Abertura dos assentos de edição única e limitada à contemplação, disrupção e mudança de hábitos: uma investigação peirciana sobre as relações entre arte e design
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-23082021-215200/ |
Resumo: | Ao desconsiderar os sistemas pré-estabelecidos de leis e regras que prescrevem tradicionalmente os artefatos de uso (como a sistematização do processo de criação, a padronização das qualidades da aparência do objeto criado e a univocidade do processo de fruição) e ao priorizar as qualidades que geralmente caracterizam um objeto artístico (como a liberdade do processo de criação, a unicidade das qualidades da aparência do objeto criado e a ambiguidade do processo de fruição), esta tese tem como objetivo defender a hipótese de que a recente produção de assentos de edição única e limitada (cadeiras, poltronas, bancos, banquetas e chaises) exibida nos espaços de artes revela aberturas nas características convencionalmente esperadas para um objeto de uso, aproximando-se das propriedades dos objetos de arte: abertura à contemplação, à disrupção e à mudanças de hábitos. A abertura à contemplação é caracterizada como puro sentir diante das qualidades únicas das propostas criadas. A abertura à disrupção é relativa ao choque bruto da alteridade diante das indeterminações dos objetos apreciados. Por fim, a abertura à mudança de hábitos é referente ao processo de transformação das ações desempenhadas diante da ambiguidade das peças. Para a averiguação dessa hipótese, percorremos o caminho de investigação proposto por Charles Peirce (1839-1914) pautado nas mudanças do estado de crença-dúvida-crença. Este percurso investigativo foi organizado em seis capítulos, divididos em duas partes. De modo geral, a primeira parte apresenta o problema de pesquisa situado no contexto onde ele foi identificado, evidencia a abrangência e a diversidade de práticas e discursos sobre o universo de estudo e explica o recorte dado para esta pesquisa, bem como a relevância do método adotado. A segunda parte realiza três análises interdependentes de um conjunto de assentos representativos do problema levantado. De modo específico, o primeiro capítulo reúne um panorama da formação do pensamento dicotômico entre arte e design e evidencia as convencionais diferenciações subsistentes entre os artefatos de design e as obras de arte a partir do modo como essas atividades se comportam diante da experiência de alteridade. O segundo capítulo problematiza as diferenciações apresentadas como consequência da identificação de práticas e discursos que divergem dos preceitos inicialmente apontados. O terceiro capítulo apresenta um caminho para a investigação dos desafios do problema levantado à luz do pensamento pragmático peirciano. O quarto capítulo apresenta uma investigação fenomenológica por meio da observação da aparência das qualidades de um conjunto de assentos enquanto fenômeno. O quinto capítulo expõe uma investigação semiótica a partir do estudo do processo de significação do mesmo conjunto de assentos enquanto signo em ação. O sexto capítulo mostra como as propriedades identificadas nos assentos analisados nos exercícios fenomenológico e semiótico revelam aberturas nos hábitos de conduta. Finalmente, a conclusão apresenta os resultados de pesquisa, a partir da exposição de uma concepção sobre esses artefatos, que se aproxima um pouco mais dos fatos observados, na tentativa de revelar sua natureza aberta, expandida e conectada com o campo de arte. Ao término desta pesquisa, mostramos como as aberturas identificadas nas condutas desempenhadas nas relações dinâmicas e interdependentes entre os modos de produção, a aparência dos artefatos analisados e os processos de fruição afetam o modo de perceber, de interpretar, de agir e, por fim, de conceituar o que são esses objetos. |
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Abertura dos assentos de edição única e limitada à contemplação, disrupção e mudança de hábitos: uma investigação peirciana sobre as relações entre arte e designOpenness of unique and limited-edition seats to contemplation, disruption and changing habits: a peircean inquiry on the relationship between art and designAlteridadeAlterityAmbiguidadeAmbiguityArt and designArte e designCharles Sanders PeirceCharles Sanders PeirceUnicidadeUniquenessAo desconsiderar os sistemas pré-estabelecidos de leis e regras que prescrevem tradicionalmente os artefatos de uso (como a sistematização do processo de criação, a padronização das qualidades da aparência do objeto criado e a univocidade do processo de fruição) e ao priorizar as qualidades que geralmente caracterizam um objeto artístico (como a liberdade do processo de criação, a unicidade das qualidades da aparência do objeto criado e a ambiguidade do processo de fruição), esta tese tem como objetivo defender a hipótese de que a recente produção de assentos de edição única e limitada (cadeiras, poltronas, bancos, banquetas e chaises) exibida nos espaços de artes revela aberturas nas características convencionalmente esperadas para um objeto de uso, aproximando-se das propriedades dos objetos de arte: abertura à contemplação, à