Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias, Diogo Abadio Nunes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-17052008-123529/
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo um estudo sobre perfil de consumidor e o problema de localização de lojas de diferentes canais de vendas do varejo, levando em consideração o perfil socioeconômico e perfil de compra dos consumidores. Uma análise de clusters possibilitou, com base nos dados de vendas por classes sócio-econômicas de lojas dos vários canais obtidos de um varejista, a segmentação de diferentes tipos de lojas e canais com potenciais de vendas diferenciados. Posteriormente, a pesquisa propõe uma modelagem para o problema de localização dos grupos de loja no varejo empregando programação linear inteira. O modelo visa à maximização do resultado operacional total que se obtém da política de localização de diferentes tipos de lojas e canais numa cidade ou região. O modelo é implementado para a cidade de Belo Horizonte (MG), utilizando-se os dados levantados de potenciais de vendas para os diferentes tipos de canais lojas e os dados da distribuição das populações dos bairros de BH, segmentados pelas várias classes sócioeconômicas. Uma análise de Sensibilidade apresenta os efeitos de diferentes formas de operacionalização da área de influência ou cobertura de uma loja sobre a política de localização das lojas, bem como sobre o resultado operacional. A análise sensibilizada mostrou também que o modelo buscou dentre os diferentes cenários alterados, a aproximação na indicação dos bairros a ser instalados as lojas, ao percentual de influência e ao potencial de vendas dos diferentes bairros por tipos de lojas. A segmentação das lojas em vários tipos e canais bem como a proposição de operacionalização da região de cobertura de uma loja contribuem com discussões importantes para a literatura. Por outro lado, a modelagem proposta pode apresentar subsídio para a tomada de decisão gerencial na expansão ou implantação de lojas de varejo numa determinada região.
id USP_9d404462a5a20f160a98bb28af19692a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17052008-123529
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de coberturaRetail store location: a demographic consumer analysis and a coverage model propositionCobertura de clientesConsumer coverageConsumer demographicsDecision makingInteger linear programmingLocalizaçãoLocalização do varejoLocationPerfil do consumidorProgramação linear inteiraRetail locationRetailerTomada de decisãoVarejoO presente trabalho tem como objetivo um estudo sobre perfil de consumidor e o problema de localização de lojas de diferentes canais de vendas do varejo, levando em consideração o perfil socioeconômico e perfil de compra dos consumidores. Uma análise de clusters possibilitou, com base nos dados de vendas por classes sócio-econômicas de lojas dos vários canais obtidos de um varejista, a segmentação de diferentes tipos de lojas e canais com potenciais de vendas diferenciados. Posteriormente, a pesquisa propõe uma modelagem para o problema de localização dos grupos de loja no varejo empregando programação linear inteira. O modelo visa à maximização do resultado operacional total que se obtém da política de localização de diferentes tipos de lojas e canais numa cidade ou região. O modelo é implementado para a cidade de Belo Horizonte (MG), utilizando-se os dados levantados de potenciais de vendas para os diferentes tipos de canais lojas e os dados da distribuição das populações dos bairros de BH, segmentados pelas várias classes sócioeconômicas. Uma análise de Sensibilidade apresenta os efeitos de diferentes formas de operacionalização da área de influência ou cobertura de uma loja sobre a política de localização das lojas, bem como sobre o resultado operacional. A análise sensibilizada mostrou também que o modelo buscou dentre os diferentes cenários alterados, a aproximação na indicação dos bairros a ser instalados as lojas, ao percentual de influência e ao potencial de vendas dos diferentes bairros por tipos de lojas. A segmentação das lojas em vários tipos e canais bem como a proposição de operacionalização da região de cobertura de uma loja contribuem com discussões importantes para a literatura. Por outro lado, a modelagem proposta pode apresentar subsídio para a tomada de decisão gerencial na expansão ou implantação de lojas de varejo numa determinada região.The main objective of the present research aims to a study on consumer profile and the retail store location problem of different stores channels, taking into account the socioeconomic profile and the consumers purchase behavior. A clusters analysis, based on sales data for socio-economic classes from the various type of stores channels obtained from a retailer, targeted of different types of stores and channels different sales potential. Subsequently, the research proposes a model to the problem of location of groups of retail store employing integer linear programming. The model aims to maximize the total operational result that is obtained from the optimal location of