Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-18072024-162244/ |
Resumo: | Considerando que o desempenho de veículos comerciais é um item importante na segurança veicular, assim como o fato de que o custo do combustível afeta diretamente os fins comerciais desses veículos, desenvolveu-se a presente pesquisa. Este trabalho apresenta um estudo sobre o desempenho na aceleração, e, também, uma análise do consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais. Para tanto, determinam-se as forças de resistência envolvidas no movimento do veículo; as forças ideais, em que todos os eixos motores do veículo utilizam o mesmo coeficiente de adesão; as forças reais com o sistema de transmissão instalado; os parâmetros para a avaliação de desempenho na aceleração e a previsão de consumo de combustível do veículo. As modelagens matemáticas desenvolvidas são para veículos comerciais simples (cavalos, ônibus, caminhões) ou combinados (cavalos semi-reboques) com diversos tipos de sistemas de tração. As modelagens matemáticas e os procedimentos de cálculos para a determinação dos parâmetros de desempenho e do consumo de combustível foram implementados no sistema computacional que foi desenvolvido no decorrer deste trabalho. Essa pesquisa foi realizada em conjunto com a Mercedes-Benz do Brasil, onde foram realizados os testes experimentais, validando, assim, o modelo teórico desenvolvido. Os resultados obtidos através do sistema desenvolvido contribuem para melhorar o desempenho de veículos, o meio ambiente e a segurança veicular |
id |
USP_97eaf20dc377d78a3572b3d29e3427ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18072024-162244 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciaisAcceleration performance and fuel consumption of road commercial vehiclesacceleration performancecomputational simulationconsumo de combustíveldesempenho na aceleraçãofuel consumptionmétodos numéricos em engenharianumerical methods in engineeringroad commercial vehiclessimulação computacionalveículos rodoviários comerciaisConsiderando que o desempenho de veículos comerciais é um item importante na segurança veicular, assim como o fato de que o custo do combustível afeta diretamente os fins comerciais desses veículos, desenvolveu-se a presente pesquisa. Este trabalho apresenta um estudo sobre o desempenho na aceleração, e, também, uma análise do consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais. Para tanto, determinam-se as forças de resistência envolvidas no movimento do veículo; as forças ideais, em que todos os eixos motores do veículo utilizam o mesmo coeficiente de adesão; as forças reais com o sistema de transmissão instalado; os parâmetros para a avaliação de desempenho na aceleração e a previsão de consumo de combustível do veículo. As modelagens matemáticas desenvolvidas são para veículos comerciais simples (cavalos, ônibus, caminhões) ou combinados (cavalos semi-reboques) com diversos tipos de sistemas de tração. As modelagens matemáticas e os procedimentos de cálculos para a determinação dos parâmetros de desempenho e do consumo de combustível foram implementados no sistema computacional que foi desenvolvido no decorrer deste trabalho. Essa pesquisa foi realizada em conjunto com a Mercedes-Benz do Brasil, onde foram realizados os testes experimentais, validando, assim, o modelo teórico desenvolvido. Os resultados obtidos através do sistema desenvolvido contribuem para melhorar o desempenho de veículos, o meio ambiente e a segurança veicularThis research was developed taking into consideration that the performance of commercial vehicles is an important item in the vehicle security, as well as the fuel consumption represents an inherent cost to the marketing of products. This work presents a study about acceleration performance and it also brings an analysis of commercial vehicles fuel consumption. So, the resistance forces involved in the vehicle movement, the ideal forces, in which all the motor axles of the vehicle use the same adhesion coe:fficient, the real forces with transmission system, the parameters to the development of acceleration performance and the vehicle fuel consumption prevision is determined. The several developed mathematical modeling are either to simple or to combination commercial vehicles, with several kinds of traction systems. The mathematical modeling and the calculation procedures to the determination of performance parameters and the fuel consumption were implemented in the computational system which was developed along the research. This study was developed together with Mercedes-Benz do Brasil, where the experimental tests were done, validating the theoretical model developed. The results which were obtained through the developed system contribute to improve the vehicle performance, the environment and the vehicle security.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCanale, Antonio CarlosNavarro, Helio Aparecido1997-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-18072024-162244/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-18T20:29:02Zoai:teses.usp.br:tde-18072024-162244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-18T20:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais Acceleration performance and fuel consumption of road commercial vehicles |
title |
Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais |
spellingShingle |
Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais Navarro, Helio Aparecido acceleration performance computational simulation consumo de combustível desempenho na aceleração fuel consumption métodos numéricos em engenharia numerical methods in engineering road commercial vehicles simulação computacional veículos rodoviários comerciais |
title_short |
Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais |
title_full |
Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais |
title_fullStr |
Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais |
title_full_unstemmed |
Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais |
title_sort |
Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais |
author |
Navarro, Helio Aparecido |
author_facet |
Navarro, Helio Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Canale, Antonio Carlos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Navarro, Helio Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
acceleration performance computational simulation consumo de combustível desempenho na aceleração fuel consumption métodos numéricos em engenharia numerical methods in engineering road commercial vehicles simulação computacional veículos rodoviários comerciais |
topic |
acceleration performance computational simulation consumo de combustível desempenho na aceleração fuel consumption métodos numéricos em engenharia numerical methods in engineering road commercial vehicles simulação computacional veículos rodoviários comerciais |
description |
Considerando que o desempenho de veículos comerciais é um item importante na segurança veicular, assim como o fato de que o custo do combustível afeta diretamente os fins comerciais desses veículos, desenvolveu-se a presente pesquisa. Este trabalho apresenta um estudo sobre o desempenho na aceleração, e, também, uma análise do consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais. Para tanto, determinam-se as forças de resistência envolvidas no movimento do veículo; as forças ideais, em que todos os eixos motores do veículo utilizam o mesmo coeficiente de adesão; as forças reais com o sistema de transmissão instalado; os parâmetros para a avaliação de desempenho na aceleração e a previsão de consumo de combustível do veículo. As modelagens matemáticas desenvolvidas são para veículos comerciais simples (cavalos, ônibus, caminhões) ou combinados (cavalos semi-reboques) com diversos tipos de sistemas de tração. As modelagens matemáticas e os procedimentos de cálculos para a determinação dos parâmetros de desempenho e do consumo de combustível foram implementados no sistema computacional que foi desenvolvido no decorrer deste trabalho. Essa pesquisa foi realizada em conjunto com a Mercedes-Benz do Brasil, onde foram realizados os testes experimentais, validando, assim, o modelo teórico desenvolvido. Os resultados obtidos através do sistema desenvolvido contribuem para melhorar o desempenho de veículos, o meio ambiente e a segurança veicular |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-18072024-162244/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-18072024-162244/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090834826526720 |