disrupção e à mudanças de hábitos. A abertura à contemplação é caracterizada como puro sentir diante das qualidades únicas das propostas criadas. A abertura à disrupção é relativa ao choque bruto da alteridade diante das indeterminações dos objetos apreciados. Por fim, a abertura à mudança de hábitos é referente ao processo de transformação das ações desempenhadas diante da ambiguidade das peças. Para a averiguação dessa hipótese, percorremos o caminho de investigação proposto por Charles Peirce (1839-1914) pautado nas mudanças do estado de crença-dúvida-crença. Este percurso investigativo foi organizado em seis capítulos, divididos em duas partes. De modo geral, a primeira parte apresenta o problema de pesquisa situado no contexto onde ele foi identificado, evidencia a abrangência e a diversidade de práticas e discursos sobre o universo de estudo e explica o recorte dado para esta pesquisa, bem como a relevância do método adotado. A segunda parte realiza três análises interdependentes de um conjunto de assentos representativos do problema levantado. De modo específico, o primeiro capítulo reúne um panorama da formação do pensamento dicotômico entre arte e design e evidencia as convencionais diferenciações subsistentes entre os artefatos de design e as obras de arte a partir do modo como essas atividades se comportam diante da experiência de alteridade. O segundo capítulo problematiza as diferenciações apresentadas como consequência da identificação de práticas e discursos que divergem dos preceitos inicialmente apontados. O terceiro capítulo apresenta um caminho para a investigação dos desafios do problema levantado à luz do pensamento pragmático peirciano. O quarto capítulo apresenta uma investigação fenomenológica por meio da observação da aparência das qualidades de um conjunto de assentos enquanto fenômeno. O quinto capítulo expõe uma investigação semiótica a partir do estudo do processo de significação do mesmo conjunto de assentos enquanto signo em ação. O sexto capítulo mostra como as propriedades identificadas nos assentos analisados nos exercícios fenomenológico e semiótico revelam aberturas nos hábitos de conduta. Finalmente, a conclusão apresenta os resultados de pesquisa, a partir da exposição de uma concepção sobre esses artefatos, que se aproxima um pouco mais dos fatos observados, na tentativa de revelar sua natureza aberta, expandida e conectada com o campo de arte. Ao término desta pesquisa, mostramos como as aberturas identificadas nas condutas desempenhadas nas relações dinâmicas e interdependentes entre os modos de produção, a aparência dos artefatos analisados e os processos de fruição afetam o modo de perceber, de interpretar, de agir e, por fim, de conceituar o que são esses objetos.By disregarding the pre-established systems of laws and rules that traditionally prescribe the use artifacts (such as the systematization of the creation process, the standardization of the appearance qualities of the created object and the uniqueness of the fruition process) and by prioritizing the qualities that they generally characterize an artistic object (such as the freedom of the creation process, the uniqueness of the appearance qualities of the created object and the ambiguity of the fruition process); this thesis aims to defend the hypothesis that the recent production of unique and limited-edition seats (chairs, armchairs, benches, stools and chaises) displayed in the arts spaces reveals openness in the characteristics conventionally expected for an object of use, approaching those of the properties of art objects: openness to contemplation, disruption and changes in habits. Openness to contemplation is characterized as pure feeling before the unique qualities of the proposals created. The openness to disruption is related to the gross shock of otherness in the face of the indeterminations of the objects appreciated. Finally, the openness to changing habits is related to the transformation process of the actions performed in the face of the ambiguity of the pieces. To investigate this hypothesis, we followed the path of investigation proposed by Charles Peirce (1839-1914) based on changes in the state of belief-doubt-belief. This investigative path was organized in six chapters divided into two parts. In general, the first part presents the research problem located in the context where it was identified, highlights the scope and diversity of practices and discourses on the universe of study and explains the focus given to this research, as well as the relevance of the method adopted. The second part performs three interdependent analyzes of a set of seats representative of the problem raised. Specifically, the first chapter gathers an overview of the formation of dichotomous thought between art and design and highlights the conventional subsistent differences between design artifacts and works of art from the way these activities behave in the face of the experience of otherness. The second chapter discusses the differences presented as a consequence of the identification of practices and discourses that differ from the precepts initially pointed out. The third chapter