A vista do meu ponto: práticas epistêmicas, argumentos e explicações no contexto de uma sequência de ensino por investigação e história da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corso, Thiago Marinho Del
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27082021-111330/
Resumo: Este trabalho parte do pressuposto de que a Alfabetização Científica (AC) consiste em um norte para o Ensino de Ciências, e que um ensino baseado nessa concepção deve ser capaz de dar aos estudantes um aprendizado sobre os principais conceitos das ciências, o conhecimento sobre a forma como se produz conhecimento científico e o que influencia esta produção, e ajudar na compreensão das inter-relações da ciência com a tecnologia, a sociedade e o ambiente. Esses propósitos ficaram conhecidos como eixos estruturantes da AC, a qual é definida como o processo de inserção dos indivíduos dentro da cultura científica o que exige hibridizar as culturas científicas e escolares. Outro elemento do contexto teórico se refere às Práticas Epistêmicas (PE), para a qual nos amparamos no trabalho de Kelly e Licona (2018), que as define como ações socialmente organizadas e interativamente realizadas com as quais os membros de um grupo propõem, comunicam, avaliam e legitimam a construção do conhecimento. O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) entrou tanto como parte integrante do referencial teórico deste trabalho como na elaboração da Sequência de Ensino por Investigação (SEI) já que seria a melhor forma de hibridizar as culturas escolares e científicas, principalmente no que se refere ao ensino e aprendizagem de Natureza da Ciência (NdC) e seus aspectos epistêmicos. Neste trabalho, as PE experenciadas nas salas de aulas de ciências, por emergirem dessa hibridização, foram chamadas de Práticas Epistêmicas Científico-Escolares (PECEs). Os objetivos deste trabalho contaram com a produção de uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI), intitulada O Mundo Microscópico. Apresentar como se deu a tessitura e articulação dos referenciais teóricos relacionados à AC, ao Sócio-construtivismo, às PE, à História da Ciência, ao EnCI (com crescente grau de liberdade das atividades investigativas na classificação de BANCHI e BELL, 2008), aos Argumentos, às Explicações e alguns Conceitos Científicos usados na elaboração da SEI também foi intenção dessa tese. Outro objetivo foi construir uma ferramenta de análise para investigar o engajamento em PECEs nas produções escritas dos estudantes que vivenciaram a SEI. Por fim houve a intenção de verificar se há relação entre o crescente grau de liberdade das atividades investigativas da SEI e o engajamento nas PECEs encontradas, com ênfase à construção de Argumentos e Explicações, quando ocorreram. Os dados empíricos foram constituídos por 9 relatórios produzidos por estudantes após vivenciarem a SEI na Faculdade SESI de Educação (FASESP), para turmas de Licenciatura em Ciências da Natureza em 2017, 2018 e 2019, e para as três turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Brasília em 2018. Para a análise qualitativa desses relatórios foi construída uma ferramenta de verificação do engajamento em PECEs, e isso constituiu outro dos objetivos desta tese. Sua proposição partiu do exercício de agrupar exemplos de PE, de trabalhos da área, juntamente com as competências gerais e específicas para o letramento científico do PISA (2015) e as práticas científicas do NRC (2012), quando essas apresentassem redação diferente, mas sentidos epistêmicos iguais. Cada um dos 24 conjuntos forma uma PECE que recebe então uma formulação representativa e uma rubrica de identificação do engajamento. Nas 146 produções analisadas foram encontradas 1.418 evidências de engajamento em PECEs. Esses resultados são apresentados em dois formatos diferentes: o primeiro é mais extensivo, descrevendo o trabalho interpretativo e trazendo as justificativas que permitiram identificar as PECEs; o outro traz uma sistematização na forma de quadros, tabelas e gráficos. As possíveis contribuições desta tese são divididas em aportes para duas linhas principais: a primeira se refere à proposição de subsídios para a construção de SEIs, relacionada então a como promover a AC; a segunda possível contribuição é a proposição da ferramenta de análise do engajamento em PECEs, relacionada então a como verificar a AC. Um resultado indireto que derivou da identificação das PECEs foi o desenvolvimento de um método para diferenciar Explicações de Argumentos.
