Fatores de atração do investimento estrangeiro direto: o papel das instituições de países em desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-04112019-163236/ |
Resumo: | Evidências apontam para o benefício do recebimento de investimento estrangeiro direto (IED) principalmente em países em desenvolvimento. Atualmente, o grupo de países em desenvolvimento recebe relativamente menos IED que o grupo de países desenvolvidos. Para modificar esse quadro, entender os fatores que influenciam o recebimento de IED é fundamental. No entanto, mesmo amplamente investigados, parece haver pouco consenso sobre os fatores que influenciam o recebimento de IED. Apesar de certa convergência para a influência do tamanho do mercado e capital humano, sabe-se eles não são suficientes para explicar o fenômeno. O estudo utilizou a teoria institucional, considerando instituições como restrições informais e regras formais de uma sociedade, para analisar a contribuição da qualidade das instituições no recebimento de investimento estrangeiro direto. Os indicadores utilizados para refletir a qualidade institucional foram (i) voz e responsabilidade (ii) efetividade do governo (iii) estabilidade política (iv)controle da corrupção (v) estado de direito (vi) qualidade regulatória, pertencentes ao Worldwide Governance Indicators (WGI). O trabalho valeu-se de dois métodos sequenciais para a investigação: um painel de dados por estimação de efeitos fixos com 26 países em desenvolvimento ao longo de 18 anos (2000 a 2017) e posterior aplicação de 13 entrevistas semiestruturadas com executivos de empresas multinacionais e profissionais com experiência em projetos de investimento internacional. Ao combinar os achados dos dois métodos, o tamanho de mercado e capital humano foram encontrados como fatores que contribuem para a entrada de IED, confirmando a escolha como variáveis controles no painel de dados. Em termos institucionais, a qualidade regulatória destacou-se como fator que contribui para o recebimento de IED. Por sua vez, o controle de corrupção, foco de diversos estudos recentes, não foi encontrado como fator que pode influenciar a entrada de IED. Ainda, achados provenientes dos dois métodos sugerem que, na presença de outros fatores atraentes, a corrupção perde relevância. |
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Fatores de atração do investimento estrangeiro direto: o papel das instituições de países em desenvolvimentoFactors attracting foreign direct investment: the role of institutions in developing countries.Determinantes do IEDDeveloping countriesFDI determinantsForeign direct investmentInstituiçõesInstitutional theoryInstitutionsInvestimento estrangeiro diretoPaíses em desenvolvimentoTeoria InstitucionalEvidências apontam para o benefício do recebimento de investimento estrangeiro direto (IED) principalmente em países em desenvolvimento. Atualmente, o grupo de países em desenvolvimento recebe relativamente menos IED que o grupo de países desenvolvidos. Para modificar esse quadro, entender os fatores que influenciam o recebimento de IED é fundamental. No entanto, mesmo amplamente investigados, parece haver pouco consenso sobre os fatores que influenciam o recebimento de IED. Apesar de certa convergência para a influência do tamanho do mercado e capital humano, sabe-se eles não são suficientes para explicar o fenômeno. O estudo utilizou a teoria institucional, considerando instituições como restrições informais e regras formais de uma sociedade, para analisar a contribuição da qualidade das instituições no recebimento de investimento estrangeiro direto. Os indicadores utilizados para refletir a qualidade institucional foram (i) voz e responsabilidade (ii) efetividade do governo (iii) estabilidade política (iv)controle da corrupção (v) estado de direito (vi) qualidade regulatória, pertencentes ao Worldwide Governance Indicators (WGI). O trabalho valeu-se de dois métodos sequenciais para a investigação: um painel de dados por estimação de efeitos fixos com 26 países em desenvolvimento ao longo de 18 anos (2000 a 2017) e posterior aplicação de 13 entrevistas semiestruturadas com executivos de empresas multinacionais e profissionais com experiência em projetos de investimento internacional. Ao combinar os achados dos dois métodos, o tamanho de mercado e capital humano foram encontrados como fatores que contribuem para a entrada de IED, confirmando a escolha como variáveis controles no painel de dados. Em termos institucionais, a qualidade regulatória destacou-se como fator que contribui para o recebimento de IED. Por sua vez, o controle de corrupção, foco de diversos estudos recentes, não foi encontrado como fator que pode influenciar a entrada de IED. Ainda, achados provenientes dos dois métodos sugerem que, na presença de outros fatores atraentes, a corrupção perde relevância.Evidence showcase the benefit of foreign direct investment (FDI) in host countries, especially in developing countries. Currently, the developing countries host relatively less FDI than the developed countries. To modify this scenario, understanding what influence the FDI inflow is paramount. However, despite largely investigated, there still is little consensus regarding the factors influencing the FDI inflow. Regardless of certain consensus in market size and human capital, it is known they are not sufficient to explain the FDI inflow. Drawing upon institutional theory, considering institutions as informal constraints and formal rules of a society, this work analyzes the influence of institutional quality on FDI inbound. The indicators of institutional quality were (i) voice and accountability (i) political stability (iii) government effectiveness (iv) regulatory quality (v) rule of law (vi) control of corruption from the Worldwide Governance Indicators (WGI). The research design relied on two methods: a panel data (fixed effects) with 26 developing countries throughout 18 years (2000 - 2017) and henceforth 13 semi-structured interviews with multinational executives and specialists in international investment projects. Combining the findings from the two methods, size market and human capital were found as attractive factors, corroborating the choice of both as control variables in the panel data. In terms of institutions, regulatory quality stood out as a factor likely to attract FDI in developing countries. On the other hand corruption control, central in many recent studies have shown no relevance. Also, findings from the two methods pointed out in the presence of other attractive factors, control of corruption loses its significance.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFeldmann, Paulo RobertoAlbino, Júlia2019-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-04112019-163236/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T20:50:00Zoai:teses.usp.br:tde-04112019-163236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T20:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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