presents a way to investigate the challenges of the problem raised in the light of Peircean pragmatic thought. The fourth chapter presents a phenomenological inquiry by observing the appearance of the qualities of a set of seats as a phenomenon. The fifth chapter presents a semiotic inquiry based on the study of the meaning process of the same set of seats as a sign in action. The sixth chapter shows how the properties identified in the seats analyzed in the phenomenological and semiotic exercises reveal openness in the habits of conduct. Finally, the conclusion presents the research results, from the exposition of a conception about these artifacts, which is a little closer to the observed facts, in an attempt to reveal their open, expanded and connected nature with the art field. At the end of this research, we show how the openness identified in the conducts performed in the dynamic and interdependent relationships between the modes of production, the appearance of the analyzed artifacts and the fruition processes affect the way of perceiving, interpreting, acting and, finally, to conceptualize what these objects are.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTavares, Monica Baptista SampaioMelo, Desirèe Paschoal de2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-23082021-215200/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-24T02:47:02Zoai:teses.usp.br:tde-23082021-215200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-24T02:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Ao desconsiderar os sistemas pré-estabelecidos de leis e regras que prescrevem tradicionalmente os artefatos de uso (como a sistematização do processo de criação, a padronização das qualidades da aparência do objeto criado e a univocidade do processo de fruição) e ao priorizar as qualidades que geralmente caracterizam um objeto artístico (como a liberdade do processo de criação, a unicidade das qualidades da aparência do objeto criado e a ambiguidade do processo de fruição), esta tese tem como objetivo defender a hipótese de que a recente produção de assentos de edição única e limitada (cadeiras, poltronas, bancos, banquetas e chaises) exibida nos espaços de artes revela aberturas nas características convencionalmente esperadas para um objeto de uso, aproximando-se das propriedades dos objetos de arte: abertura à contemplação, à disrupção e à mudanças de hábitos. A abertura à contemplação é caracterizada como puro sentir diante das qualidades únicas das propostas criadas. A abertura à disrupção é relativa ao choque bruto da alteridade diante das indeterminações dos objetos apreciados. Por fim, a abertura à mudança de hábitos é referente ao processo de transformação das ações desempenhadas diante da ambiguidade das peças. Para a averiguação dessa hipótese, percorremos o caminho de investigação proposto por Charles Peirce (1839-1914) pautado nas mudanças do estado de crença-dúvida-crença. Este percurso investigativo foi organizado em seis capítulos, divididos em duas partes. De modo geral, a primeira parte apresenta o problema de pesquisa situado no contexto onde ele foi identificado, evidencia a abrangência e a diversidade de práticas e discursos sobre o universo de estudo e explica o recorte dado para esta pesquisa, bem como a relevância do método adotado. A segunda parte realiza três análises interdependentes de um conjunto de assentos representativos do problema levantado. De modo específico, o primeiro capítulo reúne um panorama da formação do pensamento dicotômico entre arte e design e evidencia as convencionais diferenciações subsistentes entre os artefatos de design e as obras de arte a partir do modo como essas atividades se comportam diante da experiência de alteridade. O segundo capítulo problematiza as diferenciações apresentadas como consequência da identificação de práticas e discursos que divergem dos preceitos inicialmente apontados. O terceiro capítulo apresenta um caminho para a investigação dos desafios do problema levantado à luz do pensamento pragmático peirciano. O quarto capítulo apresenta uma investigação fenomenológica por meio da observação da aparência das qualidades de um conjunto de assentos enquanto fenômeno. O quinto capítulo expõe uma investigação semiótica a partir do estudo do processo de significação do mesmo conjunto de assentos enquanto signo em ação. O sexto capítulo mostra como as propriedades identificadas nos assentos analisados nos exercícios fenomenológico e semiótico revelam aberturas nos hábitos de conduta. Finalmente, a conclusão apresenta os resultados de pesquisa, a partir da exposição de uma concepção sobre esses artefatos, que se aproxima um pouco mais dos fatos observados, na tentativa de revelar sua natureza aberta, expandida e conectada com o campo de arte. Ao término desta pesquisa, mostramos como as aberturas identificadas nas condutas desempenhadas nas relações dinâmicas e interdependentes entre os modos de produção, a aparência dos artefatos analisados e os processos de fruição afetam o modo de perceber, de interpretar, de agir e, por fim, de conceituar o que são esses objetos. |
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