O estilo musical em Les guitares bien tempérées OP.199 de Mario Castelnuovo-Tedesco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdalla, Thiago Vasconcelos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12032013-153927/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender os processos composicionais contidos no Op. 199, Les Guitares bien Tempérés, de Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968). Este ciclo de 24 prelúdios e fugas é a maior obra original para duo de violões e, vindo de um compositor não-violonista, contextualizam-se, aqui, pontos importantes de sua formação, de seus intérpretes e de seu período. Algumas perguntas se destacam no percurso da pesquisa: quem foi este compositor? Quais foram os fatos mais marcantes de sua formação musical? Por que esta obra é tão importante para a formação de duo de violões? Qual é o perfil bibliográfico que se encontra para a produção deste trabalho? E, principalmente, como se pode descrever o estilo desta obra? Fundamentando-se em referenciais teórico-metodológicos (STEBLIN, 1982; LARUE, 1992; OTERO, 1999; entre outros), o trabalho parte dos sentidos tradicionais do Prelúdio e da Fuga e de como o compositor se relaciona com eles. Mostra como resultados da pesquisa os parâmetros musicais, que permeiam a obra como um todo (macroestrutura) e dialogam entre as partes (média e microestrutura), entrecruzando os elementos contribuintes (som, harmonia, melodia e ritmo) e outros desdobramentos (tonalidades, texturas, intensidades, harmonias, melodias, andamentos, expressões e afetos/humores). Desse modo, a pesquisa levou à compressão de diversos processos composicionais contidos na obra.
id USP_9814b89865c8f65172ede6d466285a21
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12032013-153927
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O estilo musical em Les guitares bien tempérées OP.199 de Mario Castelnuovo-TedescoThe Musical Style in Les Guitares Bien Tempérées Op. 199, by Mario Castelnuovo-TedescoCastelnuovo-TedescoCastelnuovo-Tedescocompositional techniquesduo de violõesguitar duointerpretação e análise musicalOpus 199Opus 199performance and musical analysisPrelude and FuguPrelúdio e Fugaprocessos composicionaisEste trabalho tem como objetivo compreender os processos composicionais contidos no Op. 199, Les Guitares bien Tempérés, de Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968). Este ciclo de 24 prelúdios e fugas é a maior obra original para duo de violões e, vindo de um compositor não-violonista, contextualizam-se, aqui, pontos importantes de sua formação, de seus intérpretes e de seu período. Algumas perguntas se destacam no percurso da pesquisa: quem foi este compositor? Quais foram os fatos mais marcantes de sua formação musical? Por que esta obra é tão importante para a formação de duo de violões? Qual é o perfil bibliográfico que se encontra para a produção deste trabalho? E, principalmente, como se pode descrever o estilo desta obra? Fundamentando-se em referenciais teórico-metodológicos (STEBLIN, 1982; LARUE, 1992; OTERO, 1999; entre outros), o trabalho parte dos sentidos tradicionais do Prelúdio e da Fuga e de como o compositor se relaciona com eles. Mostra como resultados da pesquisa os parâmetros musicais, que permeiam a obra como um todo (macroestrutura) e dialogam entre as partes (média e microestrutura), entrecruzando os elementos contribuintes (som, harmonia, melodia e ritmo) e outros desdobramentos (tonalidades, texturas, intensidades, harmonias, melodias, andamentos, expressões e afetos/humores). Desse modo, a pesquisa levou à compressão de diversos processos composicionais contidos na obra.The aim of this work is to understand the compositional techniques employed by Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968) in his Op. 199, Les Guitares bien Tempérés. This cycle of 24 Preludes and Fugues for two guitars is known as the largest original work for guitar duo and, coming from a non-guitarist composer, elucidates various aspects of his background and the performance of his works. Some of the most important questions addressed include: Who is Castelnuovo-Tedesco? What were the highlights of his musical training? Why is this work so important to the guitar duo ensemble? What kind of bibliographic references are available on this work? And, most importantly, how can the style of this work be described? This work in based