Higienização das mãos: storyboard de aplicativo educacional para cuidadores familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Daiane Rubinato
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-11102024-143427/
Resumo: Objetivo: Construir e validar um Storyboard de aplicativo sobre higienização das mãos, para pacientes e cuidadores/acompanhantes no cenário hospitalar, por meio dos objetivos específicos: Identificar e sintetizar o conteúdo disponível sobre o uso da tecnologia na educação sobre Higienização das Mãos através de uma revisão sistemática da literatura; construir um Storyboard de aplicativo baseado em evidências; validar a aparência e conteúdo do Storyboard com especialistas. Método: trata-se de um estudo metodológico, com desenvolvimento de uma pesquisa aplicada na modalidade de produção tecnológica. Nesse caso, a produção tecnológica envolve o desenvolvimento e validação de um Storyboard de aplicativo para acompanhantes e familiares, no ambiente hospitalar, por meio da metodologia de Designer Instrucional Fixo, onde foram percorridas as fases 1 e 2 desse modelo. O coeficiente de Kendall foi utilizado para verificar o índice de concordância entre os juízes. Resultados: A revisão sistemática de literatura contou com uma amostra de sete estudos que abordavam diversos métodos de ensino da higiene das mãos, utilizando diferentes recursos tecnológicos, sendo pesquisas primárias, originais e quantitativas, sem limite de data. A busca foi realizada nas seguintes bases de dados eletrônicas: Cochrane Central Register of Controlled Trials (CCRCT) via Cochrane Library, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) via EBSCOhost, Excerpta Medica dataBASE (EMBASE) via Elsevier, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde LILACS via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed via National Library of Medicine, Scopus via Elsevier, Web of Science Core Collection (WoSCC) via Clarivate, Google Acadêmico via Google e ProQuest Dissertations & Theses via Clarivate. Os estudos foram selecionados de forma independente por dois revisores e, posteriormente, foram submetidos à avaliação crítica de sua qualidade metodológica por meio de ferramentas JBI Collaboration. Após realização da revisão sistemática, foram feitas a construção e a validação do Storyboard por cinco peritos na temática. A avaliação foi feita por meio de um grupo focal, sendo as principais sugestões dos juízes: substituir a palavra \"higienizar\" por \"lavar\" em locais específicos, diminuir os textos nas telas para evitar frases longas, substituir a palavra \"ensinar\" por \"mostrar\" em locais específicos, e algumas frases foram reformuladas para facilitar a compreensão da população alvo. Todas as sugestões foram acatadas pela pesquisadora. Nesse caso, foi realizado o cálculo do coeficiente de kendall, para verificar a concordância entre os juízes. O p-valor (0.0527) indica que a concordância obtida não é estatisticamente significante. Um novo cálculo foi realizado após modificações e avaliação dos juízes, obtendo um p-valor (0,3397), indicando concordância moderada entre os juízes, sendo que esse valor sugere que há uma tendência geral de concordância nas classificações. Conclusão: na revisão sistemática de literatura, observou-se que a colaboração entre profissionais de saúde, com diversas experiências e tempo de formação e de atuação, é essencial para garantir o sucesso e a confiabilidade dos materiais desenvolvidos e que necessitam de adaptações. Portanto, incorporar estudos que analisem os resultados variados das diferentes abordagens educacionais, de acordo com o contexto, pode fornecer informações valiosas sobre a melhor maneira de promover a adesão à higiene das mãos e facilitar a compreensão de diversas populações, com diferentes níveis de escolaridade e familiaridade com a tecnologia. A validação de aparência e conteúdo do Storyboard pelos especialistas apresentou uma concordância moderada entre os juízes, sendo que esse valor sugere que há uma tendência geral de concordância nas classificações.
