Estudo da aplicação de um variador de velocidades por atrito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-22082024-121201/ |
Resumo: | O crescente avanço tecnológico em máquinas-ferramenta de ultra precisão exigindo cada vez mais um melhor desempenho dos mecanismos de vem avanço e posicionamento. Dos diversos mecanismos hoje utilizados, alguns se destacam. ensejando, na última década, inn grau de confiabilidade maior. No presente trabalho, são investigados três tipos desses mecanismos e da análise efetuada constata-se a superioridade do variador de velocidades por atrito relativamente a sua resolução teórica. Os resultados obtidos conduzem à proposição de uma metodogia envolvendo uma tecnologia para o projeto e construção do Variador de velocidades por atrito estudado. |
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Estudo da aplicação de um variador de velocidades por atritoApplication study of a friction driveball screwfriction drivefuso de esferas recirculantesharmonic drivemáquinas-ferramenta de ultra-precisãoredutor harmônicoredutor por atritostick-slipultra precision machine toolsO crescente avanço tecnológico em máquinas-ferramenta de ultra precisão exigindo cada vez mais um melhor desempenho dos mecanismos de vem avanço e posicionamento. Dos diversos mecanismos hoje utilizados, alguns se destacam. ensejando, na última década, inn grau de confiabilidade maior. No presente trabalho, são investigados três tipos desses mecanismos e da análise efetuada constata-se a superioridade do variador de velocidades por atrito relativamente a sua resolução teórica. Os resultados obtidos conduzem à proposição de uma metodogia envolvendo uma tecnologia para o projeto e construção do Variador de velocidades por atrito estudado.The growing technological advances in ultra precision machine tools demands a higher performance of feed and positioning mechanisms. Amonpt the several types of mechanisms used, some of them are distinguished by their higher degree of reliability. In this Work three of these mechanisms are investigated and the analisis showed the superiority òf the friction drive. The results obtained led to the proposition of a technical metodology for the design and construction of the friction drive studied.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPurquerio, Benedito de MoraesSimoes, Mario Rubens1995-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-22082024-121201/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-23T13:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-22082024-121201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-23T13:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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