Arte e Natureza: a escultura de Frans Krajcberg
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/T.93.2022.tde-01022023-194803 |
Resumo: | O presente trabalho aborda parte da vida e a obra do artista Frans Krajcberg (1921, Polônia - 2017, Brasil), judeu não ortodoxo, que atuou como soldado combatente durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente, no Brasil, tornou-se um artista ambientalista. O tema escolhido para a presente tese origina-se na busca pela compreensão da importância da produção de Frans Krajcberg a partir de troncos, raízes, cascas e partes de árvores calcinadas. O objetivo geral desta tese é demonstrar a importância da produção escultórica de Frans Krajcberg como instrumento de conscientização da civilização contemporânea na conservação do bioma Amazônia. Tem como objeto de estudo o conjunto de esculturas expostas na 32ª Bienal de São Paulo, analisado do ponto de vista da estética. A trajetória percorrida para chegar ao objeto de estudo teve por base a pesquisa bibliográfica e documental, para o levantamento de dados históricos com início na década de 1950 até a década de 1980, período que revela a importância do encontro de Frans Krajcberg com a paisagem natural do Brasil amazônico e para o seu desenvolvimento como artista ambientalista e que culminou com a produção das esculturas expostas na 32ª Bienal de São Paulo. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Arte e Natureza: a escultura de Frans Krajcberg Art and Nature: Frans Krajcberg\'s sculpture 2022-12-08Edson Roberto LeiteElza Maria AjzenbergCarmen Sylvia Guimaraes AranhaJosé Leonardo do NascimentoUillian Trindade OliveiraSandra Lucia Amaral de Assis ReimãoLuciana Benassi PerrottiUniversidade de São PauloEstética e História da ArteUSPBR Amazon Amazônia Arte ambiental Arte e meio ambiente Conceptual art Environmental art Escultura Frans Krajcberg Frans Krajcberg Sculpture O presente trabalho aborda parte da vida e a obra do artista Frans Krajcberg (1921, Polônia - 2017, Brasil), judeu não ortodoxo, que atuou como soldado combatente durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente, no Brasil, tornou-se um artista ambientalista. O tema escolhido para a presente tese origina-se na busca pela compreensão da importância da produção de Frans Krajcberg a partir de troncos, raízes, cascas e partes de árvores calcinadas. O objetivo geral desta tese é demonstrar a importância da produção escultórica de Frans Krajcberg como instrumento de conscientização da civilização contemporânea na conservação do bioma Amazônia. Tem como objeto de estudo o conjunto de esculturas expostas na 32ª Bienal de São Paulo, analisado do ponto de vista da estética. A trajetória percorrida para chegar ao objeto de estudo teve por base a pesquisa bibliográfica e documental, para o levantamento de dados históricos com início na década de 1950 até a década de 1980, período que revela a importância do encontro de Frans Krajcberg com a paisagem natural do Brasil amazônico e para o seu desenvolvimento como artista ambientalista e que culminou com a produção das esculturas expostas na 32ª Bienal de São Paulo. This work addresses the life and work of the artist Frans Krajcberg (1921, Poland - 2017, Brazil), an unorthodox Jew, who served as a combatant soldier during World War II and later, in Brazil, became an environmental artist. The theme chosen for the present thesis originates in the search for understanding the importance of Frans Krajcberg\'s production from trunks, roots, barks and parts of calcined trees, as an instrument to awaken the environmental awareness of humanity especially directed to the conservation of the Amazon biome, focusing on the set of sculptures exhibited at the 32nd Bienal de São Paulo, this set of sculptures being the object of study of this thesis to be analyzed from the point of view of aesthetics and politics. The trajectory to reach the object of study was based on bibliographic and documentary research, for the collection of historical data from the 1950s to the 1980s, because it is the period that reveals the importance of Frans Krajcberg\'s meeting with the natural landscape of Amazonian Brazil and for its development as an environmental artist that culminated in the production of sculptures exhibited at the 32nd Biennial of Sao Paulo. https://doi.org/10.11606/T.93.2022.tde-01022023-194803info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:01:55Zoai:teses.usp.br:tde-01022023-194803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T11:56:59.657055Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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