A educação escolar nos programas sociais de combate à pobreza no Brasil e na Venezuela: (re) produção ou incipiente superação do fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gisele Cardoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-26082016-124934/
Resumo: As recentes políticas públicas de combate à pobreza na América Latina apresentam-se articuladas à educação escolar. E como principais programas com essa característica, destacam-se o programa brasileiro Bolsa Família e o programa venezuelano Misión Robinson. A partir do pressuposto que a pobreza é constituída por elementos multifacetários, esses programas estabelecem a escolarização das camadas populares como condição de superação do ciclo intergeracional da pobreza, direcionando seus esforços para garantir a educação básica para seus beneficiários. Entretanto, uma das dimensões da reprodução ampliada da pobreza na América Latina é o fracasso escolar, que por meio de diversos mecanismos expulsa indiretamente da escola as crianças e jovens oriundos das camadas populares, ou nega para esses os saberes mínimos e elementares, produzindo a miséria intelectual dos trabalhadores. Desse modo, o objetivo da presente pesquisa é analisar os programas Bolsa Família (Brasil) e Misión Robinson (Venezuela), com o intuito de compreender a concepção educacional presente em nesses programas e problematizar o vínculo estabelecido entre o combate à pobreza e escolarização das camadas populares, no sentido de verificar se essa articulação desdobra-se no processo de superação ou manutenção do fracasso escolar. Para tanto adotamos como metodologia a análise documental, a partir das elaborações do Estado brasileiro e venezuelano que justificam a política dos programas supracitados. Essa análise tem como referencial teórico o materialismo histórico e dialético, a partir de sua contribuição latino-americana a Teoria Marxista da Dependência, a qual compreende as questões políticas, sociais e históricas do subcontinente como singularidades indissociáveis do lugar da América Latina na divisão internacional do trabalho, ou seja, de sua relação com a totalidade do modo de produção capitalista.
id USP_999db1cf145f49d7b056595e55c0ba8a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26082016-124934
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A educação escolar nos programas sociais de combate à pobreza no Brasil e na Venezuela: (re) produção ou incipiente superação do fracasso escolarThe pertaining to school education in the social programs of combat to the poverty in Brazil and Venezuela: production or incipient overcoming of the failure pertaining to schoolAmérica LatinaFailure pertaining to schoolFracasso escolarLatin AmericaPobrezaPovertyAs recentes políticas públicas de combate à pobreza na América Latina apresentam-se articuladas à educação escolar. E como principais programas com essa característica, destacam-se o programa brasileiro Bolsa Família e o programa venezuelano Misión Robinson. A partir do pressuposto que a pobreza é constituída por elementos multifacetários, esses programas estabelecem a escolarização das camadas populares como condição de superação do ciclo intergeracional da pobreza, direcionando seus esforços para garantir a educação básica para seus beneficiários. Entretanto, uma das dimensões da reprodução ampliada da pobreza na América Latina é o fracasso escolar, que por meio de diversos mecanismos expulsa indiretamente da escola as crianças e jovens oriundos das camadas populares, ou nega para esses os saberes mínimos e elementares, produzindo a miséria intelectual dos trabalhadores. Desse modo, o objetivo da presente pesquisa é analisar os programas Bolsa Família (Brasil) e Misión Robinson (Venezuela), com o intuito de compreender a concepção educacional presente em nesses programas e problematizar o vínculo estabelecido entre o combate à pobreza e escolarização das camadas populares, no sentido de verificar se essa articulação desdobra-se no processo de superação ou manutenção do fracasso escolar. Para tanto adotamos como metodologia a análise documental, a partir das elaborações do Estado brasileiro e venezuelano que justificam a política dos programas supracitados. Essa análise tem como referencial teórico o materialismo histórico e dialético, a partir de sua contribuição latino-americana a Teoria Marxista da Dependência, a qual compreende as questões políticas, sociais e históricas do subcontinente como singularidades indissociáveis do lugar da América Latina na divisão internacional do trabalho, ou seja, de sua relação com a totalidade do modo de produção capitalista.The recent public politics of combat to the poverty in Latin America are presented articulated to the pertaining to school education. From the estimated one that the poverty is constituted by multifacetários elements, these programs establish the escolarização of the popular layers as condition of overcoming of the intergeracional cycle of the poverty, directing its efforts to guarantee the basic education for its beneficiaries. However, one of the dimensions of the extended reproduction of the poverty in Latin America is the failure pertaining to school, that by means of diverse mechanisms indirectly banishes from the school the children and deriving young of the popular layers, or denies these to know elementary