Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07122015-152059/ |
Resumo: | O ambiente dos negócios causa influência nas corporações. Entender e se antecipar a eventuais problemas e oportunidades que possam surgir do ambiente complexo no qual elas estão inseridas exige competências de alguns profissionais. Trabalhando em prol da boa reputação, da atração de investimento e da inserção internacional da organização que representam estão os diplomatas corporativos ou diplomatas empresariais. De acordo com esta pesquisa, eles são uma ferramenta que auxilia na estratégia da empresa. O estudo de caso foi realizado no Grupo fullDigi de comunicação digital. Investigando essa instituição, foi possível mapear características da diplomacia corporativa. Conjuntamente, um estudo descritivo e exploratório responde à pergunta que norteia esta dissertação: qual o papel da Diplomacia Corporativa nos negócios internacionais? Por meio da análise ambiental e da teoria dos stakeholders, detectou-se os fatores que devem ser levados em consideração na diplomacia das empresas. O referencial teórico sobre estrutura organizacional ajuda a identificar os níveis hierárquicos desses executivos, bem como suas relações e comunicação com os ambientes interno e externo. Também explicam-se os novos papeis da diplomacia - que vem se redefinindo para acompanhar a complexidade das novas relações entre países, governos e empresas -, além das teorias sobre internacionalização de empresas e advocacy, atividades que necessitam da atuação de tais profissionais. Como método de pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa e a coleta de dados baseada em entrevistas com executivos da fullDigi, com especialistas em Diplomacia Corporativa e ainda com membros de associações profissionais e comerciais, além da coleta de dados secundários. A proposição teórica foi utilizada para a análise dos dados coletados. Dentre os principais resultados da pesquisa, foi observado que a oportunidade ou a necessidade de buscar por mercados internacionais, que a atuação em um ambiente muito regulado ou em um setor novo ou em constante mudança e que a preocupação com a imagem, com a reputação da empresa e com os stakeholders, são alguns dos papeis da Diplomacia Corporativa. |
id |
USP_978afdefc9cdc918ea92a8d32a64b121 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-07122015-152059 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digitalCorporate Diplomacy: a case study of an international digital communication groupCorporate diplomacyDiplomaciaDiplomacia corporativaDiplomacia empresarial e Internacionalização de empresasDiplomacyInternationalizationO ambiente dos negócios causa influência nas corporações. Entender e se antecipar a eventuais problemas e oportunidades que possam surgir do ambiente complexo no qual elas estão inseridas exige competências de alguns profissionais. Trabalhando em prol da boa reputação, da atração de investimento e da inserção internacional da organização que representam estão os diplomatas corporativos ou diplomatas empresariais. De acordo com esta pesquisa, eles são uma ferramenta que auxilia na estratégia da empresa. O estudo de caso foi realizado no Grupo fullDigi de comunicação digital. Investigando essa instituição, foi possível mapear características da diplomacia corporativa. Conjuntamente, um estudo descritivo e exploratório responde à pergunta que norteia esta dissertação: qual o papel da Diplomacia Corporativa nos negócios internacionais? Por meio da análise ambiental e da teoria dos stakeholders, detectou-se os fatores que devem ser levados em consideração na diplomacia das empresas. O referencial teórico sobre estrutura organizacional ajuda a identificar os níveis hierárquicos desses executivos, bem como suas relações e comunicação com os ambientes interno e externo. Também explicam-se os novos papeis da diplomacia - que vem se redefinindo para acompanhar a complexidade das novas relações entre países, governos e empresas -, além das teorias sobre internacionalização de empresas e advocacy, atividades que necessitam da atuação de tais profissionais. Como método de pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa e a coleta de dados baseada em entrevistas com executivos da fullDigi, com especialistas em Diplomacia Corporativa e ainda com membros de associações profissionais e comerciais, além da coleta de dados secundários. A proposição teórica foi utilizada para a análise dos dados coletados. Dentre os principais resultados da pesquisa, foi observado que a oportunidade ou a necessidade de buscar por mercados internacionais, que a atuação em um ambiente muito regulado ou em um setor novo ou em constante mudança e que a preocupação com a imagem, com a reputação da empresa e com os stakeholders, são alguns dos papeis da Diplomacia Corporativa.The business environment influences corporations. Understand and anticipate possible problems and opportunities that may arise from the complex environment in which they operate requires competencies of some professionals. Acting for the good reputation, for the investment attraction and for the international insertion of the organization they represent, there are the corporate diplomats. According to this research, they are a tool that helps with the company\'s strategy. The case study was conducted in fullDigi Group of digital communication. By investigating this institution, it was possible to map characteristics of the corporate diplomacy. Along with, a descriptive and exploratory