Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Cristina Castelo Branco Mourão de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-22092023-135042/
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um referencial teórico sobre o que a Contabilidade é, no contexto da Teoria da Contabilidade, visando à compreensão do seu impacto na gestão do processo educacional em Ciências Contábeis, tendo em vista uma eventual qualificação global do profissional brasileiro de Contabilidade. A partir da compreensão da essência do que a Contabilidade é, buscou-se identificar quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à formação do profissional de Contabilidade. Analisou-se exaustivamente os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a esse profissional, a partir da comparação das recomendações do Parecer 146/2002 da Câmara de Educação Superior(CES)/Conselho Nacional de Educação(CNE) do Ministério da Educação com os Pronunciamentos do IEG 9 do International Federation of Accountants (IFAC). Quais são os atributos e características dos conhecimentos e capacidades referidos em Contabilidade foi à questão central estudada face à possibilidade de, brevemente, o profissional brasileiro de Contabilidade, poder candidatar-se a um eventual credenciamento global. A análise da questão da eficácia do processo educacional em Contabilidade, bem como exame das implicações das referencias legislativas sobre o ensino e formação das competências do profissional da Contabilidade e avaliar as contribuições das Entidades Coletivas para a eficácia do profissional de Contabilidade foram também questões contempladas no presente estudo. Para a realização da presente pesquisa assumiu-se o pressuposto de que o conhecimento do que a Contabilidade e, acrescido da experiência e vivencia do que a Contabilidade realiza, poderá ser um indicativo de que as competências do profissional brasileiro de Contabilidade o habilitarão a candidatar-se a obtenção do credenciamento global. A motivação desta pesquisa advém de estudos que revelam o conhecimento do que a Contabilidade e, poderá vir a dar à eficácia do processo educacional em Contabilidade tendo em vista proporcionar aos profissionais brasileiros de Contabilidade as competências necessárias a um eventual credenciamento global. Sem a adequada compreensão do que a Contabilidade e o profissional brasileiro não estará, em condições de adquirir a competência, que o torne candidato a um eventual credenciamento global, imaginado pelo IEG n. 9 da International Federation of Accountants (EFAC). Essa competência depende de o processo brasileiro de educação em Contabilidade superar as eventuais diferenças acima mencionadas. A metodologia utilizada neste estudo e de caráter exploratório e de natureza fenomenológico-hermenêutica. No que diz respeito ao referencial teórico buscou-se encontrar na literatura nacional e internacional o que mais se adequasse ao tema deste trabalho. A pesquisa documental foi particularmente favorecida pelo fato de alguns membros do corpo docente da FEA-USP tiveram a oportunidade de participar, desde o inicio das discussões que ocorreram e que ainda ocorrem, nos órgãos internacionais já referidos. A conclusão do estudo decorreu basicamente da análise comparativa entre os elementos eleitos pelo Parecer n. 146/2002 do Ministério da Educação(MEC)/Secretaria do Ensino Superior(SESu) e pela IEG n.9 da International Federation of Accountants (IFAC), com o suporte da parte conceituai levantada através da pesquisa bibliográfica. Um dos tópicos ressaltados nas conclusões se refere à questão dos recursos institucionais e instrumentais necessários para se buscar o alinhamento mais rápido possível das habilidades e competências dos Contadores brasileiros, em relação àqueles indicados pela UNCTAD/International Standard of Accounting and Reporting (ISAR), ou seja, os da chamado META de formação e pré-qualificação do profissional de Contabilidade.
id USP_98115a1477dfa031cd512ad2c9e47927
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22092023-135042
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC)Management of the accounting education process: comparative study between the standards of the opinion Câmara de Educação Superior(CES)/Conselho Nacional de Educação(CNE) 146/2002 from of the Ministry of Education (MEC) Standards of Opinion and the pronouncements of IEG 9 of the International Federation of Accountants (IFAC)AccountabilityAccountabilityAccountingContabilidadeMeasurementMensuraçãoO principal objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um referencial teórico sobre o que a Contabilidade é, no contexto da Teoria da Contabilidade, visando à compreensão do seu impacto na gestão do processo educacional em Ciências Contábeis, tendo em vista uma eventual qualificação global do profissional brasileiro de Contabilidade. A partir da compreensão da essência do que a Contabilidade é, buscou-se identificar quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à formação do profissional de Contabilidade. Analisou-se exaustivamente os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a esse profissional, a partir da comparação das recomendações do Parecer 146/2002 da Câmara de Educação Superior(CES)/Conselho Nacional de Educação(CNE) do Ministério da Educação com os Pronunciamentos do IEG 9 do International Federation of Accountants (IFAC). Quais são os atributos e características dos conhecimentos e capacidades referidos em Contabilidade foi à questão central estudada face à possibilidade de, brevemente, o profissional brasileiro de Contabilidade, poder candidatar-se a um eventual credenciamento global. A análise da questão da eficácia do processo educacional em Contabilidade, bem como exame das implicações das referencias legislativas sobre o ensino e formação das competências do profissional da Contabilidade e avaliar as contribuições das Entidades Coletivas para a eficácia do profissional de Contabilidade foram também questões contempladas no presente estudo. Para a