Depois do Paraíso: criação, transgressão e queda em um bestiário inglês do século XIII (Oxford, St. Johns College, MS 61)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muriel Araujo Lima Garcia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-19042021-131021
Resumo: Vários dos bestiários produzidos na Inglaterra durante os séculos XII e XIII são manuscritos ricamente ilustrados; no entanto, há poucos estudos dedicados especificamente às suas imagens. Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as imagens de Oxford, St. John\'s College MS 61, articulam os temas de Criação, transgressão e Queda da humanidade, especialmente as iluminuras do início e fim do livro (referentes ao Ciclo da Criação e às pedras de fogo). Esse bestiário pertenceu ao priorado beneditino de Holy Trinity em Iorque por volta em 1210-30, e possui um ex-libris original preservado no último fólio, o que é extremamente raro em bestiários. Partimos do princípio de que as imagens deste livro não têm uma função meramente ilustrativa ou mnemônica, uma vez que raramente fazem referência às moralizações e exegeses do texto. A proposta principal desta pesquisa é, pois, analisar as imagens e suas funções neste manuscrito levando em consideração as particularidades da produção figurativa e suas diferenças fundamentais em relação ao(s) texto(s).
id USP_98cefa60b44fe8ce55dc147c41145e23
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19042021-131021
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Depois do Paraíso: criação, transgressão e queda em um bestiário inglês do século XIII (Oxford, St. Johns College, MS 61) After Paradise: creation, transgression and fall in a 13th century English bestiary (Oxford, St. Johns College MS 61) 2020-12-18Maria Cristina Correia Leandro PereiraRafael Afonso GonçalvesTerezinha OliveiraMaria Eurydice de Barros RibeiroMuriel Araujo Lima GarciaUniversidade de São PauloHistória SocialUSPBR Art History Art Medieval Arte Medieval England História da Arte Idade Média Inglaterra Manuscripts Manuscritos Middle Ages Vários dos bestiários produzidos na Inglaterra durante os séculos XII e XIII são manuscritos ricamente ilustrados; no entanto, há poucos estudos dedicados especificamente às suas imagens. Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as imagens de Oxford, St. John\'s College MS 61, articulam os temas de Criação, transgressão e Queda da humanidade, especialmente as iluminuras do início e fim do livro (referentes ao Ciclo da Criação e às pedras de fogo). Esse bestiário pertenceu ao priorado beneditino de Holy Trinity em Iorque por volta em 1210-30, e possui um ex-libris original preservado no último fólio, o que é extremamente raro em bestiários. Partimos do princípio de que as imagens deste livro não têm uma função meramente ilustrativa ou mnemônica, uma vez que raramente fazem referência às moralizações e exegeses do texto. A proposta principal desta pesquisa é, pois, analisar as imagens e suas funções neste manuscrito levando em consideração as particularidades da produção figurativa e suas diferenças fundamentais em relação ao(s) texto(s). Many of the bestiaries copied in England during the 12th and 13th centuries are richly illustrated manuscripts; however, there are few studies that deal specifically with the images in these books. This research aims to analyse how the images in Oxford, St. John\'s College MS 61 articulate the subjects of creation, transgression and fall of humankind, especially the miniatures at the beginning and end of the book (regarding the creation cycle and the fire stones). This bestiary belonged to the Benedictine priory of the Holy Trinity in York and was produced around 1210-30, and has an original ex-libris in its last folio, which is extremely rare in bestiaries. I consider that the images in this book do not play a merely illustrative or mnemonic role, as they rarely reference the textual moralisations and exegeses. The main objective of this research is to analyse the manuscript\'s images and their roles taking into consideration the peculiarities of figurative production and its fundamental differences to text. https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-19042021-131021info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:23:57Zoai:teses.usp.br:tde-19042021-131021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:54:32.162049Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Depois do Paraíso: criação, transgressão e queda em um bestiário inglês do século XIII (Oxford, St. Johns College, MS 61)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv After Paradise: creation, transgression and fall in a 13th century English bestiary (Oxford, St. Johns College MS 61)
title Depois do Paraíso: criação, transgressão e queda em um bestiário inglês do século XIII (Oxford, St. Johns College, MS 61)
spellingShingle Depois do Paraíso: criação, transgressão e queda em um bestiário inglês do século XIII (Oxford, St. Johns College, MS 61)
Muriel Araujo Lima Garcia
title_short Depois do Paraíso: criação, transgressão e queda em um bestiário inglês do século XIII (Oxford, St. Johns College, MS 61)
title_full Depois do Paraíso: criação, transgressão e queda em um bestiário inglês do século XIII (Oxford, St. Johns College, MS 61)
title_fullStr Depois do Paraíso: criação, transgressão e queda em um bestiário inglês do século XIII (Oxford, St. Johns College, MS 61)
title_full_unstemmed Depois do Paraíso: criação, transgressão e queda em um bestiário inglês do século XIII (Oxford, St. Johns College, MS 61)
title_sort Depois do Paraíso: criação, transgressão e queda em um bestiário inglês do século XIII (Oxford, St. Johns College, MS 61)
author Muriel Araujo Lima Garcia
author_facet Muriel Araujo Lima Garcia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Cristina Correia Leandro Pereira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rafael Afonso Gonçalves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Terezinha Oliveira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Eurydice de Barros Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Muriel Araujo Lima Garcia
contributor_str_mv Maria Cristina Correia Leandro Pereira
Rafael Afonso Gonçalves
Terezinha Oliveira
Maria Eurydice de Barros Ribeiro
description Vários dos bestiários produzidos na Inglaterra durante os séculos XII e XIII são manuscritos ricamente ilustrados; no entanto, há poucos estudos dedicados especificamente às suas imagens. Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as imagens de Oxford, St. John\'s College MS 61, articulam os temas de Criação, transgressão e Queda da humanidade, especialmente as iluminuras do início e fim do livro (referentes ao Ciclo da Criação e às pedras de fogo). Esse bestiário pertenceu ao priorado beneditino de Holy Trinity em Iorque por volta em 1210-30, e possui um ex-libris original preservado no último fólio, o que é extremamente raro em bestiários. Partimos do princípio de que as imagens deste livro não têm uma função meramente ilustrativa ou mnemônica, uma vez que raramente fazem referência às moralizações e exegeses do texto. A proposta principal desta pesquisa é, pois, analisar as imagens e suas funções neste manuscrito levando em consideração as particularidades da produção figurativa e suas diferenças fundamentais em relação ao(s) texto(s).
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-19042021-131021
url https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-19042021-131021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv História Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502858908893184