Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarro, Helio Aparecido
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-18072024-162244/
Resumo: Considerando que o desempenho de veículos comerciais é um item importante na segurança veicular, assim como o fato de que o custo do combustível afeta diretamente os fins comerciais desses veículos, desenvolveu-se a presente pesquisa. Este trabalho apresenta um estudo sobre o desempenho na aceleração, e, também, uma análise do consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais. Para tanto, determinam-se as forças de resistência envolvidas no movimento do veículo; as forças ideais, em que todos os eixos motores do veículo utilizam o mesmo coeficiente de adesão; as forças reais com o sistema de transmissão instalado; os parâmetros para a avaliação de desempenho na aceleração e a previsão de consumo de combustível do veículo. As modelagens matemáticas desenvolvidas são para veículos comerciais simples (cavalos, ônibus, caminhões) ou combinados (cavalos semi-reboques) com diversos tipos de sistemas de tração. As modelagens matemáticas e os procedimentos de cálculos para a determinação dos parâmetros de desempenho e do consumo de combustível foram implementados no sistema computacional que foi desenvolvido no decorrer deste trabalho. Essa pesquisa foi realizada em conjunto com a Mercedes-Benz do Brasil, onde foram realizados os testes experimentais, validando, assim, o modelo teórico desenvolvido. Os resultados obtidos através do sistema desenvolvido contribuem para melhorar o desempenho de veículos, o meio ambiente e a segurança veicular
id USP_97eaf20dc377d78a3572b3d29e3427ed
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18072024-162244
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciaisAcceleration performance and fuel consumption of road commercial vehiclesacceleration performancecomputational simulationconsumo de combustíveldesempenho na aceleraçãofuel consumptionmétodos numéricos em engenharianumerical methods in engineeringroad commercial vehiclessimulação computacionalveículos rodoviários comerciaisConsiderando que o desempenho de veículos comerciais é um item importante na segurança veicular, assim como o fato de que o custo do combustível afeta diretamente os fins comerciais desses veículos, desenvolveu-se a presente pesquisa. Este trabalho apresenta um estudo sobre o desempenho na aceleração, e, também, uma análise do consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais. Para tanto, determinam-se as forças de resistência envolvidas no movimento do veículo; as forças ideais, em que todos os eixos motores do veículo utilizam o mesmo coeficiente de adesão; as forças reais com o sistema de transmissão instalado; os parâmetros para a avaliação de desempenho na aceleração e a previsão de consumo de combustível do veículo. As modelagens matemáticas desenvolvidas são para veículos comerciais simples (cavalos, ônibus, caminhões) ou combinados (cavalos semi-reboques) com diversos tipos de sistemas de tração. As modelagens matemáticas e os procedimentos de cálculos para a determinação dos parâmetros de desempenho e do consumo de combustível foram implementados no sistema computacional que foi desenvolvido no decorrer deste trabalho. Essa pesquisa foi realizada em conjunto com a Mercedes-Benz do Brasil, onde foram realizados os testes experimentais, validando, assim, o modelo teórico desenvolvido. Os resultados obtidos através do sistema desenvolvido contribuem para melhorar o desempenho de veículos, o meio ambiente e a segurança veicularThis research was developed taking into consideration that the performance of commercial vehicles is an important item in the vehicle security, as well as the fuel consumption represents an inherent cost to the marketing of products. This work presents a study about acceleration performance and it also brings an analysis of commercial vehicles fuel consumption. So, the resistance forces involved in the vehicle movement, the ideal forces, in which all the motor axles of the vehicle use the same adhesion coe:fficient, the real forces with transmission system, the parameters to the development of acceleration performance and the vehicle fuel consumption prevision is determined. The several developed mathematical modeling are either to simple or to combination commercial vehicles, with several kinds of traction systems. The mathematical modeling and the calculation procedures to the determination of performance parameters and the fuel consumption were implemented in the computational system which was developed along the research. This study was developed together with Mercedes-Benz do Brasil, where the experimental tests were done, validating the theoretical model developed. The results which were obtained through the developed system contribute to improve the vehicle performance, the environment and the vehicle security.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCanale, Antonio CarlosNavarro, Helio Aparecido1997-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-18072024-162244/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-18T20:29:02Zoai:teses.usp.br:tde-18072024-162244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-18T20:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais
Acceleration performance and fuel consumption of road commercial vehicles
title Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais
spellingShingle Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais
Navarro, Helio Aparecido
acceleration performance
computational simulation
consumo de combustível
desempenho na aceleração
fuel consumption
métodos numéricos em engenharia
numerical methods in engineering
road commercial vehicles
simulação computacional
veículos rodoviários comerciais
title_short Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais
title_full Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais
title_fullStr Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais
title_full_unstemmed Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais
title_sort Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais
author Navarro, Helio Aparecido
author_facet Navarro, Helio Aparecido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canale, Antonio Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Navarro, Helio Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv acceleration performance
computational simulation
consumo de combustível
desempenho na aceleração
fuel consumption
métodos numéricos em engenharia
numerical methods in engineering
road commercial vehicles
simulação computacional
veículos rodoviários comerciais
topic acceleration performance
computational simulation
consumo de combustível
desempenho na aceleração
fuel consumption
métodos numéricos em engenharia
numerical methods in engineering
road commercial vehicles
simulação computacional
veículos rodoviários comerciais
description Considerando que o desempenho de veículos comerciais é um item importante na segurança veicular, assim como o fato de que o custo do combustível afeta diretamente os fins comerciais desses veículos, desenvolveu-se a presente pesquisa. Este trabalho apresenta um estudo sobre o desempenho na aceleração, e, também, uma análise do consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais. Para tanto, determinam-se as forças de resistência envolvidas no movimento do veículo; as forças ideais, em que todos os eixos motores do veículo utilizam o mesmo coeficiente de adesão; as forças reais com o sistema de transmissão instalado; os parâmetros para a avaliação de desempenho na aceleração e a previsão de consumo de combustível do veículo. As modelagens matemáticas desenvolvidas são para veículos comerciais simples (cavalos, ônibus, caminhões) ou combinados (cavalos semi-reboques) com diversos tipos de sistemas de tração. As modelagens matemáticas e os procedimentos de cálculos para a determinação dos parâmetros de desempenho e do consumo de combustível foram implementados no sistema computacional que foi desenvolvido no decorrer deste trabalho. Essa pesquisa foi realizada em conjunto com a Mercedes-Benz do Brasil, onde foram realizados os testes experimentais, validando, assim, o modelo teórico desenvolvido. Os resultados obtidos através do sistema desenvolvido contribuem para melhorar o desempenho de veículos, o meio ambiente e a segurança veicular
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-18072024-162244/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-18072024-162244/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090834826526720