Mito e narrativa: a (des)construção da imagem pública de Lula no contexto da crise política de 2016
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21022018-153016/ |
Resumo: | A presente pesquisa investiga como se deu o processo de (des)construção da imagem pública de Lula durante a crise política brasileira de 2016 e como foram acionadas as narrativas do mito político nesse processo. Para atingirmos esses objetivos analisamos a circulação de narrativas no Twitter que mencionavam a palavra-chave \"Lula\" e que foram publicadas durante quatro contextos ocorridos naquele ano, quais sejam: as manifestações sociais a favor do impeachment de Dilma Rousseff que se deram em 13 de março; as protestações sociais contra o golpe ocorridas em 18 de março, a votação do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, em 17 de abril, e no Senado Federal, em 12 de maio. Os procedimentos adotados para a realização da investigação basearam-se em pesquisa teórica sobre os conceitos de mito, narrativa e imagem pública política, bem como sobre a circulação desses conceitos nas sociedades midiatizadas. Além disso, realizamos pesquisa bibliográfica sobre a trajetória política de Lula, bem como acerca da crise política instituída no Brasil desde as manifestações sociais ocorridas em junho de 2013 com vistas a: a) compreender a polarização de sentidos entre as narrativas do impeachment e do golpe, na medida em que essa discussão se mostrou central nas conversações civis predominantemente após a autorização da instauração do processo de impeachment de Dilma Rousseff, em dezembro de 2015; e b) contextualizar os quatro períodos da crise política de 2016 supramencionados. Feito o percurso teórico, a pesquisa empírica baseou-se na análise de redes sociais para que fosse possível investigar os tipos de perfis ou de usuários do microblog (classificados em seis categorias, a saber: perfis de lideranças políticas, de veículos jornalísticos, de blogs jornalísticos, de formadores de opinião, de militância ou de usuários comuns) que foram fundamentais na circulação de informação sobre Lula nos períodos investigados. Baseou-se igualmente na análise de narrativas, destinada à compreensão do conteúdo dessas informações em circulação. |
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Mito e narrativa: a (des)construção da imagem pública de Lula no contexto da crise política de 2016Myth and narrative: the (de)construction of Lula\'s public image in the context of the 2016 political crisisCrise PolíticaImagem públicaLulaLula. Mito políticoNew narrrativesNovas narrativasPolitical CrisisPolitical MythPublic ImageA presente pesquisa investiga como se deu o processo de (des)construção da imagem pública de Lula durante a crise política brasileira de 2016 e como foram acionadas as narrativas do mito político nesse processo. Para atingirmos esses objetivos analisamos a circulação de narrativas no Twitter que mencionavam a palavra-chave \"Lula\" e que foram publicadas durante quatro contextos ocorridos naquele ano, quais sejam: as manifestações sociais a favor do impeachment de Dilma Rousseff que se deram em 13 de março; as protestações sociais contra o golpe ocorridas em 18 de março, a votação do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, em 17 de abril, e no Senado Federal, em 12 de maio. Os procedimentos adotados para a realização da investigação basearam-se em pesquisa teórica sobre os conceitos de mito, narrativa e imagem pública política, bem como sobre a circulação desses conceitos nas sociedades midiatizadas. Além disso, realizamos pesquisa bibliográfica sobre a trajetória política de Lula, bem como acerca da crise política instituída no Brasil desde as manifestações sociais ocorridas em junho de 2013 com vistas a: a) compreender a polarização de sentidos entre as narrativas do impeachment e do golpe, na medida em que essa discussão se mostrou central nas conversações civis predominantemente após a autorização da instauração do processo de impeachment de Dilma Rousseff, em dezembro de 2015; e b) contextualizar os quatro períodos da crise política de 2016 supramencionados. Feito o percurso teórico, a pesquisa empírica baseou-se na análise de redes sociais para que fosse possível investigar os tipos de perfis ou de usuários do microblog (classificados em seis categorias, a saber: perfis de lideranças políticas, de veículos jornalísticos, de blogs jornalísticos, de formadores de opinião, de militância ou de usuários comuns) que foram fundamentais na circulação de informação sobre Lula nos períodos investigados. Baseou-se igualmente na análise de narrativas, destinada à compreensão do conteúdo dessas informações em circulação.The present research investigates the process of (de)constructing of the public image of Lula during the Brazilian political crisis of 2016 and how the narratives of the political myth were triggered in this process. In order to reach these objectives, we analyzed the circulation of narratives on Twitter that mentioned the keyword \"Lula\" and that were published during four contexts that occurred in that year, namely: the social demonstrations in favor of Dilma Rousseff\'s impeachment that occurred on 13 March; the social protests against the coup on March 18, the impeachment vote in the Chamber of Deputies on April 17 and in the Federal Senate on May 12. The procedures adopted to carry out the research were based on theoretical research on the concepts of myth, narrative and public political image, as well as on the circulation of these concepts in mediatized societies. In addition, we carried out a bibliographical research on Lula\'s political trajectory, as well as on the political crisis instituted in Brazil since the social demonstrations that took place in June 2013, with a view to: a) understanding the polarization of meanings between the narratives of impeachment and the narratives of the coup, inasmuch as this discussion was central to civilian conversations predominantly after the authorization of Dilma Rousseff\'s impeachment process in December 2015; and b) contextualize the four contexts of the political crisis of 2016 mentioned above. The empirical research was based on the analysis of social networks so that it was possible to investigate the types of microblogging profiles or users (classified into six categories, to be specific: political leaders, journalistic vehicles, journalistic blogs, opinion leaders, militants or common users) that were fundamental in the circulation of information about Lula in the periods investigated. It was also based on the analysis of narratives, aimed at understanding the content of this information in circulation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Paulo Roberto Nassar dePassos, Mariana Rezende dos2017-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21022018-153016/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-21022018-153016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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