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spelling A vista do meu ponto: práticas epistêmicas, argumentos e explicações no contexto de uma sequência de ensino por investigação e história da ciênciaTHE VIEW OF MY POINT: Epistemic Practices, Arguments, and Explanations in the Context of a Inquiry Teaching Sequence and History of ScienceAlfabetização científicaArgumentArgumentoEnsino de ciências por investigaçãoEpistemic practicesExplanationExplicaçãoHistória da ciênciaHistory of scienceInquiry-based science educationPráticas epistêmicasScientific literacyEste trabalho parte do pressuposto de que a Alfabetização Científica (AC) consiste em um norte para o Ensino de Ciências, e que um ensino baseado nessa concepção deve ser capaz de dar aos estudantes um aprendizado sobre os principais conceitos das ciências, o conhecimento sobre a forma como se produz conhecimento científico e o que influencia esta produção, e ajudar na compreensão das inter-relações da ciência com a tecnologia, a sociedade e o ambiente. Esses propósitos ficaram conhecidos como eixos estruturantes da AC, a qual é definida como o processo de inserção dos indivíduos dentro da cultura científica o que exige hibridizar as culturas científicas e escolares. Outro elemento do contexto teórico se refere às Práticas Epistêmicas (PE), para a qual nos amparamos no trabalho de Kelly e Licona (2018), que as define como ações socialmente organizadas e interativamente realizadas com as quais os membros de um grupo propõem, comunicam, avaliam e legitimam a construção do conhecimento. O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) entrou tanto como parte integrante do referencial teórico deste trabalho como na elaboração da Sequência de Ensino por Investigação (SEI) já que seria a melhor forma de hibridizar as culturas escolares e científicas, principalmente no que se refere ao ensino e aprendizagem de Natureza da Ciência (NdC) e seus aspectos epistêmicos. Neste trabalho, as PE experenciadas nas salas de aulas de ciências, por emergirem dessa hibridização, foram chamadas de Práticas Epistêmicas Científico-Escolares (PECEs). Os objetivos deste trabalho contaram com a produção de uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI), intitulada O Mundo Microscópico. Apresentar como se deu a tessitura e articulação dos referenciais teóricos relacionados à AC, ao Sócio-construtivismo, às PE, à História da Ciência, ao EnCI (com crescente grau de liberdade das atividades investigativas na classificação de BANCHI e BELL, 2008), aos Argumentos, às Explicações e alguns Conceitos Científicos usados na elaboração da SEI também foi intenção dessa tese. Outro objetivo foi construir uma ferramenta de análise para investigar o engajamento em PECEs nas produções escritas dos estudantes que vivenciaram a SEI. Por fim houve a intenção de verificar se há relação entre o crescente grau de liberdade das atividades investigativas da SEI e o engajamento nas PECEs encontradas, com ênfase à construção de Argumentos e Explicações, quando ocorreram. Os dados empíricos foram constituídos por 9 relatórios produzidos por estudantes após vivenciarem a SEI na Faculdade SESI de Educação (FASESP), para turmas de Licenciatura em Ciências da Natureza em 2017, 2018 e 2019, e para as três turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Brasília em 2018. Para a análise qualitativa desses relatórios foi construída uma ferramenta de verificação do engajamento em PECEs, e isso constituiu outro dos objetivos desta tese. Sua proposição partiu do exercício de agrupar exemplos de PE, de trabalhos da área, juntamente com as competências gerais e específicas para o letramento científico do PISA (2015) e as práticas científicas do NRC (2012), quando essas apresentassem redação diferente, mas sentidos epistêmicos iguais. Cada um dos 24 conjuntos forma uma PECE que recebe então uma formulação representativa e uma rubrica de identificação do engajamento. Nas 146 produções analisadas foram encontradas 1.418 evidências de engajamento em PECEs. Esses resultados são apresentados em dois formatos diferentes: o primeiro é mais extensivo, descrevendo o trabalho interpretativo e trazendo as justificativas que permitiram identificar as PECEs; o outro traz uma sistematização na forma de quadros, tabelas e gráficos. As possíveis contribuições desta tese são divididas em aportes para duas linhas principais: a primeira se refere à proposição de subsídios para a construção de SEIs, relacionada então a como promover a AC; a segunda possível contribuição é a proposição da ferramenta de análise do engajamento em PECEs, relacionada então a como verificar a AC. Um resultado indireto que derivou da identificação das PECEs foi o desenvolvimento de um método para diferenciar Explicações de