Capital social e saúde bucal: contribuição de programa socioeducativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Júnior, Jair de Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23148/tde-08052012-160431/
Resumo: O entendimento dos determinantes sociais, valorizando não somente as condições biológicas é fundamental para efetivar a promoção da saúde. Desta forma, nos deparamos com a abordagem do Capital Social que valoriza as relações entre a saúde, as desigualdades nas condições de vida e o grau de desenvolvimento da trama de vínculos e associações entre indivíduos e grupos. Partindo do pressuposto de que o ambiente escolar é um meio apropriado para a promoção da saúde, já que pode oferecer uma estrutura mais suportiva um programa socioeducativo, decerto que pode contribuir para a formação das crianças dentro de um contexto de qualidade de vida. Sendo assim, o estudo analisa a contribuição de um programa socioeducativo desenvolvido em algumas Unidades do SESC no Estado de São Paulo na saúde bucal das crianças participantes. Para a análise do impacto bucal nas atividades diárias das crianças, foi aplicado um questionário (OIDP-Infantil) adaptado que considera a qualidade de vida, como uma variável importante dos indicadores clínicos. No estudo foi aplicado também, um questionário aos educadores que acompanham o programa, com a finalidade de verificar as atitudes e o nível de conhecimento em saúde bucal. O pesquisador responsável pelo estudo compareceu nas Unidades Operacionais para a aplicação dos questionários a todos os envolvidos no estudo (620 crianças e 60 educadores). Os resultados mostraram que os impactos bucais mais prevalentes nas atividades diárias ocorreram durante a alimentação, seguido de higiene bucal e de alteração que tivesse afetado o estado emocional. Quando os impactos bucais foram associados com as Unidades Operacionais classificadas com menor Capital Social, os dados foram estatisticamente significantes durante a alimentação, ao falar, durante a higiene bucal, no estado emocional e no contato com outras crianças. O reconhecimento da importância da participação das crianças, durante o desenvolvimento, em estrutura que proporcione um suporte adequado, com um acompanhamento de educadores capacitados para a formação do Capital Social, reforça a proposta, no entanto, iniciativas com a finalidade de aperfeiçoar os conhecimentos em saúde bucal, incluindo esta pauta no currículo do programa, pode contribuir para efetivar um trabalho em parceria, possibilitando um desenvolvimento saudável, com mais qualidade na vida das crianças participantes.
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Sendo assim, o estudo analisa a contribuição de um programa socioeducativo desenvolvido em algumas Unidades do SESC no Estado de São Paulo na saúde bucal das crianças participantes. Para a análise do impacto bucal nas atividades diárias das crianças, foi aplicado um questionário (OIDP-Infantil) adaptado que considera a qualidade de vida, como uma variável importante dos indicadores clínicos. No estudo foi aplicado também, um questionário aos educadores que acompanham o programa, com a finalidade de verificar as atitudes e o nível de conhecimento em saúde bucal. O pesquisador responsável pelo estudo compareceu nas Unidades Operacionais para a aplicação dos questionários a todos os envolvidos no estudo (620 crianças e 60 educadores). Os resultados mostraram que os impactos bucais mais prevalentes nas atividades diárias ocorreram durante a alimentação, seguido de higiene bucal e de alteração que tivesse afetado o estado emocional. Quando os impactos bucais foram associados com as Unidades Operacionais classificadas com menor Capital Social, os dados foram estatisticamente significantes durante a alimentação, ao falar, durante a higiene bucal, no estado emocional e no contato com outras crianças. O reconhecimento da importância da participação das crianças, durante o desenvolvimento, em estrutura que proporcione um suporte adequado, com um acompanhamento de educadores capacitados para a formação do Capital Social, reforça a proposta, no entanto, iniciativas com a finalidade de aperfeiçoar os conhecimentos em saúde bucal, incluindo esta pauta no currículo do programa, pode contribuir para efetivar um trabalho em parceria, possibilitando um desenvolvimento saudável, com mais qualidade na vida das crianças participantes.The understanding of social determinants of health, and not only biological conditions, is fundamental to achieve health promotion. In this way, we face the Social Capital approach, which considers the relations among health, life condition inequalities and the development level of the association and bonding between individuals and groups. Assuming that the scholar environment is appropriate to health promotion, offering a more supportive structure, a social-educative programme, though having a broader scope, may contribute to the formation of children within a life quality context. The main goal of this work is to analyse the contribution of this social-educative programme undertaken in a few SESC units of the Sao Paulo State aiming the oral health of the participating children. For the analysis of oral impact on daily activities of the children, an adapted index (Child- OIDP), that considers life quality as an important variable of clinic indicators, was applied. A questionnaire was also directed to the educators that followed the programme, in order to verify the behavior and oral health knowledge level. The researcher visited some company operational units and applied the questionnaires to every person involved in the study (620 children and 60 educators). The results show that the more prevailing oral impacts on daily activities were observed during feeding, oral hygiene and emotional state. When oral impacts were associated to the company units classified as one of those which presented lower Social Capital, the data were statistically significant during feeding, speaking, oral hygiene, emotional state and contact with other children. The importance of childrens participation acknowledgement during their development, within a structure that provides an adequate support, followed by capable educators for the formation of Social Capital, reinforces this kind of approach. Nevertheless, initiatives aiming at an increase of knowledge in oral health, including this subject in the program curriculum, may contribute to reinforce an effective partnership, enabling a healthy development with enhanced life quality for the participating children.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Moacyr daMoreira Júnior, Jair de Souza2011-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23148/tde-08052012-160431/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-08052012-160431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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