Correlação entre religiosidade, espiritualidade e qualidade de vida em adolescentes com fissura labiopalatina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinha, Francely Tineli
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-06102020-180307/
Resumo: Objetivo: Correlacionar a espiritualidade e a religiosidade à qualidade de vida de adolescentes com fissura labiopalatina. Método: Estudo transversal desenvolvido no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, englobando dois grupos: caso e comparativo. O grupo caso constou de 40 adolescentes com fissura labiopalatina, enquanto o comparativo foi composto por 40 adolescentes sem fissura labiopalatina. Foram excluídos adolescentes em tratamento com psicofármacos, incluindo ansiolíticos, hipnóticos, antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores de humor. Para a coleta de dados foi utilizado um Questionário Sociodemográfico, a Escala de Religiosidade de Durel e o World Health Organization Quality of Life - Bref (WHOQOL-Bref). A coleta de dados foi realizada entre os meses de agosto e novembro de 2016. Para a análise estatística, os testes de Mann-Whitney, Qui-Quadrado, t-Student e de Correlação de Pearson foram utilizados. O nível de significância adotado para todos os testes foi de 5% (p0,05). Resultados: Este estudo compreendeu 80 adolescentes, divididos entre os grupos caso e comparativo. Referente à caracterização do grupo caso, a média de idade foi de 16,48 (±1) anos. Prevaleceram os participantes do sexo masculino (52,5%; n=21), cursando o ensino médio (87,5%; n=35), solteiros (90,0%; n=36) e evangélicos (47,5%; n=19). Quanto ao grupo comparativo, a média de idade foi de 16,38 (±1,1) anos. Prevaleceram os participantes do sexo feminino (60,0%; n=24), cursando o ensino médio (n=40; 100%), solteiros (77,5%; n=31) e evangélicos (62,5%; n=25). Não foram encontradas diferenças estatísticas significantes entre as caraterísticas sociodemográficas dos grupos caso e comparativo, apontando a homogeneidade entre eles. Ao se avaliar a espiritualidade e a religiosidade, observou-se que a religiosidade organizacional foi significativamente maior no grupo caso (p=0,031). Referente à qualidade de vida, observou-se que a global foi significativamente maior no grupo caso (p=0,012). Quanto aos domínios referentes à qualidade de vida, observou-se que o Meio Ambiente foi significativamente maior no grupo caso (p<0,001). Ao se correlacionar a religiosidade e a espiritualidade à qualidade de vida, a religiosidade não organizacional apresentou forte correlação com a religiosidade organizacional (r=0,62; p<0,001). Em relação à espiritualidade, observou-se moderada correlação com a religiosidade não organizacional (r=0,44) e com a religiosidade organizacional (r=0,43) (p=0,005 e p=0,006 respectivamente). Ao se correlacionar os domínios referentes à qualidade de vida com a religiosidade e a espiritualidade, identificou-se uma correlação moderada entre a espiritualidade e a qualidade de vida global (r=-0,35; p=0,026). Conclusões: Os adolescentes com fissura labiopalatina apresentaram índice elevado de religiosidade organizacional e melhor qualidade de vida vinculada ao domínio meio ambiente. Evidenciou-se uma correlação positiva entre a espiritualidade e a religiosidade. A espiritualidade correlacionou-se de forma moderada com a qualidade de vida nos adolescentes com fissura labiopalatina. A partir dos achados, pode-se afirmar que os adolescentes com fissura, que eram mais espiritualizados, possuíam melhor percepção de sua qualidade de vida, reforçando a correlação entre essas variáveis
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Para a coleta de dados foi utilizado um Questionário Sociodemográfico, a Escala de Religiosidade de Durel e o World Health Organization Quality of Life - Bref (WHOQOL-Bref). A coleta de dados foi realizada entre os meses de agosto e novembro de 2016. Para a análise estatística, os testes de Mann-Whitney, Qui-Quadrado, t-Student e de Correlação de Pearson foram utilizados. O nível de significância adotado para todos os testes foi de 5% (p0,05). Resultados: Este estudo compreendeu 80 adolescentes, divididos entre os grupos caso e comparativo. Referente à caracterização do grupo caso, a média de idade foi de 16,48 (±1) anos. Prevaleceram os participantes do sexo masculino (52,5%; n=21), cursando o ensino médio (87,5%; n=35), solteiros (90,0%; n=36) e evangélicos (47,5%; n=19). Quanto ao grupo comparativo, a média de idade foi de 16,38 (±1,1) anos. 