realização da presente pesquisa assumiu-se o pressuposto de que o conhecimento do que a Contabilidade e, acrescido da experiência e vivencia do que a Contabilidade realiza, poderá ser um indicativo de que as competências do profissional brasileiro de Contabilidade o habilitarão a candidatar-se a obtenção do credenciamento global. A motivação desta pesquisa advém de estudos que revelam o conhecimento do que a Contabilidade e, poderá vir a dar à eficácia do processo educacional em Contabilidade tendo em vista proporcionar aos profissionais brasileiros de Contabilidade as competências necessárias a um eventual credenciamento global. Sem a adequada compreensão do que a Contabilidade e o profissional brasileiro não estará, em condições de adquirir a competência, que o torne candidato a um eventual credenciamento global, imaginado pelo IEG n. 9 da International Federation of Accountants (EFAC). Essa competência depende de o processo brasileiro de educação em Contabilidade superar as eventuais diferenças acima mencionadas. A metodologia utilizada neste estudo e de caráter exploratório e de natureza fenomenológico-hermenêutica. No que diz respeito ao referencial teórico buscou-se encontrar na literatura nacional e internacional o que mais se adequasse ao tema deste trabalho. A pesquisa documental foi particularmente favorecida pelo fato de alguns membros do corpo docente da FEA-USP tiveram a oportunidade de participar, desde o inicio das discussões que ocorreram e que ainda ocorrem, nos órgãos internacionais já referidos. A conclusão do estudo decorreu basicamente da análise comparativa entre os elementos eleitos pelo Parecer n. 146/2002 do Ministério da Educação(MEC)/Secretaria do Ensino Superior(SESu) e pela IEG n.9 da International Federation of Accountants (IFAC), com o suporte da parte conceituai levantada através da pesquisa bibliográfica. Um dos tópicos ressaltados nas conclusões se refere à questão dos recursos institucionais e instrumentais necessários para se buscar o alinhamento mais rápido possível das habilidades e competências dos Contadores brasileiros, em relação àqueles indicados pela UNCTAD/International Standard of Accounting and Reporting (ISAR), ou seja, os da chamado META de formação e pré-qualificação do profissional de Contabilidade.The main goal of this work is the development of a theorctical reference on what Accounting is, in the Accounting Theory context, which is also oriented to the understanding of its impact on the instructional process management that Accounting exerts, while aiming a contingent global qualification for the Brazilian Accounting professional. While seeking to understand this essence of what Accounting involves, the study tried to identify and grasp what are the knowledge and capacities required to the Accounting Professional instruction, in terms of competencies and skills. The competence and skills required to this Professional were extensively analyzed, based on the comparison of the recommendations of the technical report no. 146/2002 of the Camara de Educacao Superior(CES)/Conselho Nacional de Educacao(CNE) from the Ministry of Education with the International Federation of Accountants (IFAC) on general education that is contained in its International Education Guideline Number 9 (IEG 9). The attributes and features of the knowledge and capacities that refer to Accounting formed the central issue studied in face of the possibility of a Brazilian Accounting professional, in short term, become a candidate to a contingent global accreditation. An analysis on the efficiency issue of the Accounting educational process, as well as the analysis of the legislative references effects on the instruction and training of the Accounting professional competencies and the assessment of the Collective Entities contributions for the Accounting professional efficiency were also discussed in this study. To carry out the research hereby, the study assumed that the Accounting knowledge, including the experience and way of life that it exerts, shall be an indication that the Brazilian Accounting professionals competencies shall entitle them to pursue global accreditation. The motivation of this research comes from studies that reveal the understanding of what Accounting is, may also provide efficiency in the Accounting education process while considering the possibility of granting the competencies required to a possible global accreditation for the Brazilian Accounting professionals. Without the proper understanding of what Accounting involves, the Brazilian professional may not have conditions to acquire the competence that will turn him into a candidate for a contingent global accreditation, created by International Federation of Accountants (DFAC)s IEG 9. This competence depends on the ability that the Brazilian Accounting educational process has in overcoming the potential differences that were previously mentioned. The methodology used in this study is of na exploratory, phenomenal and hermeneutic nature. Concerning the theoretical reference, this study tried to seek what should best fit the subject of this work in the national and international literature. The documental research particularly benefited from the fact that some members of the faculty of FEA-USP had the opportunity to take part in the international agencies previously mentioned since the beginning of the discussions that occurred and that has been still occurring. The conclusion of the study was based on the comparative analysis among the elements elected by the Technical Report no. 146/2002 of Ministerio da Educacao(MEC)/Secretaria do Ensino Superior(SESu) and by the IEG no. 9 from International Federation of Accountants (IFAC), along with the support of the conceptual part that has been conducted by the bibliographical research. One of the topics highlighted in the conclusions refers to the issue of the institutional and instrumental resources required to seek a straightforward alignment of the Brazilian Accountants skills and competencies, in relation lo those indicated by UNCTAD/International Standard of Accounting and Reporting (ISAR), or in other words, those from the GOAL of the education and pre-qualification of the Accounting professional.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNakagawa, MasayukiAndrade, Cristina Castelo Branco Mourão de2003-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-22092023-135042/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-22T17:31:02Zoai:teses.usp.br:tde-22092023-135042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-22T17:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC)
