Protocolo de avaliação morfossintática por amostra espontânea: construção e validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Lorena Adami da Cruz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-04102021-162232/
Resumo: A utilização de instrumentos de avaliação clínica na área da Fonoaudiologia é muito comum, entretanto, no Brasil há escassez de instrumentos, em particular na área de avaliação morfossintática. O objetivo foi construir, validar e obter valores de referência preliminares para um protocolo de avaliação morfossintática (PAM) por meio da amostra de fala espontânea. O estudo foi dividido em três etapas: 1 - construção do protocolo, 2 - validação de conteúdo e critério e 3 - obtenção de valores de referência. Para a construção do protocolo foi realizada revisão narrativa da literatura e elencadas categorias presentes nos modelos evolutivos de aquisição morfossintática para elaboração de uma versão inicial. Na validação de conteúdo o instrumento foi aplicado e analisado, por meio de um questionário, por três profissionais da área da linguagem. Foi usado o Índice de Fidedignidade entre os juízes para comparação dos resultados da aplicação do protocolo e os testes Alpha de Cronbach, Spearman e Brown e Índice de Validade de Conteúdo/IVC nas respostas do questionário. Para a validação de critério e obtenção dos valores de referência o protocolo foi aplicado em amostras de fala de 10 crianças com Transtorno no Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e 25 crianças com Desenvolvimento Típico de Linguagem (DTL) entre 30 a 60 meses. Os dados gerados pela aplicação do PAM nos dois grupos foram submetidos à análise estatística descritiva e ao teste Mann-Whitney e os valores de referência foram calculados por meio do desvio padrão dos grupos para definição de parâmetros e delineamento do perfil sintático das faixas etárias. O resultado final da construção do protocolo gerou um instrumento com nove itens para avaliação morfossintática da linguagem. Os resultados dos testes estatísticos aplicados na validação de conteúdo legitimaram a fidedignidade do instrumento com índices considerados substanciais tanto para coeficiente alpha, maior que 0,80, Spearman e o teste IVC teve conceito máximo de 1,0. Na validação de critério os resultados indicaram, por meio das médias, que as crianças com TDL possuem repertório deficitário de habilidades sintáticas comparadas ao grupo com DTL. Na obtenção dos valores de referência foi possível verificar a presença de critérios com variação em grau de significância, maior ou menor peso, no entanto, todos foram necessários para o cálculo geral e enquadramento da criança na faixa de referência. Portanto, o protocolo foi construído com base na literatura e gramática da língua portuguesa. Em relação ao conteúdo do protocolo, houve conformidade e compatibilidade nas respostas dos especialistas o que revela confiabilidade. Os resultados dos testes estatísticos legitimam a fidedignidade com índices considerados substanciais tanto para coeficiente Alpha, como Spearman. A validade de critério foi atestada, já que o PAM distinguiu com significância crianças com DTL daquelas com TDL por meio da maioria dos itens de análise do protocolo. Desta forma, o PAM pode auxiliar na caracterização do perfil sintático de crianças com alterações no desenvolvimento de linguagem, mas é importante destacar que o processo de validação deve ser reafirmado por ter sido realizado na mesma amostra da construção e os valores de referência aferidos.
