Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccino, Maria Thereza Raab Forastieri
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-02062015-162133/
Resumo: Acredita-se que para educar devemos criar várias maneiras de acesso a informação. Com esse propósito, a Telessaúde em suas diferentes vertentes, envolve atividades como promoção de saúde, educação e assistência. Entre elas a Teleducação Interativa, educação mediada por tecnologia que permite levar a informação para locais distantes. O Projeto Jovem Doutor, utiliza recursos de Teleducação Interativa, com o objetivo de incentivar estudantes a realizarem trabalhos cooperados que promovam a melhoria da saúde e da qualidade de vida das comunidades. Objetivo: Implementar um modelo de educação interativa em saúde sobre o tema Saúde Auditiva, fundamentado na dinâmica do Projeto Jovem Doutor. Material e Métodos: O trabalho foi realizado na Escola Estadual Ada Cariani Avalone, na cidade de Bauru. As atividades foram desenvolvidas em etapas. Primeiramente foi desenvolvido o modelo educacional em saúde auditiva com a elaboração dos materiais educacionais como as aulas presenciais, oficinas presenciais, ambiente virtual de aprendizagem, apresentados aos alunos na plataforma Moodle (AVA). Na etapa seguinte, foi realizada a multiplicação do conhecimento, com o envolvimento dos alunos da escola e também a comunidade. Para mensurar a efetividade da proposta foram utilizados os instrumentos: questionários de avaliação do conhecimento prévio, questionário situação-problema aplicados em dois momentos, pré e pós-capacitação, a Ficha de Pesquisa Motivacional (FPM), e Questionário de Impacto, aplicado após 3 meses de realização do programa. Resultados: Os resultados demonstraram que o programa de capacitação foi eficaz, pois proporcionou aos alunos o conhecimento sobre o tema Saúde Auditiva. Por meio de ações direcionadas, esse conhecimento foi multiplicado à comunidade acadêmica, como também, aos familiares, num total 802 pessoas. Com relação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, 100% dos alunos realizaram as atividades propostas e avaliaram a plataforma Moodle (AVA), como um Curso Impressionante em relação a análise da pesquisa motivacional. Os professores avaliaram como impactantes o interesse dos alunos em cuidar da audição, conscientizar outros colegas, mas não houve mudança de comportamento com relação ao uso dos fones de ouvido. Conclusão: Assim, foi possível concluir que o modelo de educação interativa em saúde sobre o tema Saúde Auditiva foi implementado de forma eficaz, alcançando um índice de satisfação altamente positivo, caracterizada pelo reconhecimento da necessidade da mudança de comportamento no cuidado com a saúde auditiva.
id USP_9a3f283d7b076d25c337c58cfea7228a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02062015-162133
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvidoInteractive educational model for adolescents headphone usersAudiçãoAuditionEducação em saúdeHealth educationTelehealthTelessaúdeAcredita-se que para educar devemos criar várias maneiras de acesso a informação. Com esse propósito, a Telessaúde em suas diferentes vertentes, envolve atividades como promoção de saúde, educação e assistência. Entre elas a Teleducação Interativa, educação mediada por tecnologia que permite levar a informação para locais distantes. O Projeto Jovem Doutor, utiliza recursos de Teleducação Interativa, com o objetivo de incentivar estudantes a realizarem trabalhos cooperados que promovam a melhoria da saúde e da qualidade de vida das comunidades. Objetivo: Implementar um modelo de educação interativa em saúde sobre o tema Saúde Auditiva, fundamentado na dinâmica do Projeto Jovem Doutor. Material e Métodos: O trabalho foi realizado na Escola Estadual Ada Cariani Avalone, na cidade de Bauru. As atividades foram desenvolvidas em etapas. Primeiramente foi desenvolvido o modelo educacional em saúde auditiva com a elaboração dos materiais educacionais como as aulas presenciais, oficinas presenciais, ambiente virtual de aprendizagem, apresentados aos alunos na plataforma Moodle (AVA). Na etapa seguinte, foi realizada a multiplicação do conhecimento, com o envolvimento dos alunos da escola e também a comunidade. Para mensurar a efetividade da proposta foram utilizados os instrumentos: questionários de avaliação do conhecimento prévio, questionário situação-problema aplicados em dois momentos, pré e pós-capacitação, a Ficha de Pesquisa Motivacional (FPM), e Questionário de Impacto, aplicado após 3 meses de realização do programa. Resultados: Os resultados demonstraram que o programa de capacitação foi eficaz, pois proporcionou aos alunos o conhecimento sobre o tema Saúde Auditiva. Por meio de ações direcionadas, esse conhecimento foi multiplicado à comunidade acadêmica, como também, aos familiares, num total 802 pessoas. Com relação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, 100% dos alunos realizaram as atividades propostas e avaliaram a plataforma Moodle (AVA), como um Curso Impressionante em relação a análise da pesquisa motivacional. Os professores avaliaram como impactantes o interesse dos alunos em cuidar da audição, conscientizar outros colegas, mas não houve mudança de comportamento com relação ao uso dos fones de ouvido. Conclusão: Assim, foi possível concluir que o modelo de educação interativa em saúde sobre o tema Saúde Auditiva foi implementado de forma eficaz, alcançando um índice de satisfação altamente positivo, caracterizada pelo reconhecimento da necessidade da mudança de comportamento no cuidado com a saúde auditiva.Believed to to educate must create several ways to access the information. For this purpose, the Telehealth in its various aspects, involves activities such as health promotion, education and assistance. Including the Interactive Tele-education, education mediated by technology which allows to the information to distant sites. The Young Doctor Project uses interactive Tele-education resources, in order to encourage students to carry out cooperative work to promote improved