Tem orixá no sambaClara Nunes e a presença do candomblé e da umbanda na música popular brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rachel Rua Baptista Bakke
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2005.tde-02052023-152213
Resumo: Muitas vezes as informações sobre as religiões afro-brasileiras (candomblé e umbanda) nos chegam por meios como a indústria fonográfica, o rádio e a televisão. Nesse cenário, a música popular brasileira (MPB) ocupa importante papel de divulgadora dessa religiosidade. Em vista disso, nesse trabalho procuro interpretar os modos pelos quais os valores dessas religiões aparecem na MPB tendo como campo empírico a produção artística de Clara Nunes (análise de letra de música, da performance em shows, clipes e apresentações em programas de TV assim como dos símbolos escolhidos na divulgação de seu trabalho, presentes em encartes e capas de LPs)
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Tem orixá no sambaClara Nunes e a presença do candomblé e da umbanda na música popular brasileira Not available 2005-10-17Vagner Goncalves da SilvaSylvia Maria Caiuby NovaesLetícia Vidor de Sousa ReisRachel Rua Baptista BakkeUniversidade de São PauloCiência Social (Antropologia Social)USPBR Candomblé Candomblé Divulgação MPB MPB Religious values Source of information Umbanda Umbanda Valores religiosos Muitas vezes as informações sobre as religiões afro-brasileiras (candomblé e umbanda) nos chegam por meios como a indústria fonográfica, o rádio e a televisão. Nesse cenário, a música popular brasileira (MPB) ocupa importante papel de divulgadora dessa religiosidade. Em vista disso, nesse trabalho procuro interpretar os modos pelos quais os valores dessas religiões aparecem na MPB tendo como campo empírico a produção artística de Clara Nunes (análise de letra de música, da performance em shows, clipes e apresentações em programas de TV assim como dos símbolos escolhidos na divulgação de seu trabalho, presentes em encartes e capas de LPs) Information about Afro-Brazilian religions (candomblé and umbanda) often reaches the general public through the phonographic industry, radio and television. Brazilian Popular Music (MPB) is also an important source of information about these religions. For this reason this paper attempts to interpret the ways in which the values from these religions appear on MPB, having as an empirical field the artistic production of Clara Nunes (analyzes of lyrics, performances in concerts, video clips and appearances in TV shows, as well as the symbols chosen to divulge her work, shown in LP covers and inner-sleeves) https://doi.org/10.11606/D.8.2005.tde-02052023-152213info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:04:50Zoai:teses.usp.br:tde-02052023-152213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:00:26.179654Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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