Metodologia para otimização de lucros de empresas de catálogos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Eduardo Wilson Ribeiro
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-16072024-091041/
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta realística para o problema de remessa de catálogos, que maximiza os lucros da empresa em termos de longo prazo. A abordagem utiliza a combinação de duas técnicas de pesquisa operacional: um modelo de programação linear e um modelo de Markov. A solução dos modelos matemáticos fornece uma estratégia de remessa de catálogos que especifica, para cada campanha, quantos nomes devem ser alugados, quantos catálogos devem ser enviados para os clientes da empresa e quantas remessas múltiplas de catálogos devem ser feitas para cada segmento do seu banco de dados de clientes. Os resultados dos modelos fornecem também o número esperado de pedidos e o número de clientes captados, os custos e receitas e o fluxo de caixa de cada campanha e acumulado, o período em que a empresa recupera seu investimento, o lucro esperado (maximizado) para o período de análise e o valor econômico dos consumidores de cada lista de aluguel e de cada segmento do banco de dados da empresa. A abordagem proposta pode ser usada para testar o desempenho de empresas de catálogos em diferentes condições financeiras, operacionais e de mercado. Os modelos foram submetidos a uma série de testes de aplicação. Os resultados obtidos com a aplicação a um caso real comprovaram a consistência e eficiência da abordagem proposta.
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