Cenários de um CIEJA - historiobiografia cartografada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Rosangela Neves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15092021-135217/
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação realizada no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Campo Limpo, pertencente à rede municipal de educação da cidade de São Paulo e localizado no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo. Na perspectiva da história oral, a coleta de depoimentos orais foi feita para acessar a versão de mundo e dos acontecimentos da história de pessoas comuns, com o intuito de conhecer a experiência e a memória de grupos à margem da história oficial. Nesse sentido, a dissertação adota uma abordagem qualitativa de pesquisa, numa perspectiva fenomenológica existencial. Os objetivos são compreender o sentido de educação para frequentadores e alunos do CIEJA Campo Limpo e conhecer, a partir de uma atitude fenomenológica existencial, como se configura a experiência de frequentadores do CIEJA. Dois tipos de coleta de dados foram utilizados: entrevistas, para recolher as narrativas sobre as experiências dos interlocutores alunos, frequentadores e uma profissional , escolhidos via amostra intencional, e uma cartografia clínica institucional registrada em diários de bordo. Para a compreensão do sentido dos resultados, tomou-se como referência a Analítica do Sentido, de Dulce Critelli. Com a ideia de centralizar as experiências em questão, fez-se uma interlocução com os autores Jorge Larrosa, Paulo Freire e Walter Benjamin
id USP_98b1232212f9a7168faf3d14bd6ac276
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15092021-135217
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Cenários de um CIEJA - historiobiografia cartografadaScenarios of a CIEJA charted biographicalAdults and Youth educationEducação de jovens e adultosExistential PhenomenologyExperienceExperiênciaFenomenologia ExistencialNarrativaNarrativeSenseSentidoEste trabalho apresenta uma investigação realizada no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Campo Limpo, pertencente à rede municipal de educação da cidade de São Paulo e localizado no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo. Na perspectiva da história oral, a coleta de depoimentos orais foi feita para acessar a versão de mundo e dos acontecimentos da história de pessoas comuns, com o intuito de conhecer a experiência e a memória de grupos à margem da história oficial. Nesse sentido, a dissertação adota uma abordagem qualitativa de pesquisa, numa perspectiva fenomenológica existencial. Os objetivos são compreender o sentido de educação para frequentadores e alunos do CIEJA Campo Limpo e conhecer, a partir de uma atitude fenomenológica existencial, como se configura a experiência de frequentadores do CIEJA. Dois tipos de coleta de dados foram utilizados: entrevistas, para recolher as narrativas sobre as experiências dos interlocutores alunos, frequentadores e uma profissional , escolhidos via amostra intencional, e uma cartografia clínica institucional registrada em diários de bordo. Para a compreensão do sentido dos resultados, tomou-se como referência a Analítica do Sentido, de Dulce Critelli. Com a ideia de centralizar as experiências em questão, fez-se uma interlocução com os autores Jorge Larrosa, Paulo Freire e Walter BenjaminThis research shows a investigation realized on the Campo Limpo Integrated Centre for Adult and Youth Education (CIEJA Campo Limpo), which belongs to the municipal education network of São Paulo city, located on the Capão Redondo district, southern region of the city. From the perspective on oral history, the collection of oral testimonies was made to access the common peoples world version and historical events to know the experience and the memory of the groups that have been on the sidelines of the official history. In this regard, this dissertation adopts the qualitative research method, from the existential-phenomenological perspective. The objective was: to understand the education sense for the users and students of the CIEJA Campo Limpo; and to know the experience of the CIEJAs users, from an existential-phenomenological attitude. Two types of data collection were used: interviews to know the narratives on the interlocutors experience (students, users and a professional), selected via purposive sample; and institutional clinic cartography, recorded on logbooks. To understand the meaning of the results, the Dulce Critellis Analytic Sense was used as a reference. To gather those experiences, a dialogue was made between the following authors: Jorge Larrosa, Paulo Freire and Walter BenjaminBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMorato, Henriette Tognetti PenhaSantana, Rosangela Neves2021-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15092021-135217/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-09-15T17:58:02Zoai:teses.usp.br:tde-15092021-135217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-09-15T17:58:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenários de um CIEJA - historiobiografia cartografada
Scenarios of a CIEJA charted biographical
title Cenários de um CIEJA - historiobiografia cartografada
spellingShingle Cenários de um CIEJA - historiobiografia cartografada
Santana, Rosangela Neves
Adults and Youth education
Educação de jovens e adultos
Existential Phenomenology
Experience
Experiência
Fenomenologia Existencial
Narrativa
Narrative
Sense
Sentido
title_short Cenários de um CIEJA - historiobiografia cartografada
title_full Cenários de um CIEJA - historiobiografia cartografada
title_fullStr Cenários de um CIEJA - historiobiografia cartografada
title_full_unstemmed Cenários de um CIEJA - historiobiografia cartografada
title_sort Cenários de um CIEJA - historiobiografia cartografada
author Santana, Rosangela Neves
author_facet Santana, Rosangela Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morato, Henriette Tognetti Penha
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Rosangela Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Adults and Youth education
Educação de jovens e adultos
Existential Phenomenology
Experience
Experiência
Fenomenologia Existencial
Narrativa
Narrative
Sense
Sentido
topic Adults and Youth education
Educação de jovens e adultos
Existential Phenomenology
Experience
Experiência
Fenomenologia Existencial
Narrativa
Narrative
Sense
Sentido
description Este trabalho apresenta uma investigação realizada no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Campo Limpo, pertencente à rede municipal de educação da cidade de São Paulo e localizado no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo. Na perspectiva da história oral, a coleta de depoimentos orais foi feita para acessar a versão de mundo e dos acontecimentos da história de pessoas comuns, com o intuito de conhecer a experiência e a memória de grupos à margem da história oficial. Nesse sentido, a dissertação adota uma abordagem qualitativa de pesquisa, numa perspectiva fenomenológica existencial. Os objetivos são compreender o sentido de educação para frequentadores e alunos do CIEJA Campo Limpo e conhecer, a partir de uma atitude fenomenológica existencial, como se configura a experiência de frequentadores do CIEJA. Dois tipos de coleta de dados foram utilizados: entrevistas, para recolher as narrativas sobre as experiências dos interlocutores alunos, frequentadores e uma profissional , escolhidos via amostra intencional, e uma cartografia clínica institucional registrada em diários de bordo. Para a compreensão do sentido dos resultados, tomou-se como referência a Analítica do Sentido, de Dulce Critelli. Com a ideia de centralizar as experiências em questão, fez-se uma interlocução com os autores Jorge Larrosa, Paulo Freire e Walter Benjamin
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15092021-135217/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15092021-135217/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257031387381760