Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus Habermann
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.5.2012.tde-29102012-155327
Resumo: A poluição atmosférica é uma das maiores preocupações para a saúde pública, pois tem sido associada ao aumento nas taxas de morbimortalidade. Entretanto, para muitos desfechos, o conhecimento científico acerca do tema ainda é limitado para se inferir uma associação robusta com a exposição a essa poluição. A avaliação da exposição por meio de métodos individuais possui um custo elevado e de difícil execução; por isso, diversos estudos de epidemiologia ambiental têm sido conduzidos utilizando medidas indiretas, que se baseiam em dados viários e de tráfego veicular como avaliação da exposição. Diante da importância do tema, este trabalho pretendeu levantar as várias abordagens relatadas na literatura e desenvolvê-las no município de São Paulo, em desfechos como doenças do aparelho circulatório e baixo peso ao nascer. Foram elaborados quatro artigos científicos: 1) revisão de literatura sobre as diversas abordagens que se basearam em informações de tráfego para avaliar exposição à poluição atmosférica; 2) análise da densidade de vias e volume de tráfego, para avaliar sua relação com a mortalidade por doenças do aparelho circulatório, nos distritos administrativos; 3) desenvolvimento de um modelo de regressão do uso do solo, para estimar a dispersão de MP10; e 4) avaliação da ocorrência de baixo peso ao nascer e poluição atmosférica, por meio de três indicadores: Densidade de Tráfego Ponderada pela Distância (DTPD), menor distância do domicílio materno em relação às vias movimentadas e regressão do uso do solo. Os artigos destacam a importância da fonte veicular como contribuinte dos níveis de poluentes e também na mortalidade por doenças do aparelho circulatório no município de São Paulo
id USP_9987c28765039868d29fdd5f9af95471
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29102012-155327
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular Methods of environmental exposure assessment to air pollutants generated by vehicular traffic 2012-08-02Nelson da Cruz GouveiaMaria Regina Alves CardosoPaulo Rossi MenezesLuiz Alberto Amador PereiraHelena RibeiroMateus HabermannUniversidade de São PauloMedicina (Medicina Preventiva)USPBR Air pollution Emissões de veículos Environmental exposure Exposição ambiental Geographic information systems Poluição do ar Sistemas de informação geográfica Vehicular emissions A poluição atmosférica é uma das maiores preocupações para a saúde pública, pois tem sido associada ao aumento nas taxas de morbimortalidade. Entretanto, para muitos desfechos, o conhecimento científico acerca do tema ainda é limitado para se inferir uma associação robusta com a exposição a essa poluição. A avaliação da exposição por meio de métodos individuais possui um custo elevado e de difícil execução; por isso, diversos estudos de epidemiologia ambiental têm sido conduzidos utilizando medidas indiretas, que se baseiam em dados viários e de tráfego veicular como avaliação da exposição. Diante da importância do tema, este trabalho pretendeu levantar as várias abordagens relatadas na literatura e desenvolvê-las no município de São Paulo, em desfechos como doenças do aparelho circulatório e baixo peso ao nascer. Foram elaborados quatro artigos científicos: 1) revisão de literatura sobre as diversas abordagens que se basearam em informações de tráfego para avaliar exposição à poluição atmosférica; 2) análise da densidade de vias e volume de tráfego, para avaliar sua relação com a mortalidade por doenças do aparelho circulatório, nos distritos administrativos; 3) desenvolvimento de um modelo de regressão do uso do solo, para estimar a dispersão de MP10; e 4) avaliação da ocorrência de baixo peso ao nascer e poluição atmosférica, por meio de três indicadores: Densidade de Tráfego Ponderada pela Distância (DTPD), menor distância do domicílio materno em relação às vias movimentadas e regressão do uso do solo. Os artigos destacam a importância da fonte veicular como contribuinte dos níveis de poluentes e também na mortalidade por doenças do aparelho circulatório no município de São Paulo Air pollution is a major concern for public human health and it has been associated with increasing rates of morbidity and mortality. However, many outcomes scientific knowledge about this topic is limited to infer a robust association with exposure to this pollution. The exposure assessment through individual methods is expensive and difficult to perform. Therefore many environmental epidemiology studies have been conducted using indirect measurements, which are based in vehicular traffic and road data. Evaluating the importance of the topic, this study aimed to review several approaches reported in the literature and to apply them in São Paulo city in cardiovascular diseases and low birth weight. Four papers were prepared: 1) review the literature about several approaches relied on traffic data; 2) density of roads and traffic volume to evaluate their relation with mortality from diseases of circulatory system at administrative districts; 3) development of a model of land use regression to estimate the dispersion of PM10; and 4) shortest distance from major traffic, DWTD and land use regression to assess the occurrence of low birth weight. The articles emphasize the importance of vehicular traffic as contributor of levels of pollutants and also in the mortality from diseases of circulatory system in the city of São Paulo https://doi.org/10.11606/T.5.2012.tde-29102012-155327info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:24:45Zoai:teses.usp.br:tde-29102012-155327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:30:27.555766Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Methods of environmental exposure assessment to air pollutants generated by vehicular traffic
title Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular
spellingShingle Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular
Mateus Habermann
title_short Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular
title_full Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular
title_fullStr Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular
title_full_unstemmed Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular
title_sort Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular
author Mateus Habermann
author_facet Mateus Habermann
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nelson da Cruz Gouveia
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Regina Alves Cardoso
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paulo Rossi Menezes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Luiz Alberto Amador Pereira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Helena Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus Habermann
contributor_str_mv Nelson da Cruz Gouveia
Maria Regina Alves Cardoso
Paulo Rossi Menezes
Luiz Alberto Amador Pereira
Helena Ribeiro
description A poluição atmosférica é uma das maiores preocupações para a saúde pública, pois tem sido associada ao aumento nas taxas de morbimortalidade. Entretanto, para muitos desfechos, o conhecimento científico acerca do tema ainda é limitado para se inferir uma associação robusta com a exposição a essa poluição. A avaliação da exposição por meio de métodos individuais possui um custo elevado e de difícil execução; por isso, diversos estudos de epidemiologia ambiental têm sido conduzidos utilizando medidas indiretas, que se baseiam em dados viários e de tráfego veicular como avaliação da exposição. Diante da importância do tema, este trabalho pretendeu levantar as várias abordagens relatadas na literatura e desenvolvê-las no município de São Paulo, em desfechos como doenças do aparelho circulatório e baixo peso ao nascer. Foram elaborados quatro artigos científicos: 1) revisão de literatura sobre as diversas abordagens que se basearam em informações de tráfego para avaliar exposição à poluição atmosférica; 2) análise da densidade de vias e volume de tráfego, para avaliar sua relação com a mortalidade por doenças do aparelho circulatório, nos distritos administrativos; 3) desenvolvimento de um modelo de regressão do uso do solo, para estimar a dispersão de MP10; e 4) avaliação da ocorrência de baixo peso ao nascer e poluição atmosférica, por meio de três indicadores: Densidade de Tráfego Ponderada pela Distância (DTPD), menor distância do domicílio materno em relação às vias movimentadas e regressão do uso do solo. Os artigos destacam a importância da fonte veicular como contribuinte dos níveis de poluentes e também na mortalidade por doenças do aparelho circulatório no município de São Paulo
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.5.2012.tde-29102012-155327
url https://doi.org/10.11606/T.5.2012.tde-29102012-155327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Medicina (Medicina Preventiva)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794503144478081024