Estratégias educativas com jovens escolares em quarenta anos da epidemia de HIV/AIDS: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Nathália Santana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7143/tde-12012022-112543/
Resumo: Introdução: Desde os primeiros casos relatados, a infecção pelo HIV é crescente entre os jovens. Pensar sobre a saúde sexual dos jovens requer a compreensão de suas implicações na vida dos indivíduos, os impactos que têm no desenvolvimento social e econômico das comunidades e dos países. A educação em saúde sexual aparece como eixo fundamental para redução da vulnerabilidade dos jovens ao HIV/aids. Objetivo: Analisar abordagens, elementos e impactos das estratégias educativas utilizadas para trabalhar a temática HIV/aids, com jovens escolares, nos quarenta anos de epidemia. Método: Trata-se de um estudo de Revisão Integrativa da Literatura. O estudo não necessita da submissão para avaliação de um Comitê de Ética em Pesquisa. As bases de dados utilizadas foram: BDENF, CINAHL, CUIDEN, EMBASE, ERIC, LILACS, MEDLINE, PSYCINFO e SCOPUS. As estratégias de busca foram adaptadas a partir da estratégia-chave: Educação em Saúde AND Jovem AND AIDS AND HIV. Foram incluídos artigos de estudos primários sobre estratégias educativas com foco em HIV/aids, sem limitação de ano, desenvolvidos no espaço escolar, destinado a jovens estudantes que estavam cursando do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Resultados: Ao realizar as etapas do processo de seleção dos estudos, obteve-se 42 artigos para análise, que compuseram a amostra final. Na avaliação do rigor metodológico, todos os estudos apresentaram boa qualidade. Houve predomínio de estratégias educativas direcionadas aos jovens cursando o ensino médio e a média de idade ficou em 16,4 anos. O uso de atividades inclusivas como dramatização, discussão, espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas, apresentações em grupo, dentre outros recursos que envolveram a participação dos alunos, esteve presente em todos os estudos. Os professores escolares foram os principais responsáveis pelas intervenções. Somente duas pesquisas foram conduzidas integralmente por profissionais da enfermagem. O conhecimento específico sobre HIV/aids foi avaliado em todos os estudos, apresentando aumento significativo após as intervenções. Conclusão: Os achados nesta pesquisa indicam que as metodologias ativas apresentam melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem. Porém, para que os impactos das intervenções perdurem para além de um curto período, é preciso elaborar estratégias educativas que considerem as especificidades dos jovens, reconhecendo suas vulnerabilidades e necessidades em saúde. Destaca-se que apenas dois estudos foram produzidos no Brasil, indicando a necessidade de novas pesquisas direcionadas às estratégias educativas sobre HIV/aids. Também, evidencia-se a urgência em promover a articulação entre profissionais da saúde e educação no planejamento das atividades, ressaltando o papel de professores escolares e enfermeiros neste processo.
