Desenvolvimento de um sistema de texturização para aplicação na fabricação de mancais de virabrequins
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/T.18.2018.tde-31052021-162945 |
Resumo: | A crescente demanda por redução de emissões leva a um busca para melhorar o desempenho dos motores de combustão interna através de novas soluções de engenharia. A funcionalização das superfícies aplicadas aos mancais de virabrequins representa uma das possíveis soluções para alcançar este aprimoramento. A funcionalização adiciona à superfície texturas micrométricas para otimizar a dinâmica do lubrificante durante operação, resultando em aumento na sustentação hidrodinâmica, melhor estabilidade e diminuição do atrito. O melhor desempenho dos mancais possibilita reduzir suas dimensões, proporcionando redução significativa do peso e do consumo de combustível. Nesta tese, a metodologia de texturização de rebolos é aplicada para produzir essas microestruturas específicas de alta precisão, para melhorar o desempenho da lubrificação do virabrequim. É proposto um modelo inovador para avaliar as restrições geométricas relacionadas a texturização com Retificaçãoção: a produção dos padrões na superfície da rebolo e o corte da superfície da peça durante a Retificaçãoção. Além disso, um projeto robusto de dressador dinâmico é apresentado para capacitar a inscrição durante a dressagem. Ambos os modelos foram testados e comparados aos resultados experimentais para validação. Como resultado, é apresentado um modelo de referência final com as orientações para produção de texturas com o processo de Retificaçãoção e as restrições associadas a este processo inovador de fabricação. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Desenvolvimento de um sistema de texturização para aplicação na fabricação de mancais de virabrequins Development of a texturing device for hydrodynamic bearings application 2018-04-27Joao Fernando Gomes de OliveiraEduardo Carlos BianchiThiago Valle FrançaRodrigo NicolettiAlessandro Roger RodriguesAlex Camilli BotteneUniversidade de São PauloEngenharia de ProduçãoUSPBR dressagem dressing grinding hydrodynamic bearings mancais hidrodinâmicos retificaçãoção texturing texturização superficial A crescente demanda por redução de emissões leva a um busca para melhorar o desempenho dos motores de combustão interna através de novas soluções de engenharia. A funcionalização das superfícies aplicadas aos mancais de virabrequins representa uma das possíveis soluções para alcançar este aprimoramento. A funcionalização adiciona à superfície texturas micrométricas para otimizar a dinâmica do lubrificante durante operação, resultando em aumento na sustentação hidrodinâmica, melhor estabilidade e diminuição do atrito. O melhor desempenho dos mancais possibilita reduzir suas dimensões, proporcionando redução significativa do peso e do consumo de combustível. Nesta tese, a metodologia de texturização de rebolos é aplicada para produzir essas microestruturas específicas de alta precisão, para melhorar o desempenho da lubrificação do virabrequim. É proposto um modelo inovador para avaliar as restrições geométricas relacionadas a texturização com Retificaçãoção: a produção dos padrões na superfície da rebolo e o corte da superfície da peça durante a Retificaçãoção. Além disso, um projeto robusto de dressador dinâmico é apresentado para capacitar a inscrição durante a dressagem. Ambos os modelos foram testados e comparados aos resultados experimentais para validação. Como resultado, é apresentado um modelo de referência final com as orientações para produção de texturas com o processo de Retificaçãoção e as restrições associadas a este processo inovador de fabricação. The up growing demand for lowering emissions leads to an effort to enhance internal combustion engines performance through new engineering solutions. The functionalization of surfaces applied to crankshaft bearings represents one of the possible solutions to achieve this balance. Producing a micrometric tailored texture on the surface to optimize the fluid dynamics in the bearing, increase load capacity, bearing stability and lower general operational losses. The better performance allows downsizing these bearings, enabling a possible significant reduction on weight and fuel consumption. In this work, the methodology for grinding wheel texturing is apply to produce these high precise particular microstructures for enhance the crankshaft lubrication performance. Therefore, a model for evaluating both geometrical limitations related to: the production of the patterns in the wheel surface; and the cutting of the part surface during grinding is presented. In addition, a model for evaluate the dynamic limitation of the piezoelectric actuator was also developed. Both models were tested and compared to experimental results do validate. As a result, a final reference model with the methodology limitations for the production of profiled parts via grinding is presented. https://doi.org/10.11606/T.18.2018.tde-31052021-162945info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:28:59Zoai:teses.usp.br:tde-31052021-162945Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:34:17.424090Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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