Argumentos.This work assumes that Scientific Literacy (SL) is a science teaching direction, and that teaching based on this conception should be able to give students a learning about the main concepts of science, knowledge about how scientific knowledge is produced and what influences this production, and help in understanding the interrelationships of science with technology, society and the environment. These purposes became known as the structuring axes of SL, which is defined as the process of inserting individuals into scientific culture - which requires hybridizing scientific and school cultures. Another element of the theoretical context refers to Epistemic Practices (EP), which we support in the work of Kelly and Licona (2018), which defines them as socially organized and interactively performed actions with which members of a group propose, communicate , evaluate and legitimize the construction of knowledge. The Inquiry-based Science Education (IBSE) was part of both the theoretical framework of this work and the elaboration of the Inquiry Teaching Sequence (ITS) - as it would be the best way to hybridize the school and scientific cultures, especially with regard to teaching and learning. Nature of Science (NOS) learning and its epistemic aspects. In this paper, EP performed in the science classrooms, as they emerge from this hybridization, were called Epistemic Scientific School Practices (ESSPs). The objectives of this work were the production of a Inquiry Teaching Sequence (ITS) entitled \"The Microscopic World\". To present how the weaving and articulation of theoretical references related to SL, Socio-constructivism, EP, History of Science, IBSE (with its activities scaling the research levels of BANCHI and BELL, 2008), Arguments, Explanations and some Scientific Concepts was also the intention of this thesis. Another objective was to build an analysis a tool to inquire the engagement in PECEs in the written productions of students who experienced the ITS. Another objective was to build an analysis a tool to verify the engagement in ESSPs in the written productions of students who experienced the ITS. Finally, the intention was to verify whether there is a relationship between the increasing degree of freedom of ITS investigative activities and the engagement in the ESSPs found, with emphasis on the construction of Arguments and Explanations, when they occurred. Finally, the intention was to investigate whether the relationship between the increasing degree of freedom of ITS investigative activities and 11 engagement in the ESSPs found, with emphasis on the construction of Arguments and Explanations, when they occurred.The empirical data consisted of reports produced by students after application of ITS at the Faculdade SESI de Educação (FASESP), for Natural Science Degree in 2017, 2018 and 2019, and for the three classes of the 7th grade of Elementary School II of Colégio Brasília in 2018. For the qualitative analysis of these reports, a ESSPs engagement verification tool was built, and this constituted another of the objectives of this thesis. His proposition came from the exercise of grouping examples of PE, from works in the area, together with the general and specific competences for scientific literacy of PISA (2015) and scientific practices of NRC (2012), when they had different wording but equal epistemic meanings. Each of the 24 sets forms an ESSPs which then receives a representative formulation and an engagement identification rubric. In the 146 productions analyzed, 1,418 evidences of engagement in ESSPs were found. These results are presented in two different formats: the first is more extensive, describing the interpretative work and bringing the justifications that allowed to identify the ESSPs; the other brings a systematization in the form of charts, tables and graphs. The possible contributions of this thesis are divided into contributions for two main lines: the first refers to the proposition of subsidies for the construction of the ITS, related to how to promote SL; the second possible contribution is the proposition of the engagement analysis tool in ESSPs, related to how to verify SL. An indirect result derived from the identification of ESSPs was the development of a method to differentiate Explanations of Arguments.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTrivellato, Silvia Luzia FrateschiCorso, Thiago Marinho Del2020-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27082021-111330/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-27T20:55:02Zoai:teses.usp.br:tde-27082021-111330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-27T20:55:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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