Uso do jogo Escape Room da Química como proposta educativa para a conscientização ambiental no ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Rute Maria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-08112023-090706/
Resumo: A preocupação com a conscientização referente às questões ambientais vem ocupando um espaço muito importante nos currículos escolares e práticas pedagógicas da Educação Básica. A educação ambiental (EA) e o ensino da Química estão interligados pois permitem que haja uma percepção da realidade a partir dos conhecimentos adquiridos e a suas utilizações como ferramentas nas resoluções desses problemas. Nesse trabalho foi desenvolvida, aplicada e analisada, a partir da teoria das Situações Didáticas, uma sequência didática baseada no jogo Escape Room da Química, para alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola SESI- Cubatão, abordando a temática de contaminantes emergentes no Ensino de Química. Foram ainda discutidos os aspectos envolvidos na problemática de contaminantes emergentes no Ensino de Química por meio de um levantamento bibliográfico, assim como a questão teórica no desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática baseada em um jogo como o Escape Room da Química. A produção da sequência didática contendo orientações de aplicação, como um produto educacional em auxílio aos professores que queiram abordar essa temática em sala de aula, constituiu-se no seu planejamento e na sua organização de forma que a evolução dos conteúdos a serem trabalhados deixassem claro os desígnios educativos englobando três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. A dimensão conceitual tem como foco o que deve ser aprendido no processo, já a procedimental se refere ao que se deve saber fazer e a dimensão atitudinal abrange o como deve ser feito (ZABALA, 1998). Essa pesquisa teve como base também a coleta e análise de dados estabelecidos a partir do roteiro criado para a sequência didática, dos questionários respondidos em sala de aula e das transcrições conforme as participações dos alunos. Mediante as observações e análise das respostas dos questionários aplicados aos alunos, compreendeu-se como as situações didáticas e a-didáticas se manifestam em sala de aula, assim como diferentes fatores podem influenciar o seu processo. A análise da sequência didática baseada nas relações articuladoras, demonstrou ainda mais a necessidade do professor direcionar e mobilizar as aulas utilizando diferentes recursos e conhecimentos científicos no processo de aprendizagem.
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Nesse trabalho foi desenvolvida, aplicada e analisada, a partir da teoria das Situações Didáticas, uma sequência didática baseada no jogo Escape Room da Química, para alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola SESI- Cubatão, abordando a temática de contaminantes emergentes no Ensino de Química. Foram ainda discutidos os aspectos envolvidos na problemática de contaminantes emergentes no Ensino de Química por meio de um levantamento bibliográfico, assim como a questão teórica no desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática baseada em um jogo como o Escape Room da Química. A produção da sequência didática contendo orientações de aplicação, como um produto educacional em auxílio aos professores que queiram abordar essa temática em sala de aula, constituiu-se no seu planejamento e na sua organização de forma que a evolução dos conteúdos a serem trabalhados deixassem claro os desígnios educativos englobando três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. 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A análise da sequência didática baseada nas relações articuladoras, demonstrou ainda mais a necessidade do professor direcionar e mobilizar as aulas utilizando diferentes recursos e conhecimentos científicos no processo de aprendizagem.The concern with awareness regarding environmental issues has been occupying a very important space in school curricula and pedagogical practices of Basic Education. Environmental education (EA) and the teaching of Chemistry are interconnected because they allow a perception of reality from the knowledge acquired and its uses as tools in the resolution of these problems. In this work was developed, applied and analyzed, from the theory of Didactic Situations, a didactic sequence based on the game Escape Room of Chemistry, for students of the 3rd year of High School of SESICubatão school, addressing the theme of emerging contaminants in Chemistry Education. We also discussed the aspects involved in the problem of emerging contaminants in the Teaching of Chemistry through a bibliographic survey, as well as the theoretical issue in the development and application of a didactic sequence based on a game such as the Escape Room of Chemistry. The production of the didactic sequence containing application guidelines, as an educational product in aid of teachers who want to address this theme in the classroom, was constituted in its planning and organization so that the evolution of the contents to be worked on made clear the educational designs encompassing three dimensions: conceptual, procedural and attitudinal. The conceptual dimension focuses on what should be learned in the process, while the procedural dimension refers to what should be known how to do and the attitudinal dimension covers how it should be done (ZABALA, 1998). This research was also based on the collection and analysis of data established from the script created for the didactic sequence, the questionnaires answered in the classroom and the transcripts according to the participation of the students. Through the observations and analysis of the answers of the questionnaires applied to the students, it was understood how the didactic and a-didactic situations are manifested in the classroom, as well as different factors can influence their process. The analysis of the didactic sequence based on the articulating relationships, further demonstrated the need for the teacher to guide and mobilize the classes using different resources and scientific knowledge in the learning process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOlivi, PauloRosa, Rute Maria2023-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-08112023-090706/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-20T15:43:02Zoai:teses.usp.br:tde-08112023-090706Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-20T15:43:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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