Desenvolvimento de um sistema de texturização para aplicação na fabricação de mancais de virabrequins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alex Camilli Bottene
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.18.2018.tde-31052021-162945
Resumo: A crescente demanda por redução de emissões leva a um busca para melhorar o desempenho dos motores de combustão interna através de novas soluções de engenharia. A funcionalização das superfícies aplicadas aos mancais de virabrequins representa uma das possíveis soluções para alcançar este aprimoramento. A funcionalização adiciona à superfície texturas micrométricas para otimizar a dinâmica do lubrificante durante operação, resultando em aumento na sustentação hidrodinâmica, melhor estabilidade e diminuição do atrito. O melhor desempenho dos mancais possibilita reduzir suas dimensões, proporcionando redução significativa do peso e do consumo de combustível. Nesta tese, a metodologia de texturização de rebolos é aplicada para produzir essas microestruturas específicas de alta precisão, para melhorar o desempenho da lubrificação do virabrequim. É proposto um modelo inovador para avaliar as restrições geométricas relacionadas a texturização com Retificaçãoção: a produção dos padrões na superfície da rebolo e o corte da superfície da peça durante a Retificaçãoção. Além disso, um projeto robusto de dressador dinâmico é apresentado para capacitar a inscrição durante a dressagem. Ambos os modelos foram testados e comparados aos resultados experimentais para validação. Como resultado, é apresentado um modelo de referência final com as orientações para produção de texturas com o processo de Retificaçãoção e as restrições associadas a este processo inovador de fabricação.
id USP_9979c6f5f08a33da48d3e861df2ca4e4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31052021-162945
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Desenvolvimento de um sistema de texturização para aplicação na fabricação de mancais de virabrequins Development of a texturing device for hydrodynamic bearings application 2018-04-27Joao Fernando Gomes de OliveiraEduardo Carlos BianchiThiago Valle FrançaRodrigo NicolettiAlessandro Roger RodriguesAlex Camilli BotteneUniversidade de São PauloEngenharia de ProduçãoUSPBR dressagem dressing grinding hydrodynamic bearings mancais hidrodinâmicos retificaçãoção texturing texturização superficial A crescente demanda por redução de emissões leva a um busca para melhorar o desempenho dos motores de combustão interna através de novas soluções de engenharia. A funcionalização das superfícies aplicadas aos mancais de virabrequins representa uma das possíveis soluções para alcançar este aprimoramento. A funcionalização adiciona à superfície texturas micrométricas para otimizar a dinâmica do lubrificante durante operação, resultando em aumento na sustentação hidrodinâmica, melhor estabilidade e diminuição do atrito. O melhor desempenho dos mancais possibilita reduzir suas dimensões, proporcionando redução significativa do peso e do consumo de combustível. Nesta tese, a metodologia de texturização de rebolos é aplicada para produzir essas microestruturas específicas de alta precisão, para melhorar o desempenho da lubrificação do virabrequim. É proposto um modelo inovador para avaliar as restrições geométricas relacionadas a texturização com Retificaçãoção: a produção dos padrões na superfície da rebolo e o corte da superfície da peça durante a Retificaçãoção. Além disso, um projeto robusto de dressador dinâmico é apresentado para capacitar a inscrição durante a dressagem. Ambos os modelos foram testados e comparados aos resultados experimentais para validação. Como resultado, é apresentado um modelo de referência final com as orientações para produção de texturas com o processo de Retificaçãoção e as restrições associadas a este processo inovador de fabricação. The up growing demand for lowering emissions leads to an effort to enhance internal combustion engines performance through new engineering solutions. The functionalization of surfaces applied to crankshaft bearings represents one of the possible solutions to achieve this balance. Producing a micrometric tailored texture on the surface to optimize the fluid dynamics in the bearing, increase load capacity, bearing stability and lower general operational losses. The better performance allows downsizing these bearings, enabling a possible significant reduction on weight and fuel consumption. In this work, the methodology for grinding wheel texturing is apply to produce these high precise particular microstructures for enhance the crankshaft lubrication performance. Therefore, a model for evaluating both geometrical limitations related to: the production of the patterns in the wheel surface; and the cutting of the part surface during grinding is presented. In addition, a model for evaluate the dynamic limitation of the piezoelectric actuator was also developed. Both models were tested and compared to experimental results do validate. As a result, a final reference model with the methodology limitations for the production of profiled parts via grinding is presented. https://doi.org/10.11606/T.18.2018.tde-31052021-162945info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:28:59Zoai:teses.usp.br:tde-31052021-162945Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:34:17.424090Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Desenvolvimento de um sistema de texturização para aplicação na fabricação de mancais de virabrequins
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Development of a texturing device for hydrodynamic bearings application
title Desenvolvimento de um sistema de texturização para aplicação na fabricação de mancais de virabrequins
spellingShingle Desenvolvimento de um sistema de texturização para aplicação na fabricação de mancais de virabrequins
Alex Camilli Bottene
title_short Desenvolvimento de um sistema de texturização para aplicação na fabricação de mancais de virabrequins
title_full Desenvolvimento de um sistema de texturização para aplicação na fabricação de mancais de virabrequins
title_fullStr Desenvolvimento de um sistema de texturização para aplicação na fabricação de mancais de virabrequins
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um sistema de texturização para aplicação na fabricação de mancais de virabrequins
title_sort Desenvolvimento de um sistema de texturização para aplicação na fabricação de mancais de virabrequins
author Alex Camilli Bottene
author_facet Alex Camilli Bottene
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joao Fernando Gomes de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Eduardo Carlos Bianchi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Thiago Valle França
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rodrigo Nicoletti
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Alessandro Roger Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Alex Camilli Bottene
contributor_str_mv Joao Fernando Gomes de Oliveira
Eduardo Carlos Bianchi
Thiago Valle França
Rodrigo Nicoletti
Alessandro Roger Rodrigues
description A crescente demanda por redução de emissões leva a um busca para melhorar o desempenho dos motores de combustão interna através de novas soluções de engenharia. A funcionalização das superfícies aplicadas aos mancais de virabrequins representa uma das possíveis soluções para alcançar este aprimoramento. A funcionalização adiciona à superfície texturas micrométricas para otimizar a dinâmica do lubrificante durante operação, resultando em aumento na sustentação hidrodinâmica, melhor estabilidade e diminuição do atrito. O melhor desempenho dos mancais possibilita reduzir suas dimensões, proporcionando redução significativa do peso e do consumo de combustível. Nesta tese, a metodologia de texturização de rebolos é aplicada para produzir essas microestruturas específicas de alta precisão, para melhorar o desempenho da lubrificação do virabrequim. É proposto um modelo inovador para avaliar as restrições geométricas relacionadas a texturização com Retificaçãoção: a produção dos padrões na superfície da rebolo e o corte da superfície da peça durante a Retificaçãoção. Além disso, um projeto robusto de dressador dinâmico é apresentado para capacitar a inscrição durante a dressagem. Ambos os modelos foram testados e comparados aos resultados experimentais para validação. Como resultado, é apresentado um modelo de referência final com as orientações para produção de texturas com o processo de Retificaçãoção e as restrições associadas a este processo inovador de fabricação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.18.2018.tde-31052021-162945
url https://doi.org/10.11606/T.18.2018.tde-31052021-162945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794503174407585792