Conhecimento científico e divulgação científica: uma aproximação produtiva em busca do empoderamento e da emancipação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-23122021-204356/ |
Resumo: | A ciência tem sido profundamente legitimada como produtora de conhecimentos que devem ser transmitidos e assimilados pelos sujeitos. No entanto, o déficit de compreensão de temas científicos pelo público geral é enorme; o conhecimento científico não está igualmente distribuído, nem integrado a outros saberes e, quando se faz presente, muitas vezes, não tem aplicação na vida cotidiana. Esta dissertação tem por objetivo, a partir da análise dos resultados de entrevistas realizadas com docentes do ensino médio que atuam em uma escola da rede estadual da cidade de São Paulo, investigar como ocorre a interação entre o professor e os materiais de divulgação científica, os critérios utilizados para seleção, as vantagens, desvantagens, impedimentos do uso, bem como compreender como esses materiais, trabalhados na última etapa da educação formal, pelo viés dos Estudos Culturais, podem contribuir para a democratização do conhecimento científico, para a ampliação cultural e inserção do cidadão na cultura científica. A seleção das categorias de análise: (1) consumo de informação científica, (2) aspectos metodológicos e (3) relevância da divulgação científica, justifica-se pelo interesse em investigar como o consumo de informações científicas reflete na prática pedagógica e a importância de se trabalhar com a divulgação científica agregada à diversidade epistemológica, na educação formal, de maneira a democratizar o conhecimento científico e a possibilitar ao estudante uma aprendizagem significativa. O procedimento de análise adotado consistiu na análise de conteúdo categorial temática proposta por Bardin (2010) e o recorte realizado foi a nível semântico, no qual os principais temas foram identificados. Os resultados das análises possibilitaram verificar os principais meios de obtenção de informação científica pelos respondentes, os recursos utilizados para divulgação do conhecimento científico, os critérios de seleção, os principais propósitos de ensino para o uso dos materiais de divulgação, bem como as representações sociais que os professores têm sobre o que significa divulgação científica. Além disso, observamos que sendo compreendida como a veiculação de informações científicas e tecnológicas ao público em geral, a divulgação científica pode ser um meio eficiente para socializar e disseminar conhecimentos sobre ciência e tecnologia, aliada ao ensino formal e ao letramento científico, empoderando o cidadão para identificar silenciamentos, obscuridades e contribuir com o combate à disseminação de fake news; constituindo-se um espaço fértil de investigação na medida em que pode constituir um elemento para impedir que o conhecimento seja sinônimo de dominação e poder ou fique concentrado nas mãos de uma minoria, neste caso, aqueles que dominam o conhecimento científico |
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Conhecimento científico e divulgação científica: uma aproximação produtiva em busca do empoderamento e da emancipaçãoScientific knowledge and scientific divulgation: a productive approach in search of empowerment and emancipationConhecimento científicoCultura científicaDivulgação científicaEducação formalFormal educationScientific cultureScientific divulgationScientific knowledgeA ciência tem sido profundamente legitimada como produtora de conhecimentos que devem ser transmitidos e assimilados pelos sujeitos. No entanto, o déficit de compreensão de temas científicos pelo público geral é enorme; o conhecimento científico não está igualmente distribuído, nem integrado a outros saberes e, quando se faz presente, muitas vezes, não tem aplicação na vida cotidiana. Esta dissertação tem por objetivo, a partir da análise dos resultados de entrevistas realizadas com docentes do ensino médio que atuam em uma escola da rede estadual da cidade de São Paulo, investigar como ocorre a interação entre o professor e os materiais de divulgação científica, os critérios utilizados para seleção, as vantagens, desvantagens, impedimentos do uso, bem como compreender como esses materiais, trabalhados na última etapa da educação formal, pelo viés dos Estudos Culturais, podem contribuir para a democratização do conhecimento científico, para a ampliação cultural e inserção do cidadão na cultura científica. A seleção das categorias de análise: (1) consumo de informação científica, (2) aspectos metodológicos e (3) relevância da divulgação científica, justifica-se pelo interesse em investigar como o consumo de informações científicas reflete na prática pedagógica e a importância de se trabalhar com a divulgação científica agregada à diversidade epistemológica, na educação formal, de maneira a democratizar o conhecimento científico e a possibilitar ao estudante uma aprendizagem significativa. O procedimento de análise adotado consistiu na análise de conteúdo categorial temática proposta por Bardin (2010) e o recorte realizado foi a nível semântico, no qual os principais temas foram identificados. Os resultados das análises possibilitaram verificar os principais meios de obtenção de informação científica pelos respondentes, os recursos utilizados para divulgação do conhecimento científico, os critérios de seleção, os principais propósitos de ensino para o uso dos materiais de divulgação, bem como as representações sociais que os professores têm sobre o que significa divulgação científica. Além disso, observamos que sendo compreendida como a veiculação de informações científicas e tecnológicas ao público em geral, a divulgação científica pode ser um meio eficiente para socializar e disseminar conhecimentos sobre ciência e tecnologia, aliada ao ensino formal e ao letramento científico, empoderando o cidadão para identificar silenciamentos, obscuridades e contribuir com o combate à disseminação de fake news; constituindo-se um espaço fértil de investigação na medida em que pode constituir um elemento para impedir que o conhecimento seja sinônimo de dominação e poder ou fique concentrado nas mãos de uma minoria, neste caso, aqueles que dominam o conhecimento científicoScience has been deeply legitimized as a producer of knowledge that must be transmitted and assimilated by individuals. However, the comprehension deficit of scientific topics by the general public is enormous; the scientific knowledge is not evenly distributed or integrated into other types of knowledge and, when it is present, it is not often applied to everyday life. This dissertation aims to, based on the analysis of interviews results carried out with high school teachers who work in a public school in the city of São Paulo, investigate how the interaction between the teacher and the scientific divulgation material occurs, the selection criteria adopted, advantages, disadvantages, obstacles to use, as well as understand how this material, used in the last stage of formal education, biased by Cultural Studies, can contribute to the democratization of scientific knowledge, the cultural expansion and the citizen insertion in the scientific culture. The selection of the analysis categories: (1) scientific information consumption, (2) methodological aspects and (3) relevance of scientific divulgation, is justified by the interest in investigating how the consumption of scientific information reflects in the pedagogical practice and the importance of working with the scientific divulgation associated with the epistemological diversity, in formal education, in order to democratize the scientific knowledge and provide students with meaningful learning. The analysis procedure applied consisted of the theme/category-based content analysis proposed by Bardin (2010) and the focal point was in the semantic level, in which the main topics were identified. The results of the analyses allowed us to check the principal means of scientific information acquisition by the respondents, the resources used for the divulgation of the scientific knowledge, the selection criteria, the main teaching purposes for the use of divulgation material, as well as the social representations that the teachers have of what scientific divulgation means. Furthermore, we notice that being understood as the distribution of scientific and technological information to the general public, the scientific divulgation can be an efficient means of socializing and disseminating knowledge about science and technology, associated with the formal education and the scientific literacy, empowering the citizen to identify silencing, obscurities and contribute to combating the spread of fake news; representing a fertile investigation space as it can constitute an element to prevent knowledge from being a synonym of domination and power or being concentrated in the hands of a minority, in this case, those who dominate the scientific knowledgeBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGuridi, Verónica MarcelaImperador, Cristiane2021-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-23122021-204356/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-18T13:05:35Zoai:teses.usp.br:tde-23122021-204356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-18T13:05:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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