id USP_9d94ac7781e92a48c119abda1d255013
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11102024-143427
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Higienização das mãos: storyboard de aplicativo educacional para cuidadores familiaresHand hygiene: educational app storyboard for family caregiversCaregiversCuidadoresEducação em saúdeHand hygieneHealth educationHealthcare-associated infectionsHigiene das mãosInfecções relacionadas à assistência à saúdeTechnologyTecnologiaObjetivo: Construir e validar um Storyboard de aplicativo sobre higienização das mãos, para pacientes e cuidadores/acompanhantes no cenário hospitalar, por meio dos objetivos específicos: Identificar e sintetizar o conteúdo disponível sobre o uso da tecnologia na educação sobre Higienização das Mãos através de uma revisão sistemática da literatura; construir um Storyboard de aplicativo baseado em evidências; validar a aparência e conteúdo do Storyboard com especialistas. Método: trata-se de um estudo metodológico, com desenvolvimento de uma pesquisa aplicada na modalidade de produção tecnológica. Nesse caso, a produção tecnológica envolve o desenvolvimento e validação de um Storyboard de aplicativo para acompanhantes e familiares, no ambiente hospitalar, por meio da metodologia de Designer Instrucional Fixo, onde foram percorridas as fases 1 e 2 desse modelo. O coeficiente de Kendall foi utilizado para verificar o índice de concordância entre os juízes. Resultados: A revisão sistemática de literatura contou com uma amostra de sete estudos que abordavam diversos métodos de ensino da higiene das mãos, utilizando diferentes recursos tecnológicos, sendo pesquisas primárias, originais e quantitativas, sem limite de data. A busca foi realizada nas seguintes bases de dados eletrônicas: Cochrane Central Register of Controlled Trials (CCRCT) via Cochrane Library, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) via EBSCOhost, Excerpta Medica dataBASE (EMBASE) via Elsevier, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde LILACS via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed via National Library of Medicine, Scopus via Elsevier, Web of Science Core Collection (WoSCC) via Clarivate, Google Acadêmico via Google e ProQuest Dissertations & Theses via Clarivate. Os estudos foram selecionados de forma independente por dois revisores e, posteriormente, foram submetidos à avaliação crítica de sua qualidade metodológica por meio de ferramentas JBI Collaboration. Após realização da revisão sistemática, foram feitas a construção e a validação do Storyboard por cinco peritos na temática. A avaliação foi feita por meio de um grupo focal, sendo as principais sugestões dos juízes: substituir a palavra \"higienizar\" por \"lavar\" em locais específicos, diminuir os textos nas telas para evitar frases longas, substituir a palavra \"ensinar\" por \"mostrar\" em locais específicos, e algumas frases foram reformuladas para facilitar a compreensão da população alvo. Todas as sugestões foram acatadas pela pesquisadora. Nesse caso, foi realizado o cálculo do coeficiente de kendall, para verificar a concordância entre os juízes. O p-valor (0.0527) indica que a concordância obtida não é estatisticamente significante. Um novo cálculo foi realizado após modificações e avaliação dos juízes, obtendo um p-valor (0,3397), indicando concordância moderada entre os juízes, sendo que esse valor sugere que há uma tendência geral de concordância nas classificações. Conclusão: na revisão sistemática de literatura, observou-se que a colaboração entre profissionais de saúde, com diversas experiências e tempo de formação e de atuação, é essencial para garantir o sucesso e a confiabilidade dos materiais desenvolvidos e que necessitam de adaptações. Portanto, incorporar estudos que analisem os resultados variados das diferentes abordagens educacionais, de acordo com o contexto, pode fornecer informações valiosas sobre a melhor maneira de promover a adesão à higiene das mãos e facilitar a compreensão de diversas populações, com diferentes níveis de escolaridade e familiaridade com a tecnologia. A validação de aparência e conteúdo do Storyboard pelos especialistas apresentou uma concordância moderada entre os juízes, sendo que esse valor sugere que há uma tendência geral de concordância nas classificações.Objective: To construct and validate a storyboard for a hand hygiene application for patients and caregivers/companions in the hospital setting, through the specific objectives: Identify and synthesize available content on the use of technology in education about Hand Hygiene through a systematic literature review; construct an evidence-based application storyboard; validate the appearance and content of