Sistema de monitoramento e detecção de transição de regime de lubrificação em mancal de deslizamento.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-19012024-100007/ |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é desenvolver um método de monitoramento não invasivo para a detecção do colapso do filme de lubrificação em mancais de deslizamento radial, através do sinal de vibração. Esta dissertação trata de mancais em diversas condições de funcionamento, diagnosticando a transição de regime de lubrificação desde uma condição sem contato até outras condições com contato, realizam-se através de análise de sinais de vibração que se obtém da bancada construída para estes ensaios; as condições de trabalho no mancal são modificadas pela aplicação de cargas radiais. Atualmente não existe uma técnica que prediz a falha por contato nos mancais, cabe lembrar que estas peças são de vital importância nas máquinas rotativas. O regime de lubrificação limite ocorre quando há contato entre o eixo e o mancal. Esta condição foi verificada por meio do monitoramento da resistência entre o eixo e o mancal. Os sinais de vibração foram obtidos por acelerômetros posicionados verticalmente sobre os mancais hidrodinâmicos. A carga aplicada foi monitorada por meio de uma célula de carga. A experiência consistiu em aplicar diversos carregamentos sobre o eixo e coleta de sinais de vibração e resistência elétrica. Os resultados mostram que os sinais de vibração permitem distinguir entre as duas condições: contato e não contato, através de análises de sinais. A determinação da condição com ou sem contato entre o eixo e o mancal pode ser estabelecida pelo valor de RMS do sinal de vibração. Quando se encontra sem contato o valor de RMS é menor e quase constante, mesmo com a mudança da carga. Ao passo que com contato, o valor de RMS é incrementado de forma proporcional à carga. Os sinais no domínio da freqüência são compostos por harmônicas e não harmônicas. As primeiras seis harmônicas da freqüência de rotação apresentam características diferentes na condição de contato e não contato. ) Quando não há contato, o aumento da carga provoca diminuição da amplitude destas harmônicas, quando há contato ocorre o contrário. Portando, a análise de vibração permite a detecção de falhas de lubrificação em mancais hidrodinâmicos. |
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Esta condição foi verificada por meio do monitoramento da resistência entre o eixo e o mancal. Os sinais de vibração foram obtidos por acelerômetros posicionados verticalmente sobre os mancais hidrodinâmicos. A carga aplicada foi monitorada por meio de uma célula de carga. A experiência consistiu em aplicar diversos carregamentos sobre o eixo e coleta de sinais de vibração e resistência elétrica. Os resultados mostram que os sinais de vibração permitem distinguir entre as duas condições: contato e não contato, através de análises de sinais. A determinação da condição com ou sem contato entre o eixo e o mancal pode ser estabelecida pelo valor de RMS do sinal de vibração. Quando se encontra sem contato o valor de RMS é menor e quase constante, mesmo com a mudança da carga. Ao passo que com contato, o valor de RMS é incrementado de forma proporcional à carga. Os sinais no domínio da freqüência são compostos por harmônicas e não harmônicas. As primeiras seis harmônicas da freqüência de rotação apresentam características diferentes na condição de contato e não contato. ) Quando não há contato, o aumento da carga provoca diminuição da amplitude destas harmônicas, quando há contato ocorre o contrário. Portando, a análise de vibração permite a detecção de falhas de lubrificação em mancais hidrodinâmicos.The objective of this work is to develop not invasive method of monitoring for the detection of the collapse of the lubrication film in bearing journal. This dissertation deals with bearing journal at several operation conditions, diagnosing the transition of lubrication regime from a condition without contact to other conditions with contact. The studied was made from analysis of vibration signals collected from experimental device build for this research; the work conditions in the bearing journal were modified by the application of several radial loads. A technique that predicts the foul for contact doesn\'t exist. It worth to point out that these pieces are of at the present time vital importance in the rotative machines. The limit lubrication regime occurs when there is contact between the shaft and the bearing journal. This condition was verified through the monitoring of the resistance electric between the shaft and the bearing journal. The vibration signs were obtained by accelerometers positioned vertically. On the top load bearing. The applied load was monitored vertically. The experience consisted of applying several load on the shaft and collect the vibration signal and electric resistance signal. The ults show that the vibration signal allows distinguishing between the two conditions. (Contact and not contact), through analyses signal. The determination of the condition with or without contact can be established by the value of RMS of the vibration sign.When it is without contact the RMS value it is smaller and almost constant, even with the change of the load. With contact, the value of RMS is increased from a proportional way to the load. The spectrum is composing by frequencies that are multiple of the shaft speed and frequencies that are not multiples of the shaft speed. ) The first six harmonics of the rotation frequency have different characteristics considering the contact and don\'t contact condition. While contact occurs, the increase of the load generates a decrease on the harmonic amplitude, while there is contact occurs the inverse behaviors. Therefore, the vibration analysis allows the detection of lubrication failure in bearing hydrodynamic.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPadovese, Linilson RodriguesCuri, Elvys Isaias Mercado2002-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-19012024-100007/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-19T12:06:03Zoai:teses.usp.br:tde-19012024-100007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-19T12:06:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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