Alinhamento do modelo de referência do processo de desenvolvimento de produtos entre cliente (montadora) e fornecedor de primeiro nível no segmento automotivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakamura, Rogerio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-14092017-103136/
Resumo: Cada organização que atua no segmento automotivo possui seu modelo de referência de processo de desenvolvimento de produto, podendo ajustá-lo conforme a complexidade do projeto (incremental, nova geração, nova plataforma, desenvolvimento radical). Os fornecedores de primeiro nível usam processos adaptados para lidar com qualquer cliente (montadora). Mesmo se forem parceiros estratégicos ou preferenciais, eles usam seus próprios modelos de referência com alguns pontos de integração com o modelo do cliente. Normalmente, os fornecedores precisam avaliar e ajustar seus modelos, eliminando, comprimindo, colocando em paralelo as atividades conforme a demanda de cada projeto específico (por exemplo, time-to-market reduzido, mudanças tardias, introdução de novas tecnologias, etc.) e algumas vezes, a montadora envolve o fornecedor muito tarde no seu processo de desenvolvimento. Consequentemente, os fornecedores precisam eliminar atividades de testes ou acelerar outras atividades para atender os prazos do projeto sob o controle de uma gestão de riscos compartilhados. O objetivo desta pesquisa é propor um modelo de processo de desenvolvimento alinhado para qualquer tipo de projeto colaborativo, assim o fornecedor automotivo teria uma coleção de modelos de processo para qualquer tipo de relacionamento com uma montadora especifica. Uma vez que, não somente o tipo de projeto, mas também o tipo de relacionamento cliente - fornecedor poderia definir o processo de desenvolvimento a ser seguido pelos parceiros. Este conceito foi testado num ambiente real, utilizando a metodologia da pesquisa-ação para contribuir na ampliação do conceito teórico-prático do processo colaborativo. Os resultados confirmaram a redução dos esforços de desenvolvimento medidos em horas de engenharia, assim como os custos de desenvolvimento como previstos no ambiente colaborativo montadora – fornecedor. A limitação deste trabalho é que representa somente um único caso alinhado entre uma montadora e um fornecedor de primeiro nível para um determinado tipo de projeto.
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