Amortecimento Potencial em Sistemas Flutuantes: Wave Drift Damping.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marcelo Ramos
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-25072024-074357/
Resumo: O trabalho apresenta um procedimento para o cálculo dos coeficientes da matriz de \"wave drift damping\". A importância desta componente de amortecimento passou a ser examinada a partir da década de 80 quando Wichers (1982) apresentou resultados experimentais, mostrando que o amortecimento medido na presença de ondas é muito maior que o medido na ausência de ondas. A partir desta data vários trabalhos, de diferentes pesquisadores, tem tratado desta questão. Aranha (1996) apresentou uma formulação, que causou polêmica, para a determinação dos elementos da matriz de amortecimento de \"wave drift damping\", relativos aos movimentos de \"surge\" e de \"sway\", a partir dos esforços de deriva. Os objetivos do presente trabalho são o de verificar a aderência da formulação proposta por Aranha (1996) com a realização de ensaios em escala reduzida e, em seguida, estender esta formulação aos movimentos em \"yaw\". Inicialmente são analisados os esforços atuantes sobre o navio devido às ondas, incluindo-se os efeitos devido ao \"wave drift damping\". Utilizando-se a conservação de energia e da quantidade de movimento transportada pela onda, obtem-se as expressões para os elementos da matriz de \"wave drift damping\" referentes aos movimentos de \"surge\" e \"sway\". Com o intuito de avaliar os resultados obtidos pelas expressões desenvolvidas, é realizada uma avaliação numérica e uma experimental. Com a avaliação numérica, efetuada comdois navios distintos operados pela PETROBRÁS, mostra-se a importância do efeito do \"wave drift damping\" na composição dos esforços solicitantes sobre as unidades. Para validar os resultados obtidos com as expressões utilizadas na análise numérica, foram realizados alguns ensaios no tanque de provas do IPT com um modelo em escala reduzida do navio Vidal de Negreiros. Estes ensaios, além de demonstrar os bons resultados obtidos por estas expressões, ilustram também o efeito do \"wave drift damping\" sobre o ângulo de equilíbrio do navio, quando ancorado pelo sistema \"turret\". Evidenciada a importância do efeito do \"wave drift damping\" e comprovados os bons resultados obtidos para o amortecimento em \"surge\" e em \"sway\" devido a este efeito, é analisada a influência da velocidade de \"yaw\" da unidade flutuante sobre os efeitos causados pela onda. Utilizando-se a discrepância de escalas, ou seja, o fato da boca ser muito menor que o comprimento, o movimento de \"yaw\" de cada seção do navio é tratado como um movimento de \"sway\" de intensidade igual ao produto da velocidade angular da unidade no plano horizontal pela distância da seção em questão ao centro de giro. Partindo desta premissa, o trabalho avalia os efeitos do movimento de \"yaw\" sobre os esforços de deriva exercidos no navio a partir das expressões referentes ao movimento de \"sway\", já utilizadas e avaliadas previamente. Para tanto é necessário o conhecimento dos coeficientes de deriva seccionais dos navios. Para se obter estes coeficientes, foi elaborado um programa baseado na Teoria de Corpos Esbeltos cujos resultados foram avaliados utilizando-se o programa WAMIT de propriedade da PETROBRÁS. Objetivando-se ainda a utilização dos resultados fornecidos por programas comerciais, como por exemplo o programa WAMIT, são apresentadas expressões heurísticas que, baseando-se em verificações em alta freqüência e na discrepância de escalas, permitem estimar o efeito do movimento de \"yaw\" do navio sobre o amortecimento potencial. Por fim, considerando-se um corpo com geometria idêntica à utilizada por Grue & Palm (1996) é realizada uma comparação entre os resultados publicados e os obtidos pela metodologia proposta, verificando-se a concordância dos dados, principalmente, no que diz respeito aos elementos da matriz de \"wave drift damping\" que gera um momento associado ao movimento de \"yaw\" da unidade.