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Em relação à espiritualidade, observou-se moderada correlação com a religiosidade não organizacional (r=0,44) e com a religiosidade organizacional (r=0,43) (p=0,005 e p=0,006 respectivamente). Ao se correlacionar os domínios referentes à qualidade de vida com a religiosidade e a espiritualidade, identificou-se uma correlação moderada entre a espiritualidade e a qualidade de vida global (r=-0,35; p=0,026). Conclusões: Os adolescentes com fissura labiopalatina apresentaram índice elevado de religiosidade organizacional e melhor qualidade de vida vinculada ao domínio meio ambiente. Evidenciou-se uma correlação positiva entre a espiritualidade e a religiosidade. A espiritualidade correlacionou-se de forma moderada com a qualidade de vida nos adolescentes com fissura labiopalatina. A partir dos achados, pode-se afirmar que os adolescentes com fissura, que eram mais espiritualizados, possuíam melhor percepção de sua qualidade de vida, reforçando a correlação entre essas variáveisObjective: To correlate spirituality and religiosity with the quality of life of adolescents with cleft lip and palate. Method: A cross-sectional study developed at the Hospital for Rehabilitation of Craniofacial Anomalies of the University of São Paulo, encompassing two groups: case and comparative. The case group consisted of 40 adolescents with cleft lip and palate, while the comparison group was composed of 40 adolescents without cleft lip and palate. Adolescents using psychoactive drugs, including anxiolytics, hypnotics, antidepressants, antipsychotics and mood stabilizers were excluded. For data collection, a Sociodemographic Questionnaire was employed, the Durel Religiosity Scale and the World Health Organization Quality of Life - Bref (WHOQOL-Bref). Data collection was performed between August and November 2016. For statistical analysis, the Mann-Whitney, Chi-Square, Student t-test and Pearson\'s correlation were used. The significance level employed for all tests was 5% (p0.05). Results: This study comprised 80 adolescents, divided into case and comparative groups. Regarding the characterization of the case group, the mean age was 16.48 (± 1) years. Prevalence of male participants (52.5%, n=21), attending high school (87.5%, n=35), single (90.0%, n=36) and evangelicals (47.5%, n=19). As for the comparative group, the mean age was 16.38 (± 1.1) years. Prevalence of female participants (60.0%, n=24), attending high school (n=40, 100%), single (77.5%, n=31) and evangelicals (62.5%, n=25). No statistically significant differences were found between the sociodemographic characteristics of the case and comparative groups, pointing out homogeneity between them. When assessing spirituality and religiosity, it was observed that organizational religiosity was significantly higher in the case group (p=0.031). Concerning quality of life, it was observed that the globall was significantly higher in the case group (p=0.012). Concerning domains related to quality of life, it was observed that the Environment was significantly higher in the case group (p<0.001). When religiosity and spirituality were correlated with quality of life, non-organizational religiosity presented a strong correlation with organizational religiosity (r=0.62, p<0.001). In relation to spirituality, there was a moderate correlation with non-organizational religiosity (r=0.44) and with organizational religiosity (r=0.43) (p=0.005 and p=0.006, respectively). When correlating the domains related to quality of life with religiosity and spirituality, a moderate correlation between spirituality and global quality of life was identified (r=-0.35, p=0.026). Conclusions: Adolescents with cleft lip and palate presented a high level of organizational religiosity and better quality of life linked to the environmental domain. There was a positive correlation between spirituality and religiosity. Spirituality correlated moderately with quality of life in adolescents with cleft lip and palate. From the findings, it can be affirmed that adolescents with cleft lip and palate, who were more spiritualized, had a better perception of their quality of life, reinforcing the correlation between these variablesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTrettene, Armando dos SantosFarinha, Francely Tineli2017-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-06102020-180307/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-06102020-180307Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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