Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-29102012-155327/ |
Resumo: | A poluição atmosférica é uma das maiores preocupações para a saúde pública, pois tem sido associada ao aumento nas taxas de morbimortalidade. Entretanto, para muitos desfechos, o conhecimento científico acerca do tema ainda é limitado para se inferir uma associação robusta com a exposição a essa poluição. A avaliação da exposição por meio de métodos individuais possui um custo elevado e de difícil execução; por isso, diversos estudos de epidemiologia ambiental têm sido conduzidos utilizando medidas indiretas, que se baseiam em dados viários e de tráfego veicular como avaliação da exposição. Diante da importância do tema, este trabalho pretendeu levantar as várias abordagens relatadas na literatura e desenvolvê-las no município de São Paulo, em desfechos como doenças do aparelho circulatório e baixo peso ao nascer. Foram elaborados quatro artigos científicos: 1) revisão de literatura sobre as diversas abordagens que se basearam em informações de tráfego para avaliar exposição à poluição atmosférica; 2) análise da densidade de vias e volume de tráfego, para avaliar sua relação com a mortalidade por doenças do aparelho circulatório, nos distritos administrativos; 3) desenvolvimento de um modelo de regressão do uso do solo, para estimar a dispersão de MP10; e 4) avaliação da ocorrência de baixo peso ao nascer e poluição atmosférica, por meio de três indicadores: Densidade de Tráfego Ponderada pela Distância (DTPD), menor distância do domicílio materno em relação às vias movimentadas e regressão do uso do solo. Os artigos destacam a importância da fonte veicular como contribuinte dos níveis de poluentes e também na mortalidade por doenças do aparelho circulatório no município de São Paulo |
id |
USP_9987c28765039868d29fdd5f9af95471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29102012-155327 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicularMethods of environmental exposure assessment to air pollutants generated by vehicular trafficAir pollutionEmissões de veículosEnvironmental exposureExposição ambientalGeographic information systemsPoluição do arSistemas de informação geográficaVehicular emissionsA poluição atmosférica é uma das maiores preocupações para a saúde pública, pois tem sido associada ao aumento nas taxas de morbimortalidade. Entretanto, para muitos desfechos, o conhecimento científico acerca do tema ainda é limitado para se inferir uma associação robusta com a exposição a essa poluição. A avaliação da exposição por meio de métodos individuais possui um custo elevado e de difícil execução; por isso, diversos estudos de epidemiologia ambiental têm sido conduzidos utilizando medidas indiretas, que se baseiam em dados viários e de tráfego veicular como avaliação da exposição. Diante da importância do tema, este trabalho pretendeu levantar as várias abordagens relatadas na literatura e desenvolvê-las no município de São Paulo, em desfechos como doenças do aparelho circulatório e baixo peso ao nascer. Foram elaborados quatro artigos científicos: 1) revisão de literatura sobre as diversas abordagens que se basearam em informações de tráfego para avaliar exposição à poluição atmosférica; 2) análise da densidade de vias e volume de tráfego, para avaliar sua relação com a mortalidade por doenças do aparelho circulatório, nos distritos administrativos; 3) desenvolvimento de um modelo de regressão do uso do solo, para estimar a dispersão de MP10; e 4) avaliação da ocorrência de baixo peso ao nascer e poluição atmosférica, por meio de três indicadores: Densidade de Tráfego Ponderada pela Distância (DTPD), menor distância do domicílio materno em relação às vias movimentadas e regressão do uso do solo. Os artigos destacam a importância da fonte veicular como contribuinte dos níveis de poluentes e também na mortalidade por doenças do aparelho circulatório no município de São PauloAir pollution is a major concern for public human health and it has been associated with increasing rates of morbidity and mortality. However, many outcomes scientific knowledge about this topic is limited to infer a robust association with exposure to this pollution. The exposure assessment through individual methods is expensive and difficult to perform. Therefore many environmental epidemiology studies have been conducted using indirect measurements, which are based in vehicular traffic and road data. Evaluating the importance of the topic, this study aimed to review several approaches reported in the literature and to apply them in São Paulo city in cardiovascular diseases and low birth weight. Four papers were prepared: 1) review the literature about several approaches relied on traffic data; 2) density of roads and traffic volume to evaluate their relation with mortality from diseases of circulatory system at administrative districts; 3) development of a model of land use regression to estimate the dispersion of PM10; and 4) shortest distance from major traffic, DWTD and land use regression to assess the occurrence of low birth weight. The articles emphasize the importance of vehicular traffic as contributor of levels of pollutants and also in the mortality from diseases of circulatory system in the city of São PauloBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGouveia, Nelson da CruzHabermann, Mateus2012-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-29102012-155327/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-07T17:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-29102012-155327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-07T17:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular Methods of environmental exposure assessment to air pollutants generated by vehicular traffic |
title |
Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular |
spellingShingle |
Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular Habermann, Mateus Air pollution Emissões de veículos Environmental exposure Exposição ambiental Geographic information systems Poluição do ar Sistemas de informação geográfica Vehicular emissions |
title_short |
Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular |
title_full |
Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular |
title_fullStr |
Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular |
title_full_unstemmed |
Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular |
title_sort |
Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular |
author |
Habermann, Mateus |
author_facet |
Habermann, Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gouveia, Nelson da Cruz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Habermann, Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Air pollution Emissões de veículos Environmental exposure Exposição ambiental Geographic information systems Poluição do ar Sistemas de informação geográfica Vehicular emissions |
topic |
Air pollution Emissões de veículos Environmental exposure Exposição ambiental Geographic information systems Poluição do ar Sistemas de informação geográfica Vehicular emissions |
description |
A poluição atmosférica é uma das maiores preocupações para a saúde pública, pois tem sido associada ao aumento nas taxas de morbimortalidade. Entretanto, para muitos desfechos, o conhecimento científico acerca do tema ainda é limitado para se inferir uma associação robusta com a exposição a essa poluição. A avaliação da exposição por meio de métodos individuais possui um custo elevado e de difícil execução; por isso, diversos estudos de epidemiologia ambiental têm sido conduzidos utilizando medidas indiretas, que se baseiam em dados viários e de tráfego veicular como avaliação da exposição. Diante da importância do tema, este trabalho pretendeu levantar as várias abordagens relatadas na literatura e desenvolvê-las no município de São Paulo, em desfechos como doenças do aparelho circulatório e baixo peso ao nascer. Foram elaborados quatro artigos científicos: 1) revisão de literatura sobre as diversas abordagens que se basearam em informações de tráfego para avaliar exposição à poluição atmosférica; 2) análise da densidade de vias e volume de tráfego, para avaliar sua relação com a mortalidade por doenças do aparelho circulatório, nos distritos administrativos; 3) desenvolvimento de um modelo de regressão do uso do solo, para estimar a dispersão de MP10; e 4) avaliação da ocorrência de baixo peso ao nascer e poluição atmosférica, por meio de três indicadores: Densidade de Tráfego Ponderada pela Distância (DTPD), menor distância do domicílio materno em relação às vias movimentadas e regressão do uso do solo. Os artigos destacam a importância da fonte veicular como contribuinte dos níveis de poluentes e também na mortalidade por doenças do aparelho circulatório no município de São Paulo |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-29102012-155327/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-29102012-155327/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257488584343552 |