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Os objetivos do presente trabalho são o de verificar a aderência da formulação proposta por Aranha (1996) com a realização de ensaios em escala reduzida e, em seguida, estender esta formulação aos movimentos em \"yaw\". Inicialmente são analisados os esforços atuantes sobre o navio devido às ondas, incluindo-se os efeitos devido ao \"wave drift damping\". Utilizando-se a conservação de energia e da quantidade de movimento transportada pela onda, obtem-se as expressões para os elementos da matriz de \"wave drift damping\" referentes aos movimentos de \"surge\" e \"sway\". Com o intuito de avaliar os resultados obtidos pelas expressões desenvolvidas, é realizada uma avaliação numérica e uma experimental. Com a avaliação numérica, efetuada comdois navios distintos operados pela PETROBRÁS, mostra-se a importância do efeito do \"wave drift damping\" na composição dos esforços solicitantes sobre as unidades. Para validar os resultados obtidos com as expressões utilizadas na análise numérica, foram realizados alguns ensaios no tanque de provas do IPT com um modelo em escala reduzida do navio Vidal de Negreiros. Estes ensaios, além de demonstrar os bons resultados obtidos por estas expressões, ilustram também o efeito do \"wave drift damping\" sobre o ângulo de equilíbrio do navio, quando ancorado pelo sistema \"turret\". Evidenciada a importância do efeito do \"wave drift damping\" e comprovados os bons resultados obtidos para o amortecimento em \"surge\" e em \"sway\" devido a este efeito, é analisada a influência da velocidade de \"yaw\" da unidade flutuante sobre os efeitos causados pela onda. Utilizando-se a discrepância de escalas, ou seja, o fato da boca ser muito menor que o comprimento, o movimento de \"yaw\" de cada seção do navio é tratado como um movimento de \"sway\" de intensidade igual ao produto da velocidade angular da unidade no plano horizontal pela distância da seção em questão ao centro de giro. Partindo desta premissa, o trabalho avalia os efeitos do movimento de \"yaw\" sobre os esforços de deriva exercidos no navio a partir das expressões referentes ao movimento de \"sway\", já utilizadas e avaliadas previamente. Para tanto é necessário o conhecimento dos coeficientes de deriva seccionais dos navios. Para se obter estes coeficientes, foi elaborado um programa baseado na Teoria de Corpos Esbeltos cujos resultados foram avaliados utilizando-se o programa WAMIT de propriedade da PETROBRÁS. Objetivando-se ainda a utilização dos resultados fornecidos por programas comerciais, como por exemplo o programa WAMIT, são apresentadas expressões heurísticas que, baseando-se em verificações em alta freqüência e na discrepância de escalas, permitem estimar o efeito do movimento de \"yaw\" do navio sobre o amortecimento potencial. Por fim, considerando-se um corpo com geometria idêntica à utilizada por Grue & Palm (1996) é realizada uma comparação entre os resultados publicados e os obtidos pela metodologia proposta, verificando-se a concordância dos dados, principalmente, no que diz respeito aos elementos da matriz de \"wave drift damping\" que gera um momento associado ao movimento de \"yaw\" da unidade.The work presents a procedure to calculate the wave drift damping matrix coefficients. The study of this damping component began in the early eighties when Wichers (1982) presented some experimental results, which showed that the damping increases when there is an incident wave on the unit. Afterwards several works, from different authors, have treated this question. Aranha (1996) presented a formulation, which caused polemic, to evaluate the elements of the wave drift damping matrix, corresponding to the surge and sway motion of the unit, based on the drift coefficients. The objectives of the present work are the verification of the adherence of the formulation proposed by Aranha (1996) to the experimental results obtained in reduced scale tests and, in a next step, extend this formulation to the yaw motion of the unit. Initially it is analyzed the load acting on the unit due to the incident wave, including the effect of the wave drift damping. To obtain the expressions of the wave drift damping matrix elements corresponding to the surge and sway motions of the unit, the work used the conservation laws for the energy and for the momentum transported by the waves. Numeric and experimental comparisons were performed in order to evaluate the results produced by the developed expressions. The numeric evaluation, which was carried out withtwo units operated by PETROBRAS, showed the importance of the wave drift damping effect on the composition of the total load acting on the unit. To validate the results obtained with the expressions used in the numeric evaluation, model tests were carried out in IPT towing tank with a reduced scale model of the Vidal de Negreiros tanker. These tests demonstrated that the results obtained with the proposed expressions are very accurate and illustrated the importance of the wave drift damping effect on the equilibrium position of the vessel when a turret configuration is used for mooring system. Once it was confirmed the importance of the wave drift damping effect and validated the good results obtained for the damping in surge and sway due to this effect, it is analyzed the influence of the yaw motion of the unit on the effect due to the incident waves. Due to the discrepancy of scales, i.e., the fact of the beam is much smaller than the length, the yaw motion in each section of the unit can be treated like a sway motion with amplitude equal to the product of the angular velocity by the horizontal distance of the section to the center of the angular motion.Based on this premise, this workevaluates the effects of the yaw motion on the drift forces acting upon the unit making use of the expressions derived for the sway motion, that has been previously evaluated. Therefore, the sectional drift force coefficients is necessary and to get these coefficients, a program based on the Slender Body Theory was elaborated, whose results were evaluated by the WAMIT program. To allow the utilization of the results provided by the commercial programs, for instance, the WAMIT one, heuristic expressions, based on verifications in high frequency and in discrepancy of the scales, are presented to yield an estimation of the effect of yaw motion of the unit on the potential damping. Finally, adopting the same geometry of the body used by Grue & Palm (1996), it is performed a comparison between the results publicized by those authors and the values obtained by the proposed methodology. It was found out a good agreement between these values, mainly for the elements of the wave drift damping matrix that produce a moment associated with the yaw motion of the unit.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrinati, Hernani LuizMartins, Marcelo Ramos1999-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-25072024-074357/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:42:46Zoai:teses.usp.br:tde-25072024-074357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:42:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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