health and quality of life of communities. Objective: To implement an interactive model of education in health on \"Hearing Health\", based on the dynamics of Young Doctor Project. Methods: The study was conducted in the State School Ada Cariani Avalone in the city of Bauru. The activities were developed in stages. It was first developed the educational model in hearing health with the development of educational materials such as face-to-face workshops, virtual learning environment presented to the students in Moodle (AVA). In the next step, the multiplication of knowledge was carried out with the involvement of the students and also the community. To measure the effectiveness of the proposed instruments were used: evaluation questionnaires prior knowledge, problem situation questionnaire applied in two stages, before and after training, the Survey Form Motivational (FPM), and Impact Questionnaire, applied after 3 months for implementing the program. Results: The results showed that the training program was effective because it provided students with the knowledge on the topic Hearing Health. Through targeted actions, this knowledge was multiplied to the academic community, but also to the families, totaling 802 people. Regarding the Virtual Learning Environment, held 100% of the proposed activities and reviewed the Moodle platform (AVA) as a \"Awesome Course\" for analysis of motivational research. Teachers evaluated as impacting students\' interest in taking care of hearing, educate colleagues, but no behavior change regarding the use of headphones. Conclusion: Thus, it was concluded that the interactive model of education in health on \"Hearing Health\" was implemented effectively, achieving a highly positive satisfaction, characterized by the recognition of the need for care in behavior change on health hearing.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBlasca, Wanderléia QuinhoneiroPiccino, Maria Thereza Raab Forastieri2015-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-02062015-162133/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-02062015-162133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido
Interactive educational model for adolescents headphone users
title Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido
spellingShingle Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido
Piccino, Maria Thereza Raab Forastieri
Audição
Audition
Educação em saúde
Health education
Telehealth
Telessaúde
title_short Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido
title_full Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido
title_fullStr Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido
title_full_unstemmed Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido
title_sort Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido
author Piccino, Maria Thereza Raab Forastieri
author_facet Piccino, Maria Thereza Raab Forastieri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Blasca, Wanderléia Quinhoneiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccino, Maria Thereza Raab Forastieri
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Audition
Educação em saúde
Health education
Telehealth
Telessaúde
topic Audição
Audition
Educação em saúde
Health education
Telehealth
Telessaúde
description Acredita-se que para educar devemos criar várias maneiras de acesso a informação. Com esse propósito, a Telessaúde em suas diferentes vertentes, envolve atividades como promoção de saúde, educação e assistência. Entre elas a Teleducação Interativa, educação mediada por tecnologia que permite levar a informação para locais distantes. O Projeto Jovem Doutor, utiliza recursos de Teleducação Interativa, com o objetivo de incentivar estudantes a realizarem trabalhos cooperados que promovam a melhoria da saúde e da qualidade de vida das comunidades. Objetivo: Implementar um modelo de educação interativa em saúde sobre o tema Saúde Auditiva, fundamentado na dinâmica do Projeto Jovem Doutor. Material e Métodos: O trabalho foi realizado na Escola Estadual Ada Cariani Avalone, na cidade de Bauru. As atividades foram desenvolvidas em etapas. Primeiramente foi desenvolvido o modelo educacional em saúde auditiva com a elaboração dos materiais educacionais como as aulas presenciais, oficinas presenciais, ambiente virtual de aprendizagem, apresentados aos alunos na plataforma Moodle (AVA). Na etapa seguinte, foi realizada a multiplicação do conhecimento, com o envolvimento dos alunos da escola e também a comunidade. Para mensurar a efetividade da proposta foram utilizados os instrumentos: questionários de avaliação do conhecimento prévio, questionário situação-problema aplicados em dois momentos, pré e pós-capacitação, a Ficha de Pesquisa Motivacional (FPM), e Questionário de Impacto, aplicado após 3 meses de realização do programa. Resultados: Os resultados demonstraram que o programa de capacitação foi eficaz, pois proporcionou aos alunos o conhecimento sobre o tema Saúde Auditiva. Por meio de ações direcionadas, esse conhecimento foi multiplicado à comunidade acadêmica, como também, aos familiares, num total 802 pessoas. Com relação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, 100% dos alunos realizaram as atividades propostas e avaliaram a plataforma Moodle (AVA), como um Curso Impressionante em relação a análise da pesquisa motivacional. Os professores avaliaram como impactantes o interesse dos alunos em cuidar da audição, conscientizar outros colegas, mas não houve mudança de comportamento com relação ao uso dos fones de ouvido. Conclusão: Assim, foi possível concluir que o modelo de educação interativa em saúde sobre o tema Saúde Auditiva foi implementado de forma eficaz, alcançando um índice de satisfação altamente positivo, caracterizada pelo reconhecimento da necessidade da mudança de comportamento no cuidado com a saúde auditiva.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-02062015-162133/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-02062015-162133/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090306729050112