Falhar melhor: dramaturgia e encenação no teatro final de Samuel Beckett dos manuscritos aos theatrical notebooks
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-08062022-114135/ |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo central desenvolver reflexões acerca do teatro final de Samuel Beckett, a partir da perspectiva do aprimoramento do processo de escrita dramatúrgica de Beckett resultante de sua experiência como encenador. Para tanto, realizamos o estudo e análise de nosso objeto, o trabalho realizado por Beckett como dramaturgo e encenador ao longo das duas últimas décadas de sua produção teatral, em um recorte temporal que se inicia em 1972 e se estende até 1983, compreendendo todo o arco final da produção teatral do autor de Esperando Godot. No intuito de abarcarmos de forma aprofundada a complexa e extensa obra teatral final de Beckett, nos debruçamos neste estudo sobre oito dramatículos beckettianos, cotejando-os com o estudo e análise de extenso material primário, compreendendo desde os theatrical notebooks relativos a quatro dos oito dramatículos finais encenados por Beckett no Schiller-Theater berlinense e no Royal Court Theatre londrino, passando por manuscritos não publicados que fazem parte do acervo do Beckett Archive da Beckett International Foundation, localizado na University of Reading na Inglaterra, e chegando à correspondência do dramaturgo-encenador irlandês e a alguns de seus escritos teóricos. O trabalho se divide entre comentários críticos acerca dos dramatículos Not I, That time, Footfalls, A piece of monologue, Rockaby, Ohio impromptu, Catastrophe e What where, apontamentos críticos acerca das encenações dirigidas por Beckett e, em casos específicos, encenações realizadas por outros diretores com colaboração direta de Beckett. |
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Falhar melhor: dramaturgia e encenação no teatro final de Samuel Beckett dos manuscritos aos theatrical notebooksFail better: dramaturgy and staging in Samuel Becketts final theatre from manuscripts to theatrical notebooksDramaticulesDramatículosEncenaçãoManuscriptsManuscritosSamuel BeckettSamuel BeckettStagingTheatrical notebooksTheatrical notebooksEste trabalho tem como objetivo central desenvolver reflexões acerca do teatro final de Samuel Beckett, a partir da perspectiva do aprimoramento do processo de escrita dramatúrgica de Beckett resultante de sua experiência como encenador. Para tanto, realizamos o estudo e análise de nosso objeto, o trabalho realizado por Beckett como dramaturgo e encenador ao longo das duas últimas décadas de sua produção teatral, em um recorte temporal que se inicia em 1972 e se estende até 1983, compreendendo todo o arco final da produção teatral do autor de Esperando Godot. No intuito de abarcarmos de forma aprofundada a complexa e extensa obra teatral final de Beckett, nos debruçamos neste estudo sobre oito dramatículos beckettianos, cotejando-os com o estudo e análise de extenso material primário, compreendendo desde os theatrical notebooks relativos a quatro dos oito dramatículos finais encenados por Beckett no Schiller-Theater berlinense e no Royal Court Theatre londrino, passando por manuscritos não publicados que fazem parte do acervo do Beckett Archive da Beckett International Foundation, localizado na University of Reading na Inglaterra, e chegando à correspondência do dramaturgo-encenador irlandês e a alguns de seus escritos teóricos. O trabalho se divide entre comentários críticos acerca dos dramatículos Not I, That time, Footfalls, A piece of monologue, Rockaby, Ohio impromptu, Catastrophe e What where, apontamentos críticos acerca das encenações dirigidas por Beckett e, em casos específicos, encenações realizadas por outros diretores com colaboração direta de Beckett.This work aims to develop reflections about Samuel Beckett\'s final theatre from the perspective of the improvement of Beckett\'s dramaturgical writing process resulting from his experience as a director. In order to do so, we study and analyse our object, Beckett\'s work as playwright and director during the last two decades of his theatrical production, in a time span that starts in 1972 and goes until 1983, comprising the entire final arc of the theatrical production by the author of Waiting for Godot. In order to comprehend Beckett\'s complex and extensive final work, we wil focus on eight Beckettian dramaticules, comparing them with the study and analysis of extensive primary material, ranging from the theatrical notebooks of four of the eight final dramaticules Beckett staged at Berlin\'s Schiller-Theater and London\'s Royal Court Theatre passing through the unpublished manuscripts that are part of the Beckett Archive of the Beckett International Foundation, located at the University of Reading in England, and arriving at the Irish playwright-director\'s correspondence and some of his theoretical writings. The work is divided between critical comments on the plays Not I, That time, Footfalls, A piece of monologue, Rockaby, Ohio impromptu, Catastrophe and What where, critical notes on the plays directed by Beckett and, in specific cases, stagings performed by other directors with Beckett\'s direct collaboration.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Fabio Rigatto de SouzaSantos, Felipe Augusto de Souza2021-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-08062022-114135/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-08T14:58:17Zoai:teses.usp.br:tde-08062022-114135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-08T14:58:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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