the storyboard with experts. Method: This is a methodological study, with the development of applied research in the form of technological production. In this case, technological production involves the development and validation of a storyboard for an application for companions and family members in the hospital environment, through the Fixed Instructional Designer methodology, where phases 1 and 2 of this model were followed. The Kendall coefficient was used to verify the agreement index among the judges. Results: The systematic literature review included a sample of seven studies that addressed various methods of teaching hand hygiene, using different technological resources, including primary, original, and quantitative research, with no date limit. The search was conducted in the following electronic databases: Cochrane Central Register of Controlled Trials (CCRCT) via Cochrane Library, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) via EBSCOhost, Excerpta Medica dataBASE (EMBASE) via Elsevier, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS) via Virtual Health Library (BVS), PubMed via National Library of Medicine, Scopus via Elsevier, Web of Science Core Collection (WoSCC) via Clarivate, Google Scholar via Google, and ProQuest Dissertations & Theses via Clarivate. The studies were independently selected by two reviewers and subsequently subjected to critical evaluation of their methodological quality using JBI Collaboration tools. After conducting the systematic review, the storyboard was constructed and validated by five experts in the field. The evaluation was carried out through a focus group, with the main suggestions from the judges being: replacing the word \"sanitize\" with \"wash\" in specific locations, reducing the text on the screens to avoid long sentences, replacing the word \"teach\" with \"show\" in specific locations, and some sentences were rephrased to facilitate the understanding of the target population. All suggestions were accepted by the researcher. In this case, the Kendall coefficient was calculated to verify the agreement among the judges. The p-value (0.0527) indicates that the agreement obtained is not statistically significant. A new calculation was performed after modifications and evaluation by the judges, obtaining a p-value (0.3397), indicating moderate agreement among the judges, with this value suggesting a general tendency of agreement in the classifications. Conclusion: Through the systematic literature review, it was highlighted that collaboration among healthcare professionals, with diverse experiences and years of training and practice, is essential to ensure the success and reliability of the materials developed and requiring adaptations. Therefore, incorporating studies that analyze the varied outcomes of different educational approaches, according to the context, can provide valuable information on the best way to promote adherence to hand hygiene and facilitate the understanding of diverse populations, with different levels of education and familiarity with technology. The validation of the appearance and content of the Storyboard by experts showed moderate agreement among the judges, with this value suggesting a general tendency of agreement in the classifications.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira, Renata Cristina de Campos PereiraFernandes, Daiane Rubinato2024-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-11102024-143427/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-14T15:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-11102024-143427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-14T15:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Higienização das mãos: storyboard de aplicativo educacional para cuidadores familiares
Hand hygiene: educational app storyboard for family caregivers
title Higienização das mãos: storyboard de aplicativo educacional para cuidadores familiares
spellingShingle Higienização das mãos: storyboard de aplicativo educacional para cuidadores familiares
Fernandes, Daiane Rubinato
Caregivers
Cuidadores
Educação em saúde
Hand hygiene
Health education
Healthcare-associated infections
Higiene das mãos
Infecções relacionadas à assistência à saúde
Technology
Tecnologia
title_short Higienização das mãos: storyboard de aplicativo educacional para cuidadores familiares
title_full Higienização das mãos: storyboard de aplicativo educacional para cuidadores familiares
title_fullStr Higienização das mãos: storyboard de aplicativo educacional para cuidadores familiares
title_full_unstemmed Higienização das mãos: storyboard de aplicativo educacional para cuidadores familiares
title_sort Higienização das mãos: storyboard de aplicativo educacional para cuidadores familiares