on theoretical-methodological references (STEBLIN, 1982; LARUE, 1992; OTERO, 1999; among others), it begins with a discussion of the composer\'s approach to the traditional definitions of Prelude and Fugue. The results of this research highlight the musical guidelines that permeate the work both as a whole (macrostructure) and in parts (middle and microstructure), crossing contributing elements (sound, harmony, melody and rhythm), and other details (keys, textures, dynamics, harmonies, tempos, expressions and affections/humor). Thus, this research has led to the understanding of multiple compositional processes contained in the work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGloeden, EdeltonAbdalla, Thiago Vasconcelos2011-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12032013-153927/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-12032013-153927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estilo musical em Les guitares bien tempérées OP.199 de Mario Castelnuovo-Tedesco
The Musical Style in Les Guitares Bien Tempérées Op. 199, by Mario Castelnuovo-Tedesco
title O estilo musical em Les guitares bien tempérées OP.199 de Mario Castelnuovo-Tedesco
spellingShingle O estilo musical em Les guitares bien tempérées OP.199 de Mario Castelnuovo-Tedesco
Abdalla, Thiago Vasconcelos
Castelnuovo-Tedesco
Castelnuovo-Tedesco
compositional techniques
duo de violões
guitar duo
interpretação e análise musical
Opus 199
Opus 199
performance and musical analysis
Prelude and Fugu
Prelúdio e Fuga
processos composicionais
title_short O estilo musical em Les guitares bien tempérées OP.199 de Mario Castelnuovo-Tedesco
title_full O estilo musical em Les guitares bien tempérées OP.199 de Mario Castelnuovo-Tedesco
title_fullStr O estilo musical em Les guitares bien tempérées OP.199 de Mario Castelnuovo-Tedesco
title_full_unstemmed O estilo musical em Les guitares bien tempérées OP.199 de Mario Castelnuovo-Tedesco
title_sort O estilo musical em Les guitares bien tempérées OP.199 de Mario Castelnuovo-Tedesco
author Abdalla, Thiago Vasconcelos
author_facet Abdalla, Thiago Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gloeden, Edelton
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdalla, Thiago Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Castelnuovo-Tedesco
Castelnuovo-Tedesco
compositional techniques
duo de violões
guitar duo
interpretação e análise musical
Opus 199
Opus 199
performance and musical analysis
Prelude and Fugu
Prelúdio e Fuga
processos composicionais
topic Castelnuovo-Tedesco
Castelnuovo-Tedesco
compositional techniques
duo de violões
guitar duo
interpretação e análise musical
Opus 199
Opus 199
performance and musical analysis
Prelude and Fugu
Prelúdio e Fuga
processos composicionais
description Este trabalho tem como objetivo compreender os processos composicionais contidos no Op. 199, Les Guitares bien Tempérés, de Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968). Este ciclo de 24 prelúdios e fugas é a maior obra original para duo de violões e, vindo de um compositor não-violonista, contextualizam-se, aqui, pontos importantes de sua formação, de seus intérpretes e de seu período. Algumas perguntas se destacam no percurso da pesquisa: quem foi este compositor? Quais foram os fatos mais marcantes de sua formação musical? Por que esta obra é tão importante para a formação de duo de violões? Qual é o perfil bibliográfico que se encontra para a produção deste trabalho? E, principalmente, como se pode descrever o estilo desta obra? Fundamentando-se em referenciais teórico-metodológicos (STEBLIN, 1982; LARUE, 1992; OTERO, 1999; entre outros), o trabalho parte dos sentidos tradicionais do Prelúdio e da Fuga e de como o compositor se relaciona com eles. Mostra como resultados da pesquisa os parâmetros musicais, que permeiam a obra como um todo (macroestrutura) e dialogam entre as partes (média e microestrutura), entrecruzando os elementos contribuintes (som, harmonia, melodia e ritmo) e outros desdobramentos (tonalidades, texturas, intensidades, harmonias, melodias, andamentos, expressões e afetos/humores). Desse modo, a pesquisa levou à compressão de diversos processos composicionais contidos na obra.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12032013-153927/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12032013-153927/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256888982372352