minimums to them and, producing the misery intellectual of the workers. In this manner, the objective of the present research is to analyze the programs Bolsa Família(Brazil) and Misión Robinson (Venezuela), with intention to understand if these programs contributes for the overcoming of the failure pertaining to school. The methodology of this research is the analysis documentary from the elaborations of Brazilian and Venezuelan the State that justify the politics of the above-mentioned programs. This analysis has as referencial theoretician the historical and dialético materialism, from its Latin American contribution - the Marxist Theory of the Dependence, which understands the questions politics, social and historical of the subcontinent as indissociáveis singularidades of the place of Latin America in the international division of the work, that is, of its relation with the totality in the way of capitalist production.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Marilene Proenca Rebello deCosta, Gisele Cardoso2016-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-26082016-124934/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:47Zoai:teses.usp.br:tde-26082016-124934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação escolar nos programas sociais de combate à pobreza no Brasil e na Venezuela: (re) produção ou incipiente superação do fracasso escolar
The pertaining to school education in the social programs of combat to the poverty in Brazil and Venezuela: production or incipient overcoming of the failure pertaining to school
title A educação escolar nos programas sociais de combate à pobreza no Brasil e na Venezuela: (re) produção ou incipiente superação do fracasso escolar
spellingShingle A educação escolar nos programas sociais de combate à pobreza no Brasil e na Venezuela: (re) produção ou incipiente superação do fracasso escolar
Costa, Gisele Cardoso
América Latina
Failure pertaining to school
Fracasso escolar
Latin America
Pobreza
Poverty
title_short A educação escolar nos programas sociais de combate à pobreza no Brasil e na Venezuela: (re) produção ou incipiente superação do fracasso escolar
title_full A educação escolar nos programas sociais de combate à pobreza no Brasil e na Venezuela: (re) produção ou incipiente superação do fracasso escolar
title_fullStr A educação escolar nos programas sociais de combate à pobreza no Brasil e na Venezuela: (re) produção ou incipiente superação do fracasso escolar
title_full_unstemmed A educação escolar nos programas sociais de combate à pobreza no Brasil e na Venezuela: (re) produção ou incipiente superação do fracasso escolar
title_sort A educação escolar nos programas sociais de combate à pobreza no Brasil e na Venezuela: (re) produção ou incipiente superação do fracasso escolar
author Costa, Gisele Cardoso
author_facet Costa, Gisele Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Marilene Proenca Rebello de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Gisele Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv América Latina
Failure pertaining to school
Fracasso escolar
Latin America
Pobreza
Poverty
topic América Latina
Failure pertaining to school
Fracasso escolar
Latin America
Pobreza
Poverty
description As recentes políticas públicas de combate à pobreza na América Latina apresentam-se articuladas à educação escolar. E como principais programas com essa característica, destacam-se o programa brasileiro Bolsa Família e o programa venezuelano Misión Robinson. A partir do pressuposto que a pobreza é constituída por elementos multifacetários, esses programas estabelecem a escolarização das camadas populares como condição de superação do ciclo intergeracional da pobreza, direcionando seus esforços para garantir a educação básica para seus beneficiários. Entretanto, uma das dimensões da reprodução ampliada da pobreza na América Latina é o fracasso escolar, que por meio de diversos mecanismos expulsa indiretamente da escola as crianças e jovens oriundos das camadas populares, ou nega para esses os saberes mínimos e elementares, produzindo a miséria intelectual dos trabalhadores. Desse modo, o objetivo da presente pesquisa é analisar os programas Bolsa Família (Brasil) e Misión Robinson (Venezuela), com o intuito de compreender a concepção educacional presente em nesses programas e problematizar o vínculo estabelecido entre o combate à pobreza e escolarização das camadas populares, no sentido de verificar se essa articulação desdobra-se no processo de superação ou manutenção do fracasso escolar. Para tanto adotamos como metodologia a análise documental, a partir das elaborações do Estado brasileiro e venezuelano que justificam a política dos programas supracitados. Essa análise tem como referencial teórico o materialismo histórico e dialético, a partir de sua contribuição latino-americana a Teoria Marxista da Dependência, a qual compreende as questões políticas, sociais e históricas do subcontinente como singularidades indissociáveis do lugar da América Latina na divisão internacional do trabalho, ou seja, de sua relação com a totalidade do modo de produção capitalista.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-26082016-124934/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-26082016-124934/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257399664050176