Modernização urbana e mobilidade: itinerários do bonde em Santiago do Chile, 1857-1934

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soto, Elisabet Prudant
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-25102018-135900/
Resumo: A tese aprofunda-se na história do primeiro meio de transporte destinado à mobilidade pública e coletiva de passageiros que circulou sistematicamente pelas ruas de Santiago do Chile, além de ter sido o mais utilizado em tal cidade até a década de 1930. A análise proposta percorre uma perspectiva dialética que busca reconstruir a contribuição desse veículo para a modernização da capital chilena, reconhecendo-o, para tanto, como um artefato sócio-técnico produtor de mobilidade urbana, ao mesmo tempo que um produto emblemático das necessidades e expectativas introduzidas pelo ideário do progresso da sociedade chilena. O objetivo da tese é estudar a importância do bonde em três planos ou, melhor dito, fazendo três paradas em seu itinerário histórico: como artefato que articulou relações produtivas específicas; possibilitou a introdução de novas tecnologias para o movimento que modificariam as formas através das quais a população reconheceria a cidade; e facilitou a concepção e organização da circulação na imaginação urbana.
id USP_9a47e763bc9bc2754981aa25c73ebcc4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25102018-135900
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Modernização urbana e mobilidade: itinerários do bonde em Santiago do Chile, 1857-1934Urban modernization and mobility: tram itineraries in Santiago, Chile, 1857-1934BondeMobilidadeMobilityModernizaçãoModernizationSantiago de ChileSantiago do ChileTramwayUrbanizaçãoUrbanizationA tese aprofunda-se na história do primeiro meio de transporte destinado à mobilidade pública e coletiva de passageiros que circulou sistematicamente pelas ruas de Santiago do Chile, além de ter sido o mais utilizado em tal cidade até a década de 1930. A análise proposta percorre uma perspectiva dialética que busca reconstruir a contribuição desse veículo para a modernização da capital chilena, reconhecendo-o, para tanto, como um artefato sócio-técnico produtor de mobilidade urbana, ao mesmo tempo que um produto emblemático das necessidades e expectativas introduzidas pelo ideário do progresso da sociedade chilena. O objetivo da tese é estudar a importância do bonde em três planos ou, melhor dito, fazendo três paradas em seu itinerário histórico: como artefato que articulou relações produtivas específicas; possibilitou a introdução de novas tecnologias para o movimento que modificariam as formas através das quais a população reconheceria a cidade; e facilitou a concepção e organização da circulação na imaginação urbana.This thesis provides an in-depth history of the first mode of transportation intended for public and collective mobility of passengers that circulated systematically through the streets of Santiago de Chile. The tramway was the citys most used transit system until the 1930s. The proposed analysis adopts a dialectical perspective that aims to reconstruct the contribution of such vehicle to the modernization of the Chilean capital. For that purpose, the tram is conceived as a socio-technical artifact that produced urban mobility, and at the same time as an emblematic product of the needs and expectations the ideology of progress introduced into the Chilean society. The aim of the thesis is to study the importance of the tram in three levels or, rather, making three stops along its historical itinerary: as a device that articulated specific relations of production; made possible the introduction of new mobility technologies that modified the ways in which the population recognized the city; and facilitated the conception and organization of circulation in the urban imagination.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, Gabriela PellegrinoSoto, Elisabet Prudant2018-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-25102018-135900/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-11-01T16:25:01Zoai:teses.usp.br:tde-25102018-135900Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-11-01T16:25:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modernização urbana e mobilidade: itinerários do bonde em Santiago do Chile, 1857-1934
Urban modernization and mobility: tram itineraries in Santiago, Chile, 1857-1934
title Modernização urbana e mobilidade: itinerários do bonde em Santiago do Chile, 1857-1934
spellingShingle Modernização urbana e mobilidade: itinerários do bonde em Santiago do Chile, 1857-1934
Soto, Elisabet Prudant
Bonde
Mobilidade
Mobility
Modernização
Modernization
Santiago de Chile
Santiago do Chile
Tramway
Urbanização
Urbanization
title_short Modernização urbana e mobilidade: itinerários do bonde em Santiago do Chile, 1857-1934
title_full Modernização urbana e mobilidade: itinerários do bonde em Santiago do Chile, 1857-1934
title_fullStr Modernização urbana e mobilidade: itinerários do bonde em Santiago do Chile, 1857-1934
title_full_unstemmed Modernização urbana e mobilidade: itinerários do bonde em Santiago do Chile, 1857-1934
title_sort Modernização urbana e mobilidade: itinerários do bonde em Santiago do Chile, 1857-1934
author Soto, Elisabet Prudant
author_facet Soto, Elisabet Prudant
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Gabriela Pellegrino
dc.contributor.author.fl_str_mv Soto, Elisabet Prudant
dc.subject.por.fl_str_mv Bonde
Mobilidade
Mobility
Modernização
Modernization
Santiago de Chile
Santiago do Chile
Tramway
Urbanização
Urbanization
topic Bonde
Mobilidade
Mobility
Modernização
Modernization
Santiago de Chile
Santiago do Chile
Tramway
Urbanização
Urbanization
description A tese aprofunda-se na história do primeiro meio de transporte destinado à mobilidade pública e coletiva de passageiros que circulou sistematicamente pelas ruas de Santiago do Chile, além de ter sido o mais utilizado em tal cidade até a década de 1930. A análise proposta percorre uma perspectiva dialética que busca reconstruir a contribuição desse veículo para a modernização da capital chilena, reconhecendo-o, para tanto, como um artefato sócio-técnico produtor de mobilidade urbana, ao mesmo tempo que um produto emblemático das necessidades e expectativas introduzidas pelo ideário do progresso da sociedade chilena. O objetivo da tese é estudar a importância do bonde em três planos ou, melhor dito, fazendo três paradas em seu itinerário histórico: como artefato que articulou relações produtivas específicas; possibilitou a introdução de novas tecnologias para o movimento que modificariam as formas através das quais a população reconheceria a cidade; e facilitou a concepção e organização da circulação na imaginação urbana.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-25102018-135900/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-25102018-135900/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091079706771456