Management of the accounting education process: comparative study between the standards of the opinion Câmara de Educação Superior(CES)/Conselho Nacional de Educação(CNE) 146/2002 from of the Ministry of Education (MEC) Standards of Opinion and the pronouncements of IEG 9 of the International Federation of Accountants (IFAC)
title Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC)
spellingShingle Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC)
Andrade, Cristina Castelo Branco Mourão de
Accountability
Accountability
Accounting
Contabilidade
Measurement
Mensuração
title_short Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC)
title_full Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC)
title_fullStr Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC)
title_full_unstemmed Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC)
title_sort Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC)
author Andrade, Cristina Castelo Branco Mourão de
author_facet Andrade, Cristina Castelo Branco Mourão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nakagawa, Masayuki
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Cristina Castelo Branco Mourão de
dc.subject.por.fl_str_mv Accountability
Accountability
Accounting
Contabilidade
Measurement
Mensuração
topic Accountability
Accountability
Accounting
Contabilidade
Measurement
Mensuração
description O principal objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um referencial teórico sobre o que a Contabilidade é, no contexto da Teoria da Contabilidade, visando à compreensão do seu impacto na gestão do processo educacional em Ciências Contábeis, tendo em vista uma eventual qualificação global do profissional brasileiro de Contabilidade. A partir da compreensão da essência do que a Contabilidade é, buscou-se identificar quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à formação do profissional de Contabilidade. Analisou-se exaustivamente os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a esse profissional, a partir da comparação das recomendações do Parecer 146/2002 da Câmara de Educação Superior(CES)/Conselho Nacional de Educação(CNE) do Ministério da Educação com os Pronunciamentos do IEG 9 do International Federation of Accountants (IFAC). Quais são os atributos e características dos conhecimentos e capacidades referidos em Contabilidade foi à questão central estudada face à possibilidade de, brevemente, o profissional brasileiro de Contabilidade, poder candidatar-se a um eventual credenciamento global. A análise da questão da eficácia do processo educacional em Contabilidade, bem como exame das implicações das referencias legislativas sobre o ensino e formação das competências do profissional da Contabilidade e avaliar as contribuições das Entidades Coletivas para a eficácia do profissional de Contabilidade foram também questões contempladas no presente estudo. Para a realização da presente pesquisa assumiu-se o pressuposto de que o conhecimento do que a Contabilidade e, acrescido da experiência e vivencia do que a Contabilidade realiza, poderá ser um indicativo de que as competências do profissional brasileiro de Contabilidade o habilitarão a candidatar-se a obtenção do credenciamento global. A motivação desta pesquisa advém de estudos que revelam o conhecimento do que a Contabilidade e, poderá vir a dar à eficácia do processo educacional em Contabilidade tendo em vista proporcionar aos profissionais brasileiros de Contabilidade as competências necessárias a um eventual credenciamento global. Sem a adequada compreensão do que a Contabilidade e o profissional brasileiro não estará, em condições de adquirir a competência, que o torne candidato a um eventual credenciamento global, imaginado pelo IEG n. 9 da International Federation of Accountants (EFAC). Essa competência depende de o processo brasileiro de educação em Contabilidade superar as eventuais diferenças acima mencionadas. A metodologia utilizada neste estudo e de caráter exploratório e de natureza fenomenológico-hermenêutica. No que diz respeito ao referencial teórico buscou-se encontrar na literatura nacional e internacional o que mais se adequasse ao tema deste trabalho. A pesquisa documental foi particularmente favorecida pelo fato de alguns membros do corpo docente da FEA-USP tiveram a oportunidade de participar, desde o inicio das discussões que ocorreram e que ainda ocorrem, nos órgãos internacionais já referidos. A conclusão do estudo decorreu basicamente da análise comparativa entre os elementos eleitos pelo Parecer n. 146/2002 do Ministério da Educação(MEC)/Secretaria do Ensino Superior(SESu) e pela IEG n.9 da International Federation of Accountants (IFAC), com o suporte da parte conceituai levantada através da pesquisa bibliográfica. Um dos tópicos ressaltados nas conclusões se refere à questão dos recursos institucionais e instrumentais necessários para se buscar o alinhamento mais rápido possível das habilidades e competências dos Contadores brasileiros, em relação àqueles indicados pela UNCTAD/International Standard of Accounting and Reporting (ISAR), ou seja, os da chamado META de formação e pré-qualificação do profissional de Contabilidade.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-22092023-135042/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-22092023-135042/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257283346563072