study answers the question that guides this dissertation: What is the role of the corporate diplomacy in the international business? Through environmental analysis and the theory of stakeholders, it was found the factors that must be taken into account in the diplomacy of the companies. The theoretical framework of organizational structure helps to identify hierarchical levels of these executives as well as their relationships and communication with the internal and external environments. The new roles of diplomacy - that has been redefining to accompany the complexity of the new relations between countries, governments and companies - are also explained in addition to the theories of internationalization of companies and advocacy, activities that require the performance of these professionals. As a research method, the qualitative approach was adopted and the data were collected based on interviews with fullDigi executives, with corporate diplomacy experts and with members of professional and trade associations, as well as secondary data collection. The theoretical proposition was used for data analysis. Among the key findings of the survey, it was observed that the opportunity or the need to seek for international markets, the operation in a much-regulated environment or in a new or constantly changing sector, or the concern with the image and the reputation of the company and its stakeholders, are some of the roles of the Corporate Diplomacy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliva, Fabio LottiPrioste, Daniela Buzzulini2015-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07122015-152059/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-07122015-152059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital Corporate Diplomacy: a case study of an international digital communication group |
title |
Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital |
spellingShingle |
Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital Prioste, Daniela Buzzulini Corporate diplomacy Diplomacia Diplomacia corporativa Diplomacia empresarial e Internacionalização de empresas Diplomacy Internationalization |
title_short |
Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital |
title_full |
Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital |
title_fullStr |
Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital |
title_full_unstemmed |
Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital |
title_sort |
Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital |
author |
Prioste, Daniela Buzzulini |
author_facet |
Prioste, Daniela Buzzulini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliva, Fabio Lotti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prioste, Daniela Buzzulini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corporate diplomacy Diplomacia Diplomacia corporativa Diplomacia empresarial e Internacionalização de empresas Diplomacy Internationalization |
topic |
Corporate diplomacy Diplomacia Diplomacia corporativa Diplomacia empresarial e Internacionalização de empresas Diplomacy Internationalization |
description |
O ambiente dos negócios causa influência nas corporações. Entender e se antecipar a eventuais problemas e oportunidades que possam surgir do ambiente complexo no qual elas estão inseridas exige competências de alguns profissionais. Trabalhando em prol da boa reputação, da atração de investimento e da inserção internacional da organização que representam estão os diplomatas corporativos ou diplomatas empresariais. De acordo com esta pesquisa, eles são uma ferramenta que auxilia na estratégia da empresa. O estudo de caso foi realizado no Grupo fullDigi de comunicação digital. Investigando essa instituição, foi possível mapear características da diplomacia corporativa. Conjuntamente, um estudo descritivo e exploratório responde à pergunta que norteia esta dissertação: qual o papel da Diplomacia Corporativa nos negócios internacionais? Por meio da análise ambiental e da teoria dos stakeholders, detectou-se os fatores que devem ser levados em consideração na diplomacia das empresas. O referencial teórico sobre estrutura organizacional ajuda a identificar os níveis hierárquicos desses executivos, bem como suas relações e comunicação com os ambientes interno e externo. Também explicam-se os novos papeis da diplomacia - que vem se redefinindo para acompanhar a complexidade das novas relações entre países, governos e empresas -, além das teorias sobre internacionalização de empresas e advocacy, atividades que necessitam da atuação de tais profissionais. Como método de pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa e a coleta de dados baseada em entrevistas com executivos da fullDigi, com especialistas em Diplomacia Corporativa e ainda com membros de associações profissionais e comerciais, além da coleta de dados secundários. A proposição teórica foi utilizada para a análise dos dados coletados. Dentre os principais resultados da pesquisa, foi observado que a oportunidade ou a necessidade de buscar por mercados internacionais, que a atuação em um ambiente muito regulado ou em um setor novo ou em constante mudança e que a preocupação com a imagem, com a reputação da empresa e com os stakeholders, são alguns dos papeis da Diplomacia Corporativa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07122015-152059/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07122015-152059/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256773289836544 |