\"Nós criamos uma raça\": o discurso identitário na narrativa expositiva do Museu Estadual do Carvão (Arroio dos Ratos/RS)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-171301/ |
Resumo: | Na Arroio dos Ratos da primeira metade do século XX, a comunidade carbonífera viu surgir e desaparecer uma importante indústria mineradora, tanto para o Rio Grande do Sul quanto para o Brasil. Com o fim da atividade extratora, a vila operária construída pelas companhias mineradoras foi desmantelada, restando apenas ruínas, memórias e os sentimentos de perda e orgulho pelo árduo ofício. Assim, a criação do Museu do Carvão nos remanescentes da antiga usina termoelétrica e poço de carvão foi percebida como uma oportunidade de reconstrução para esta comunidade, agindo igualmente como sustentação de uma \"identidade mineira\" pulsante. Mas não foi oportunidade apenas para ela, também para companhia mineradora e para o próprio Estado. Neste contexto os espaços de memória são utilizados como aparatos fundamentais para a divulgação de determinadas mensagens, entre elas representações da memória e de identidades. Partindo disso, esta pesquisa apresenta um estudo acerca das narrativas museológicas presentes no Museu Estadual do Carvão por intermédio de análise crítica do discurso expositivo veiculado pela instituição em dois momentos distintos, quando da reabertura do museu em 1994 e 20 anos depois, em 2014, com o objetivo de identificar, avaliar e compreender as relações entre identidade, memória e as instituições museais. |
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\"Nós criamos uma raça\": o discurso identitário na narrativa expositiva do Museu Estadual do Carvão (Arroio dos Ratos/RS)\"We created a race\": the identity discourse in the exhibition\'s narrative of the Museu Estadual do Carvão (Arroio dos Ratos/RS)History MuseumIdentidadeIdentityIndustrial HeritageMemóriaMemoryMuseu do CarvãoMuseu do CarvãoMuseu HistóricoPatrimônio industrialNa Arroio dos Ratos da primeira metade do século XX, a comunidade carbonífera viu surgir e desaparecer uma importante indústria mineradora, tanto para o Rio Grande do Sul quanto para o Brasil. Com o fim da atividade extratora, a vila operária construída pelas companhias mineradoras foi desmantelada, restando apenas ruínas, memórias e os sentimentos de perda e orgulho pelo árduo ofício. Assim, a criação do Museu do Carvão nos remanescentes da antiga usina termoelétrica e poço de carvão foi percebida como uma oportunidade de reconstrução para esta comunidade, agindo igualmente como sustentação de uma \"identidade mineira\" pulsante. Mas não foi oportunidade apenas para ela, também para companhia mineradora e para o próprio Estado. Neste contexto os espaços de memória são utilizados como aparatos fundamentais para a divulgação de determinadas mensagens, entre elas representações da memória e de identidades. Partindo disso, esta pesquisa apresenta um estudo acerca das narrativas museológicas presentes no Museu Estadual do Carvão por intermédio de análise crítica do discurso expositivo veiculado pela instituição em dois momentos distintos, quando da reabertura do museu em 1994 e 20 anos depois, em 2014, com o objetivo de identificar, avaliar e compreender as relações entre identidade, memória e as instituições museais.At the city of Arroio dos Ratos on the first half of the 20th century, the coal-mining community saw the rise and fall of the important mining industry of both for Rio Grande do Sul and Brazil. With the end of the extractive activity, the model village built by the companies was dismantled, leaving only ruins, memories and the feelings of loss and pride for all the hard work. The creation of the Museu do Carvão in the remnants of the older thermoelectric plant and coal pit was understood as an opportunity of reconstruction for this community, also acting as a support for a pulsating \"mining identity\". But it wasn\'t just an opportunity for it, also for the mining company and the goverment itself. In this context, these spaces are used as key device for the dissemination of certain messages, including representations of memory and identities. In light of this, the present study investigate museological narratives focused in two distinct moments of the Museu do Carvão: when the museum reopened in 1994 and 20 years later in 2014. We analyse these two ehxibitions discourse in order to identify, evaluate and understand the relationships among identity, cultural memory and museums.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcellos, Camilo de MelloOliveira, Clarissa Wetzel de2018-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-171301/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-03012019-171301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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