Por uma prática reflexiva no ensino de línguas estrangeiras: saberes e diálogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renilson Santos Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-25102010-163613
Resumo: Esta tese foi pensada como instrumento de estudo da prática do professor de línguas estrangeiras em sala de aula no contexto educacional sergipano. Embora o enfoque tenha sido dado ao aspecto prático da profissão, a teoria não poderia ser negligenciada como parte integrante e imprescindível do fazer docente. Para a realização da pesquisa empírica junto aos três professores de línguas: espanhol, francês e inglês, foi adotada a metodologia da pesquisa-ação crítico colaborativa. Os resultados obtidos sinalizaram a emergência de novas atitudes por parte dos professores e daqueles que fazem a educação como um todo, no sentido de alcançarem uma prática docente mais crítica e emancipatória, fazendo emergir daí o professor pesquisador de sua própria prática, inaugurando o paradigma do professor reflexivo.
id USP_9c81d695388dc976e0d508549d9c28fe
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25102010-163613
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Por uma prática reflexiva no ensino de línguas estrangeiras: saberes e diálogos For a reflective practice on the teaching of foreign languages: knowledge and dialogue 2010-06-07Maria Sabina KundmanJose Cerchi FusariTokiko IshiharaVera Lucia MarinelliPaulo Roberto MassaroRenilson Santos OliveiraUniversidade de São PauloLetras (Língua e Literatura Francesa)USPBR Análise de práticas Collective reflection Foreign language teachers Formação do professor Practice analysis Prática reflexiva Professores de línguas estrangeiras Reflective practice Reflexão coletiva Teacher education Esta tese foi pensada como instrumento de estudo da prática do professor de línguas estrangeiras em sala de aula no contexto educacional sergipano. Embora o enfoque tenha sido dado ao aspecto prático da profissão, a teoria não poderia ser negligenciada como parte integrante e imprescindível do fazer docente. Para a realização da pesquisa empírica junto aos três professores de línguas: espanhol, francês e inglês, foi adotada a metodologia da pesquisa-ação crítico colaborativa. Os resultados obtidos sinalizaram a emergência de novas atitudes por parte dos professores e daqueles que fazem a educação como um todo, no sentido de alcançarem uma prática docente mais crítica e emancipatória, fazendo emergir daí o professor pesquisador de sua própria prática, inaugurando o paradigma do professor reflexivo. This thesis was conceived as an instrument for the study of the practice of in-service foreign language teachers in Sergipe state. Although considerable emphasis was placed on practice, theory was not neglected, since it is a constitutive and indispensable part of the teaching practice. For this empirical research critical collaborative action research was conducted with three foreign language teachers of Spanish, English and French. The results indicated the emergence of new attitudes by these teachers and by other people involved in education as far as the achievement of a more critical and emancipatory teaching practice is concerned, thus bringing forth a teacher who researches his/her own practice and inaugurating the paradigm of the reflective teacher. https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-25102010-163613info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:09:31Zoai:teses.usp.br:tde-25102010-163613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:18:25.939948Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Por uma prática reflexiva no ensino de línguas estrangeiras: saberes e diálogos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv For a reflective practice on the teaching of foreign languages: knowledge and dialogue
title Por uma prática reflexiva no ensino de línguas estrangeiras: saberes e diálogos
spellingShingle Por uma prática reflexiva no ensino de línguas estrangeiras: saberes e diálogos
Renilson Santos Oliveira
title_short Por uma prática reflexiva no ensino de línguas estrangeiras: saberes e diálogos
title_full Por uma prática reflexiva no ensino de línguas estrangeiras: saberes e diálogos
title_fullStr Por uma prática reflexiva no ensino de línguas estrangeiras: saberes e diálogos
title_full_unstemmed Por uma prática reflexiva no ensino de línguas estrangeiras: saberes e diálogos
title_sort Por uma prática reflexiva no ensino de línguas estrangeiras: saberes e diálogos
author Renilson Santos Oliveira
author_facet Renilson Santos Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Sabina Kundman
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jose Cerchi Fusari
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tokiko Ishihara
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Vera Lucia Marinelli
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Paulo Roberto Massaro
dc.contributor.author.fl_str_mv Renilson Santos Oliveira
contributor_str_mv Maria Sabina Kundman
Jose Cerchi Fusari
Tokiko Ishihara
Vera Lucia Marinelli
Paulo Roberto Massaro
description Esta tese foi pensada como instrumento de estudo da prática do professor de línguas estrangeiras em sala de aula no contexto educacional sergipano. Embora o enfoque tenha sido dado ao aspecto prático da profissão, a teoria não poderia ser negligenciada como parte integrante e imprescindível do fazer docente. Para a realização da pesquisa empírica junto aos três professores de línguas: espanhol, francês e inglês, foi adotada a metodologia da pesquisa-ação crítico colaborativa. Os resultados obtidos sinalizaram a emergência de novas atitudes por parte dos professores e daqueles que fazem a educação como um todo, no sentido de alcançarem uma prática docente mais crítica e emancipatória, fazendo emergir daí o professor pesquisador de sua própria prática, inaugurando o paradigma do professor reflexivo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-25102010-163613
url https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-25102010-163613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Língua e Literatura Francesa)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794503050353704960