Avaliação da qualidade e usabilidade de um Ambiente Virtual de Aprendizagem protótipo sobre doação e transplante de órgãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Westin, Ursula Marcondes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-05042017-154902/
Resumo: O uso da internet mediada pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no processo de ensino-aprendizagem em saúde é fundamental. No entanto, a má utilização deste pode gerar desmotivação do usuário. As normas ISO/IEC 25010 e ISO/IEC 9126 definem a avaliação de um software com base em suas qualidades técnicas como sua funcionalidade, usabilidade, confiabilidade, eficiência e portabilidade. A Interação Humano Computador (IHC), área interdisciplinar, se preocupa com o design, implementação e avaliação da interface. Ela envolve diversos profissionais cujo objetivo em comum é o de aperfeiçoar a funcionalidade do sistema. Com o intuito de auxiliar os estudantes de enfermagem a ampliarem seu conhecimento acerca do tema, este estudo teve por objetivo avaliar a qualidade e usabilidade de um AVA protótipo sobre doação e transplante de órgãos, junto a especialistas e usuários. A metodologia baseia-se na avaliação da interface por especialistas em informática utilizando as dez heurísticas de usabilidade propostas por Nielsen em IHC, bem como avaliação de conteúdo junto a expertises utilizando um instrumento para avaliar os aspectos pedagógicos de conteúdo, interação e atividades e os aspectos técnicos de tempo de resposta e qualidade da interface e, em termos de pertinência, clareza, aplicabilidade, usabilidade, quantidade e consistência por alunos da área da enfermagem. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva simples. Como resultado, o AVA protótipo foi desenvolvido de acordo com as fases do modelo ADDIE, estruturado no Moodle e apresentado em cinco grandes unidades, cada qual, com seus respectivos tópicos, tratando de assuntos acerca do tema. Os aspectos pedagógicos de conteúdo foram avaliados satisfatoriamente por 73,3% dos enfermeiros, os aspectos da interação por 53,3% e atividades 63,6%. Em relação aos aspectos técnicos, avaliou-se satisfatoriamente com 83,3% o tempo de resposta e 66,6% a qualidade da interface. Em relação à usabilidade, os especialistas em IHC encontraram cinco heurísticas violadas, com variação no grau de severidade de 1 a 4. Os alunos de enfermagem avaliaram o AVA satisfatoriamente, 94% concordaram com sua funcionalidade e confiabilidade. Em relação à usabilidade, o AVA foi avaliado 100% satisfatório na navegação, organização de conteúdo, padronização e clareza, enquanto 88% em design agradável e padronização de cor e 56% na acessibilidade. Eficiência, compatibilidade e segurança também foram avaliadas positivamente. Após as avaliações, o protótipo foi adequado de acordo com as sugestões, para que seja utilizado futuramente como ferramenta auxiliar para construção de conhecimento e aprendizagem sobre a temática. Conclui-se que as avaliações do protótipo foram fundamentais para o processo de desenvolvimento do produto final, que atendeu aos objetivos pedagógicos e técnicos, constituindo-se uma tecnologia inovadora e adequada para a educação à distância no tema
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Ela envolve diversos profissionais cujo objetivo em comum é o de aperfeiçoar a funcionalidade do sistema. Com o intuito de auxiliar os estudantes de enfermagem a ampliarem seu conhecimento acerca do tema, este estudo teve por objetivo avaliar a qualidade e usabilidade de um AVA protótipo sobre doação e transplante de órgãos, junto a especialistas e usuários. A metodologia baseia-se na avaliação da interface por especialistas em informática utilizando as dez heurísticas de usabilidade propostas por Nielsen em IHC, bem como avaliação de conteúdo junto a expertises utilizando um instrumento para avaliar os aspectos pedagógicos de conteúdo, interação e atividades e os aspectos técnicos de tempo de resposta e qualidade da interface e, em termos de pertinência, clareza, aplicabilidade, usabilidade, quantidade e consistência por alunos da área da enfermagem. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva simples. Como resultado, o AVA protótipo foi desenvolvido de acordo com as fases do modelo ADDIE, estruturado no Moodle e apresentado em cinco grandes unidades, cada qual, com seus respectivos tópicos, tratando de assuntos acerca do tema. Os aspectos pedagógicos de conteúdo foram avaliados satisfatoriamente por 73,3% dos enfermeiros, os aspectos da interação por 53,3% e atividades 63,6%. Em relação aos aspectos técnicos, avaliou-se satisfatoriamente com 83,3% o tempo de resposta e 66,6% a qualidade da interface. Em relação à usabilidade, os especialistas em IHC encontraram cinco heurísticas violadas, com variação no grau de severidade de 1 a 4. Os alunos de enfermagem avaliaram o AVA satisfatoriamente, 94% concordaram com sua funcionalidade e confiabilidade. Em relação à usabilidade, o AVA foi avaliado 100% satisfatório na navegação, organização de conteúdo, padronização e clareza, enquanto 88% em design agradável e padronização de cor e 56% na acessibilidade. Eficiência, compatibilidade e segurança também foram avaliadas positivamente. Após as avaliações, o protótipo foi adequado de acordo com as sugestões, para que seja utilizado futuramente como ferramenta auxiliar para construção de conhecimento e aprendizagem sobre a temática. Conclui-se que as avaliações do protótipo foram fundamentais para o processo de desenvolvimento do produto final, que atendeu aos objetivos pedagógicos e técnicos, constituindo-se uma tecnologia inovadora e adequada para a educação à distância no temaThe use of internet mediated by the Learning Virtual Environment (LVE) in the process of teaching learning at heath is significant. However, the miss utilization can discouraged the user. The stands ISO/IEC 25010 and ISO/IEC 9126 define software evaluation based in technical qualities as their functionality, usability, reliability, efficiency and portability. The Human Computer Interaction (HCI), interdisciplinary area, worries about design, implementation and interface evaluation. It involve several professionals whose common goals is improve system functionality. With the aim of help nursing students to grow their knowledge about the subject, this study has the evaluation of a LVE prototype about organ donation e transplantation as their goal, users and specialists together. The methodology based in informatics specialists evaluating the interface using the ten Nielsen heuristic\'s in HCI, as well as nurses evaluating the pedagogic aspects of content, interaction and activities besides the technical aspects of response time and interface quality, the nursing students checked the pertinence terms, clarity, applicability, usability, quantity and consistency. The dada analyze used the simple descriptive statistic. As result, the LVE prototype was develop according to the ADDIE model phases, based on Moodle and presented as five big units, each one with their respective topics, treating of subjects of the theme. The pedagogical aspects of content were satisfactory for 73.3% of nurses, the interaction aspects for 53.3% and activities 63.6%. Regarding the usability, the HCI\'s specialists found five violated heuristics, varying from severity level from 1 to 4. The nursing students evaluated satisfactorily the LVE, 94% agreed with their functionality and reliability. Regarding usability, the LVE scored 100% satisfactory at navigation, content organization, standardization and clarity, while 88% at enjoyable design and color standardization and 56% at accessibility. Efficiency, compatibility and security were well evaluated too. After the evaluation, the prototype was suitable according to the suggestions, to be used as auxiliary tool for knowledge building e learning about the subject in the future. It conclude that evaluations of the prototype were fundamental for the process of developing of final product, which met the technical and pedagogical goals, constituting an innovative and appropriate technology for distance education in the subjectBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPÉvora, Yolanda Dora MartinezWestin, Ursula Marcondes2017-01-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-05042017-154902/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-05042017-154902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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