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spelling Estratégias educativas com jovens escolares em quarenta anos da epidemia de HIV/AIDS: uma revisão integrativaEducational strategies with young schoolchildren in forty years of HIV/AIDS epidemic: an integrative reviewAIDSAidsEducação em SaúdeEnfermagemHealth EducationHIVHIVJovensNursingYoungIntrodução: Desde os primeiros casos relatados, a infecção pelo HIV é crescente entre os jovens. Pensar sobre a saúde sexual dos jovens requer a compreensão de suas implicações na vida dos indivíduos, os impactos que têm no desenvolvimento social e econômico das comunidades e dos países. A educação em saúde sexual aparece como eixo fundamental para redução da vulnerabilidade dos jovens ao HIV/aids. Objetivo: Analisar abordagens, elementos e impactos das estratégias educativas utilizadas para trabalhar a temática HIV/aids, com jovens escolares, nos quarenta anos de epidemia. Método: Trata-se de um estudo de Revisão Integrativa da Literatura. O estudo não necessita da submissão para avaliação de um Comitê de Ética em Pesquisa. As bases de dados utilizadas foram: BDENF, CINAHL, CUIDEN, EMBASE, ERIC, LILACS, MEDLINE, PSYCINFO e SCOPUS. As estratégias de busca foram adaptadas a partir da estratégia-chave: Educação em Saúde AND Jovem AND AIDS AND HIV. Foram incluídos artigos de estudos primários sobre estratégias educativas com foco em HIV/aids, sem limitação de ano, desenvolvidos no espaço escolar, destinado a jovens estudantes que estavam cursando do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Resultados: Ao realizar as etapas do processo de seleção dos estudos, obteve-se 42 artigos para análise, que compuseram a amostra final. Na avaliação do rigor metodológico, todos os estudos apresentaram boa qualidade. Houve predomínio de estratégias educativas direcionadas aos jovens cursando o ensino médio e a média de idade ficou em 16,4 anos. O uso de atividades inclusivas como dramatização, discussão, espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas, apresentações em grupo, dentre outros recursos que envolveram a participação dos alunos, esteve presente em todos os estudos. Os professores escolares foram os principais responsáveis pelas intervenções. Somente duas pesquisas foram conduzidas integralmente por profissionais da enfermagem. O conhecimento específico sobre HIV/aids foi avaliado em todos os estudos, apresentando aumento significativo após as intervenções. Conclusão: Os achados nesta pesquisa indicam que as metodologias ativas apresentam melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem. Porém, para que os impactos das intervenções perdurem para além de um curto período, é preciso elaborar estratégias educativas que considerem as especificidades dos jovens, reconhecendo suas vulnerabilidades e necessidades em saúde. Destaca-se que apenas dois estudos foram produzidos no Brasil, indicando a necessidade de novas pesquisas direcionadas às estratégias educativas sobre HIV/aids. Também, evidencia-se a urgência em promover a articulação entre profissionais da saúde e educação no planejamento das atividades, ressaltando o papel de professores escolares e enfermeiros neste processo.Introduction: Since the first reported cases, HIV infection has increased among young people. Thinking about the sexual health of young people requires understanding its implications for the lives of individuals, the impacts it has on the social and economic development of communities and countries. Sexual health education appears as a fundamental axis for reducing the vulnerability of young people to HIV/AIDS. Objective: To analyze approaches, elements and impacts of educational strategies used to work on the HIV/AIDS theme, with young schoolchildren, in the forty years of the epidemic. Method: This is an Integrative Literature Review study. The study does not require submission for evaluation by a Research Ethics Committee. The databases used were: BDENF, CINAHL, CUIDEN, EMBASE, ERIC, LILACS, MEDLINE, PSYCINFO and SCOPUS. The search strategies were adapted from the key strategy: Health Education AND Youth AND AIDS AND HIV. Articles from primary studies on educational strategies focused on HIV/AIDS, without limitation of year, developed in the school environment, aimed at young students from the sixth year of elementary school to the third year of high school, were included. Results: When performing the steps of the study selection process, 42 articles were obtained for analysis, and composed the final sample. In the assessment of methodological rigor, all studies showed good quality. There was a predominance of educational strategies aimed at young people attending high school, and the average age was 16.4 years. The use of inclusive activities such as dramatization, discussion, space for questions and clarification of doubts, group presentations, among other resources that involved the participation of students, was present in all studies. School teachers were the main responsible for the interventions. Only two surveys were entirely conducted by nursing professionals. Specific knowledge about HIV/AIDS was assessed in all studies, showing a significant increase after the interventions. Conclusion: The findings in this research indicate that active methodologies present better results in the teaching and learning process, but for the impacts of interventions to last beyond a short period, it is necessary to develop educational strategies that consider the specificities of young people, recognizing their vulnerabilities and health needs. It is noteworthy that only two studies were produced in Brazil, indicating the need for further research aimed at educational strategies on HIV/AIDS. The urgency to promote the articulation between health and education professionals, in the planning of activities, is also evident, emphasizing the role of school teachers and nurses in this process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNichiata, Lucia Yasuko IzumiSimão, Nathália Santana2021-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7143/tde-12012022-112543/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-20T14:24:56Zoai:teses.usp.br:tde-12012022-112543Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-20T14:24:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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