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spelling Protocolo de avaliação morfossintática por amostra espontânea: construção e validaçãoProtocol of morphosyntactic evaluation by spontaneous sample: construction and validationAcquisition of Children's LanguageAquisição de Linguagem InfantilDisorder in Language DevelopmentMorfossintaxeMorphosyntacticTranstorno no Desenvolvimento da LinguagemA utilização de instrumentos de avaliação clínica na área da Fonoaudiologia é muito comum, entretanto, no Brasil há escassez de instrumentos, em particular na área de avaliação morfossintática. O objetivo foi construir, validar e obter valores de referência preliminares para um protocolo de avaliação morfossintática (PAM) por meio da amostra de fala espontânea. O estudo foi dividido em três etapas: 1 - construção do protocolo, 2 - validação de conteúdo e critério e 3 - obtenção de valores de referência. Para a construção do protocolo foi realizada revisão narrativa da literatura e elencadas categorias presentes nos modelos evolutivos de aquisição morfossintática para elaboração de uma versão inicial. Na validação de conteúdo o instrumento foi aplicado e analisado, por meio de um questionário, por três profissionais da área da linguagem. Foi usado o Índice de Fidedignidade entre os juízes para comparação dos resultados da aplicação do protocolo e os testes Alpha de Cronbach, Spearman e Brown e Índice de Validade de Conteúdo/IVC nas respostas do questionário. Para a validação de critério e obtenção dos valores de referência o protocolo foi aplicado em amostras de fala de 10 crianças com Transtorno no Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e 25 crianças com Desenvolvimento Típico de Linguagem (DTL) entre 30 a 60 meses. Os dados gerados pela aplicação do PAM nos dois grupos foram submetidos à análise estatística descritiva e ao teste Mann-Whitney e os valores de referência foram calculados por meio do desvio padrão dos grupos para definição de parâmetros e delineamento do perfil sintático das faixas etárias. O resultado final da construção do protocolo gerou um instrumento com nove itens para avaliação morfossintática da linguagem. Os resultados dos testes estatísticos aplicados na validação de conteúdo legitimaram a fidedignidade do instrumento com índices considerados substanciais tanto para coeficiente alpha, maior que 0,80, Spearman e o teste IVC teve conceito máximo de 1,0. Na validação de critério os resultados indicaram, por meio das médias, que as crianças com TDL possuem repertório deficitário de habilidades sintáticas comparadas ao grupo com DTL. Na obtenção dos valores de referência foi possível verificar a presença de critérios com variação em grau de significância, maior ou menor peso, no entanto, todos foram necessários para o cálculo geral e enquadramento da criança na faixa de referência. Portanto, o protocolo foi construído com base na literatura e gramática da língua portuguesa. Em relação ao conteúdo do protocolo, houve conformidade e compatibilidade nas respostas dos especialistas o que revela confiabilidade. Os resultados dos testes estatísticos legitimam a fidedignidade com índices considerados substanciais tanto para coeficiente Alpha, como Spearman. A validade de critério foi atestada, já que o PAM distinguiu com significância crianças com DTL daquelas com TDL por meio da maioria dos itens de análise do protocolo. Desta forma, o PAM pode auxiliar na caracterização do perfil sintático de crianças com alterações no desenvolvimento de linguagem, mas é importante destacar que o processo de validação deve ser reafirmado por ter sido realizado na mesma amostra da construção e os valores de referência aferidos.The use of clinical assessment instruments in the field of speech therapy is very common, however, in Brazil there is a shortage of instruments, particularly in the area of morphosyntactic evaluation. The objective was to construct, validate and obtain preliminary reference values for a morphosyntactic evaluation protocol (MEP) through the spontaneous speech sample. The study was divided into three stages: 1 - protocol construction, 2 - content and criterion validation and 3 - reference values. For the construction of the protocol, a narrative review of the literature was performed and the categories present in the evolutionary models of morphosyntactic acquisition were developed to elaborate an initial version. In content validation, the instrument was applied and analyzed through a questionnaire by three language professionals. The Index of Judges\' Reliability was used to compare the results of the protocol application and the Cronbach Alpha, Spearman and Brown and Content Validity Index / CVI in the questionnaire answers. For criterion validation and reference values, the protocol was applied to speech samples from 10 children with Language Development Disorder (LDD) and 25 children with Typical Language Development (TLD) between 30 and 60 months. The data generated by the application of MEP in both groups were submitted to descriptive statistical analysis, the Mann- Whitney test and the reference values were calculated by means of the standard deviation of the groups to define parameters and delineation of the syntactic profile of the age groups. The final result of the protocol construction generated an instrument with nine criteria for morphosyntactic language evaluation. The results of the statistical tests applied in content validation legitimized the reliability of the instrument with indices considered substantial for alpha coefficient, higher than 0.80, Spearman and the CVI test had maximum concept of 1.0. In criterion validation, the results indicated, by means, that children with LDD have a deficient repertoire of syntactic skills compared to the group with TLD. In obtaining the reference values it was possible to verify the presence of criteria with variation in degree of significance, higher or lower weight, however, all were necessary for the general calculation and framing of the child in the reference range. Therefore, the protocol was built based on the literature and grammar of the Portuguese language. Regarding the content of the protocol, there was conformity and compatibility in the answers of the experts, which reveals reliability. The results of the statistical tests legitimize the reliability with indices considered substantial for both Alpha and Spearman coefficients. Criterion validity was attested, since MEP significantly distinguished children with TLD from those with TLD by most protocol analysis items. Thus, MAP can help characterize the syntactic profile of children with language development disorders, but it is important to highlight that the validation process must be reaffirmed because it was performed on the same construction sample and the reference values measured.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHage, Simone Rocha de VasconcellosPinheiro, Lorena Adami da Cruz2019-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-04102021-162232/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-04102021-162232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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