma burocracia desnecessária, mas uma instituição organizada pelo Estado, dotada de fé pública, e que busca não só dar publicidade aos direitos reais e à situação jurídica dos imóveis, mas também garantir autenticidade, segurança jurídica e eficácia aos atos jurídicos. Ademais, cumpre uma função social, colaborando para o desenvolvimento econômico e socioambiental do país. Para tanto, precisa realizar um trabalho preventivo por meio da filtragem dos títulos que ingressam no fólio real, evitando ao máximo que títulos e registros com vícios venham a prejudicar a confiabilidade e a qualidade de sua base registral. Portanto, ao registrador cumpre realizar a qualificação registral. Contudo, como um serviço delegado pelo Poder Público e exercido em caráter privado, precisa ser fiscalizado. Coube essa função ao Poder Judiciário conforme disposto pela própria Constituição Federal de 1988. Também, conforme disposto na Lei no 8.935, de 1994, foi atribuída ao Poder Judiciário a tarefa de editar normas técnicas para o bom desempenho da atividade registral, o chamado \"direito administrativo registral\". Essa atuação do Poder Judiciário, em especial, das Corregedorias Gerais de Justiça dos Estados (dos tribunais estaduais) e do Conselho Nacional de Justiça, de forma atípica, no processo de criação de atos administrativos normativos no registro de imóveis, pode ser entendida como uma regulação pública, o que permite aplicar os arcabouços teóricos de regulação econômica e do processo administrativo normativo, principalmente para estabelecer limites ao direito administrativo registral. Diante disso, esta tese, por meio do método hipotético-dedutivo e com base em revisão bibliográfica, buscou estabelecer e classificar os limites que conformam as normas administrativas que regulam o serviço de registro e que devem garantir uma maior segurança jurídica para o registro de imóveis. Esses limites podem ser classificados, quanto à formação do direito administrativo registral, em três categorias: materiais, formais e processuais. Já os limites à aplicação do direito administrativo registral estão correlacionados com os próprios limites à qualificação registral. Em suma, entender como o registro de imóveis brasileiro pode ser ainda mais seguro, com menos arbitrariedades e pautado por um melhor controle da legalidade em seu sentido mais amplo, requer que se estabeleçam e se classifiquem os limites ao direito administrativo registral tanto na sua formação quanto na sua aplicação. Afinal, não existe segurança jurídica se não se define com clareza até onde as fronteiras da regulação não ultrapassam os limites do ordenamento jurídico como um todo.Instead of an unnecessary bureaucracy, Property Registration is an institution organized by the State and endowed with registry public faith, which intends to publicize real rights and the legal status of properties, as well as to provide authenticity, legal certainty and efficacy in related to legal acts. Furthermore, it fulfills a social function by contributing to the country\'s economic and socio-environmental development. Indeed, it requires to carry out some preventive acts by filtering the titles that are able to be admitted to the real state folio and avoiding as much as possible that titles and registries with illegal problems jeopardize the reliability and the quality of its database. Therefore, the registration officer must carry out the registry qualification. However, as a service delegated by the State and exercised in private way, the property registration must be supervised. This supervision is executed by the Judiciary according to the Brazilian Constitution of 1988. Also, as provided in Law No. 8,935 of 1994, the Judiciary is in charge of editing technical administrative norms, namely \'Administrative Registry Law\', in order to perform properly a registration activity. This atypical performance of the Judiciary, in particular, of the \'Corregedorias Gerais de Justiça dos Estados (dos tribunais estaduais)\' and the \'Conselho Nacional de Justiça\', in the process of creating normative administrative acts can be interpreted as a public regulation, so that the theoretical framework of economic regulation and normative administrative process can be applied, mainly, in order to establish limits to Administrative Registry Law. It is in this context that this thesis, using the hypothetico-deductive method and based on a bibliographic review, aims to define and classify the limits imposed to administrative norms, which regulate the registry services and ensure increasingly legal certainty in the property registration. These limits can be classified, concerning to the formation of Administrative Registry Law, into three categories: material, formal and procedural one. The limits to the application of Administrative Registry Law are correlated with the limits to registry qualification. Thus, understanding how Brazilian property registration can be even more reliable, that is, how it could be far less arbitrary and based on the better control of legality in the broad sense, it demands to define and classify the limits to Administrative Registry Law both in its formation and application. Definitely, there is no legal certainty in case it is not clearly defined where the borders of regulation are, so that they do not exceed the limits of the legal system as a whole.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Rodrigo Pagani deFerro, Rodrigo Rage2023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-11082023-125219/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPReter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-12-10T20:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-11082023-125219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-12-10T20:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Limites ao Direito Administrativo Registral: por um registro de imóveis mais seguro
Limits to Administrative Registry Law: for a more reliable Property Registration.