author Fernandes, Daiane Rubinato
author_facet Fernandes, Daiane Rubinato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Renata Cristina de Campos Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Daiane Rubinato
dc.subject.por.fl_str_mv Caregivers
Cuidadores
Educação em saúde
Hand hygiene
Health education
Healthcare-associated infections
Higiene das mãos
Infecções relacionadas à assistência à saúde
Technology
Tecnologia
topic Caregivers
Cuidadores
Educação em saúde
Hand hygiene
Health education
Healthcare-associated infections
Higiene das mãos
Infecções relacionadas à assistência à saúde
Technology
Tecnologia
description Objetivo: Construir e validar um Storyboard de aplicativo sobre higienização das mãos, para pacientes e cuidadores/acompanhantes no cenário hospitalar, por meio dos objetivos específicos: Identificar e sintetizar o conteúdo disponível sobre o uso da tecnologia na educação sobre Higienização das Mãos através de uma revisão sistemática da literatura; construir um Storyboard de aplicativo baseado em evidências; validar a aparência e conteúdo do Storyboard com especialistas. Método: trata-se de um estudo metodológico, com desenvolvimento de uma pesquisa aplicada na modalidade de produção tecnológica. Nesse caso, a produção tecnológica envolve o desenvolvimento e validação de um Storyboard de aplicativo para acompanhantes e familiares, no ambiente hospitalar, por meio da metodologia de Designer Instrucional Fixo, onde foram percorridas as fases 1 e 2 desse modelo. O coeficiente de Kendall foi utilizado para verificar o índice de concordância entre os juízes. Resultados: A revisão sistemática de literatura contou com uma amostra de sete estudos que abordavam diversos métodos de ensino da higiene das mãos, utilizando diferentes recursos tecnológicos, sendo pesquisas primárias, originais e quantitativas, sem limite de data. A busca foi realizada nas seguintes bases de dados eletrônicas: Cochrane Central Register of Controlled Trials (CCRCT) via Cochrane Library, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) via EBSCOhost, Excerpta Medica dataBASE (EMBASE) via Elsevier, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde LILACS via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed via National Library of Medicine, Scopus via Elsevier, Web of Science Core Collection (WoSCC) via Clarivate, Google Acadêmico via Google e ProQuest Dissertations & Theses via Clarivate. Os estudos foram selecionados de forma independente por dois revisores e, posteriormente, foram submetidos à avaliação crítica de sua qualidade metodológica por meio de ferramentas JBI Collaboration. Após realização da revisão sistemática, foram feitas a construção e a validação do Storyboard por cinco peritos na temática. A avaliação foi feita por meio de um grupo focal, sendo as principais sugestões dos juízes: substituir a palavra \"higienizar\" por \"lavar\" em locais específicos, diminuir os textos nas telas para evitar frases longas, substituir a palavra \"ensinar\" por \"mostrar\" em locais específicos, e algumas frases foram reformuladas para facilitar a compreensão da população alvo. Todas as sugestões foram acatadas pela pesquisadora. Nesse caso, foi realizado o cálculo do coeficiente de kendall, para verificar a concordância entre os juízes. O p-valor (0.0527) indica que a concordância obtida não é estatisticamente significante. Um novo cálculo foi realizado após modificações e avaliação dos juízes, obtendo um p-valor (0,3397), indicando concordância moderada entre os juízes, sendo que esse valor sugere que há uma tendência geral de concordância nas classificações. Conclusão: na revisão sistemática de literatura, observou-se que a colaboração entre profissionais de saúde, com diversas experiências e tempo de formação e de atuação, é essencial para garantir o sucesso e a confiabilidade dos materiais desenvolvidos e que necessitam de adaptações. Portanto, incorporar estudos que analisem os resultados variados das diferentes abordagens educacionais, de acordo com o contexto, pode fornecer informações valiosas sobre a melhor maneira de promover a adesão à higiene das mãos e facilitar a compreensão de diversas populações, com diferentes níveis de escolaridade e familiaridade com a tecnologia. A validação de aparência e conteúdo do Storyboard pelos especialistas apresentou uma concordância moderada entre os juízes, sendo que esse valor sugere que há uma tendência geral de concordância nas classificações.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-11102024-143427/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-11102024-143427/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256503277322240