A padronização na gestão da cadeia de suprimentos da carne bovina por supermercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Bruno Leonardo Ravaiani
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20190821-130154/
Resumo: Com o objetivo de identificar a relação estabelecida entre a padronização na comercialização de carne bovina in natura por supermercados, a coordenação de fornecedores e o tamanho da firma supermercadista, foi realizada uma pesquisa junto a lojas de supermercados do estado de São Paulo e da região metropolitana de Belo Horizonte, a partir de um questionário estruturado que abordou também aspectos relacionados ao conhecimento de novas tecnologias do varejo e aos hábitos de compra de carne bovina in natura. Utilizando-se da análise de tabelas de contingência, foram relacionadas as três variáveis objeto da pesquisa e verificada a existência ou não de dependência estatística entre elas. Os resultados obtidos permitem concluir que existe a esperada forte dependência estatística entre a coordenação de fornecedores e o tamanho da firma supermercadista, bem como entre a coordenação de fornecedores e a padronização de processos na comercialização de carne bovina, mas não permitem observar a relação de dependência esperada entre a padronização e o tamanho da firma. Além disso, os resultados permitiram o conhecimento das práticas mais utilizadas e das práticas de fronteira da padronização na comercialização de carne bovina in natura, bem como as práticas mais utilizadas e as práticas de fronteira na coordenação de fornecedores. Identificou-se que o recebimento de carne bovina desossada e embalada em peças é uma prática mais utilizada no recebimento de carne bovina, e que o recebimento de carne desossada e embalada em cortes prontos, paletizada é uma prática de fronteira da padronização . Pelo lado da coordenação, as práticas de preferência na descarga para entrega em horário programado e de preços diferenciados para os fornecedores que entregam a carne desossada são as mais utilizadas, enquanto a contratação de fornecedores de carne ainda é uma prática de fronteira da coordenação. De maneira geral, concluiu-se que a implantação de ferramentas como a gestão de cadeias de suprimento tem a sua viabilidade comprometida no curto prazo, devido principalmente à reduzida difusão de práticas de padronização entre todos os estratos de tamanho das firmas supermercadistas e às dificuldades impostas pelo pequeno conhecimento das novas ferramentas tecnológicas para o varejo
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Os resultados obtidos permitem concluir que existe a esperada forte dependência estatística entre a coordenação de fornecedores e o tamanho da firma supermercadista, bem como entre a coordenação de fornecedores e a padronização de processos na comercialização de carne bovina, mas não permitem observar a relação de dependência esperada entre a padronização e o tamanho da firma. Além disso, os resultados permitiram o conhecimento das práticas mais utilizadas e das práticas de fronteira da padronização na comercialização de carne bovina in natura, bem como as práticas mais utilizadas e as práticas de fronteira na coordenação de fornecedores. Identificou-se que o recebimento de carne bovina desossada e embalada em peças é uma prática mais utilizada no recebimento de carne bovina, e que o recebimento de carne desossada e embalada em cortes prontos, paletizada é uma prática de fronteira da padronização . Pelo lado da coordenação, as práticas de preferência na descarga para entrega em horário programado e de preços diferenciados para os fornecedores que entregam a carne desossada são as mais utilizadas, enquanto a contratação de fornecedores de carne ainda é uma prática de fronteira da coordenação. De maneira geral, concluiu-se que a implantação de ferramentas como a gestão de cadeias de suprimento tem a sua viabilidade comprometida no curto prazo, devido principalmente à reduzida difusão de práticas de padronização entre todos os estratos de tamanho das firmas supermercadistas e às dificuldades impostas pelo pequeno conhecimento das novas ferramentas tecnológicas para o varejoWith the goal on identify the relationship between the standardization on the beef buying and selling by supermarkets, the coordination of suppliers and the size of the firm, was made a survey on supermarket firms on the state of São Paulo and on the metropolitan area of Belo Horizonte, with a structured questionnaire that also researched the knowledge level of new retail technologies and the supermarket purchase behavior of beef. Using contingency tables analysis, had been related the three focus variables and investigated the statistical dependence relationship between them. The results lead to a conclusion that exists the strong statistical dependence relationship between the coordination of suppliers and the size of the firm, and between coordination and standardization on the beef buying and selling process, but not between the standardization and the size of the firm. Moreover, there was demonstrated the knowledge of the most common practices and the best practices of standardization on the beef buying and selling process o and of the most common practices and the best practices of coordination of suppliers. There was identified that the receiving of piece packed unbone beef (boxed beet) is the most common practice, and the palleted boxed beef is the best practice on the receiving of beef. On coordination, the preference on outlet to programmed time deliver and the price differentiation to suppliers that deliver the boxed beef are the most common practices, while the beef supplier contracting is a best practice. Finally, the results lead to the conclusion that the implementation of managerial tools like the supply chain management is rendered difficult on the short run, essencially because the low diffusion of the standardization practices between all supermarket size categories and the dificulties imposed by the low knowledge of new retail managerial tools and technologiesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJank, Marcos SawayaBrum, Bruno Leonardo Ravaiani2000-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20190821-130154/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-08-22T21:23:28Zoai:teses.usp.br:tde-20190821-130154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-08-22T21:23:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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