different types of stores and channels in a city or region. It is implemented for the city of Belo Horizonte (MG), using data collected from the sales potential for the different types of stores channels and of distribution of the populations on each districts in BH, targeted by the various socio-economic classes. A sensitivity analysis shows the effects of various types of operation of the area of influence or coverage of a shop on the politics of location of the shops, as well as the operating result. The sensitive analysis also showed that the model sought among the changes of parameters over the scenarios, the proximity over the indication of districts to the store indication, the influence percentage and the sales potential over the different districts by store cluster. The segmentation of the stores throughout the various types and channels as well as the proposition of area coverage operation of a single store, contributes to important literature discussions. Moreover, the proposed model may subsidizes management of decision-making in expansion or establishment of retail stores in a given region.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCamargo Júnior, Alceu SallesElias, Diogo Abadio Nunes2008-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-17052008-123529/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-17052008-123529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura
Retail store location: a demographic consumer analysis and a coverage model proposition
title Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura
spellingShingle Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura
Elias, Diogo Abadio Nunes
Cobertura de clientes
Consumer coverage
Consumer demographics
Decision making
Integer linear programming
Localização
Localização do varejo
Location
Perfil do consumidor
Programação linear inteira
Retail location
Retailer
Tomada de decisão
Varejo
title_short Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura
title_full Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura
title_fullStr Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura
title_full_unstemmed Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura
title_sort Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura
author Elias, Diogo Abadio Nunes
author_facet Elias, Diogo Abadio Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo Júnior, Alceu Salles
dc.contributor.author.fl_str_mv Elias, Diogo Abadio Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Cobertura de clientes
Consumer coverage
Consumer demographics
Decision making
Integer linear programming
Localização
Localização do varejo
Location
Perfil do consumidor
Programação linear inteira
Retail location
Retailer
Tomada de decisão
Varejo
topic Cobertura de clientes
Consumer coverage
Consumer demographics
Decision making
Integer linear programming
Localização
Localização do varejo
Location
Perfil do consumidor
Programação linear inteira
Retail location
Retailer
Tomada de decisão
Varejo
description O presente trabalho tem como objetivo um estudo sobre perfil de consumidor e o problema de localização de lojas de diferentes canais de vendas do varejo, levando em consideração o perfil socioeconômico e perfil de compra dos consumidores. Uma análise de clusters possibilitou, com base nos dados de vendas por classes sócio-econômicas de lojas dos vários canais obtidos de um varejista, a segmentação de diferentes tipos de lojas e canais com potenciais de vendas diferenciados. Posteriormente, a pesquisa propõe uma modelagem para o problema de localização dos grupos de loja no varejo empregando programação linear inteira. O modelo visa à maximização do resultado operacional total que se obtém da política de localização de diferentes tipos de lojas e canais numa cidade ou região. O modelo é implementado para a cidade de Belo Horizonte (MG), utilizando-se os dados levantados de potenciais de vendas para os diferentes tipos de canais lojas e os dados da distribuição das populações dos bairros de BH, segmentados pelas várias classes sócioeconômicas. Uma análise de Sensibilidade apresenta os efeitos de diferentes formas de operacionalização da área de influência ou cobertura de uma loja sobre a política de localização das lojas, bem como sobre o resultado operacional. A análise sensibilizada mostrou também que o modelo buscou dentre os diferentes cenários alterados, a aproximação na indicação dos bairros a ser instalados as lojas, ao percentual de influência e ao potencial de vendas dos diferentes bairros por tipos de lojas. A segmentação das lojas em vários tipos e canais bem como a proposição de operacionalização da região de cobertura de uma loja contribuem com discussões importantes para a literatura. Por outro lado, a modelagem proposta pode apresentar subsídio para a tomada de decisão gerencial na expansão ou implantação de lojas de varejo numa determinada região.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-17052008-123529/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-17052008-123529/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257036076613632