title Limites ao Direito Administrativo Registral: por um registro de imóveis mais seguro
spellingShingle Limites ao Direito Administrativo Registral: por um registro de imóveis mais seguro
Ferro, Rodrigo Rage
Administrative registry law
direito administrativo registral
legal certainty
limites
limits
property registration
registro de imóveis
regulação
regulation
segurança jurídica
title_short Limites ao Direito Administrativo Registral: por um registro de imóveis mais seguro
title_full Limites ao Direito Administrativo Registral: por um registro de imóveis mais seguro
title_fullStr Limites ao Direito Administrativo Registral: por um registro de imóveis mais seguro
title_full_unstemmed Limites ao Direito Administrativo Registral: por um registro de imóveis mais seguro
title_sort Limites ao Direito Administrativo Registral: por um registro de imóveis mais seguro
author Ferro, Rodrigo Rage
author_facet Ferro, Rodrigo Rage
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Rodrigo Pagani de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferro, Rodrigo Rage
dc.subject.por.fl_str_mv Administrative registry law
direito administrativo registral
legal certainty
limites
limits
property registration
registro de imóveis
regulação
regulation
segurança jurídica
topic Administrative registry law
direito administrativo registral
legal certainty
limites
limits
property registration
registro de imóveis
regulação
regulation
segurança jurídica
description O registro de imóveis não é uma burocracia desnecessária, mas uma instituição organizada pelo Estado, dotada de fé pública, e que busca não só dar publicidade aos direitos reais e à situação jurídica dos imóveis, mas também garantir autenticidade, segurança jurídica e eficácia aos atos jurídicos. Ademais, cumpre uma função social, colaborando para o desenvolvimento econômico e socioambiental do país. Para tanto, precisa realizar um trabalho preventivo por meio da filtragem dos títulos que ingressam no fólio real, evitando ao máximo que títulos e registros com vícios venham a prejudicar a confiabilidade e a qualidade de sua base registral. Portanto, ao registrador cumpre realizar a qualificação registral. Contudo, como um serviço delegado pelo Poder Público e exercido em caráter privado, precisa ser fiscalizado. Coube essa função ao Poder Judiciário conforme disposto pela própria Constituição Federal de 1988. Também, conforme disposto na Lei no 8.935, de 1994, foi atribuída ao Poder Judiciário a tarefa de editar normas técnicas para o bom desempenho da atividade registral, o chamado \"direito administrativo registral\". Essa atuação do Poder Judiciário, em especial, das Corregedorias Gerais de Justiça dos Estados (dos tribunais estaduais) e do Conselho Nacional de Justiça, de forma atípica, no processo de criação de atos administrativos normativos no registro de imóveis, pode ser entendida como uma regulação pública, o que permite aplicar os arcabouços teóricos de regulação econômica e do processo administrativo normativo, principalmente para estabelecer limites ao direito administrativo registral. Diante disso, esta tese, por meio do método hipotético-dedutivo e com base em revisão bibliográfica, buscou estabelecer e classificar os limites que conformam as normas administrativas que regulam o serviço de registro e que devem garantir uma maior segurança jurídica para o registro de imóveis. Esses limites podem ser classificados, quanto à formação do direito administrativo registral, em três categorias: materiais, formais e processuais. Já os limites à aplicação do direito administrativo registral estão correlacionados com os próprios limites à qualificação registral. Em suma, entender como o registro de imóveis brasileiro pode ser ainda mais seguro, com menos arbitrariedades e pautado por um melhor controle da legalidade em seu sentido mais amplo, requer que se estabeleçam e se classifiquem os limites ao direito administrativo registral tanto na sua formação quanto na sua aplicação. Afinal, não existe segurança jurídica se não se define com clareza até onde as fronteiras da regulação não ultrapassam os limites do ordenamento jurídico como um todo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-11082023-125219/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-11082023-125219/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Reter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Reter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1818598122811555840