Proposição de um modelo para caracterização das conversões do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sérgio Luis da
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-26092003-163308/
Resumo: Um modelo de avaliação da gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos é proposto, focalizado no relacionamento entre quatro tipos de conversões do conhecimento consolidadas teoricamente, e quatro dimensões integradas que formam o referido processo. Estas conversões são a socialização, a externalização, a combinação e a internalização, que se referem às relações entre dois tipos de conhecimentos, aqueles inerentes às habilidades pessoais, o tácito, e aqueles possíveis de verbalizar e registrar, o explícito. Tais conversões podem ocorrer na estratégia, organização, atividades e recursos, que são as dimensões que formam o processo de desenvolvimento de produtos. O referido relacionamento entre conversões e dimensões foi constatado por diversas hipóteses e melhores práticas que são, respectivamente, suposições e comprovações deste relacionamento em pontos específicos, formuladas com base em um extenso estudo da bibliografia. O conjunto destas hipóteses e melhores práticas forma o modelo de avaliação mencionado, que foi aplicado e validado em um amplo estudo de caso na indústria automobilística, em que ficou demonstrado sua viabilidade prática e efetividade na construção de uma visão completa sobre a situação em que se encontra a gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos investigado. Este estudo propõe recomendações para a empresa e incrementos no conteúdo do modelo utilizado, comprovando a utilidade e a originalidade do modelo de avaliação para a realização do diagnóstico empresarial voltado à gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos.
id USP_9db78999e94f31467eda161d6764f16c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26092003-163308
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Proposição de um modelo para caracterização das conversões do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtosProposal of an characterization model of knowledge conversion in the product development processautomotive industrydesenvolvimento de produtosdiagnóstico empresarialenterprise diagnosticgestão do conhecimentoindústria automobilísticaknowledge managementproduct developmentUm modelo de avaliação da gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos é proposto, focalizado no relacionamento entre quatro tipos de conversões do conhecimento consolidadas teoricamente, e quatro dimensões integradas que formam o referido processo. Estas conversões são a socialização, a externalização, a combinação e a internalização, que se referem às relações entre dois tipos de conhecimentos, aqueles inerentes às habilidades pessoais, o tácito, e aqueles possíveis de verbalizar e registrar, o explícito. Tais conversões podem ocorrer na estratégia, organização, atividades e recursos, que são as dimensões que formam o processo de desenvolvimento de produtos. O referido relacionamento entre conversões e dimensões foi constatado por diversas hipóteses e melhores práticas que são, respectivamente, suposições e comprovações deste relacionamento em pontos específicos, formuladas com base em um extenso estudo da bibliografia. O conjunto destas hipóteses e melhores práticas forma o modelo de avaliação mencionado, que foi aplicado e validado em um amplo estudo de caso na indústria automobilística, em que ficou demonstrado sua viabilidade prática e efetividade na construção de uma visão completa sobre a situação em que se encontra a gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos investigado. Este estudo propõe recomendações para a empresa e incrementos no conteúdo do modelo utilizado, comprovando a utilidade e a originalidade do modelo de avaliação para a realização do diagnóstico empresarial voltado à gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos.In this thesis, an evaluation model of knowledge management in the product development process is proposed and it is focused on the relationship among four types of knowledge conversion (which are theorically consolidated) and four integrated dimensions that form the related process. These conversions are socialization, externalization, combination and internalization, which are related to the relationship among two types of knowledge: those which are inherent to personal abilities (tacit knowledge) and those ones which are possible to verbalize and register (explicit knowledge). These conversions may occur in the strategy, organization, activities and resources, which are the dimensions that form the product development process. This relationship has been established due to the several hypothesis and the best practices presented - that are assumptions and evidences of this relationship in specific points respectively -, which were formulated based on an full bibliographical study. The group of these hypothesis and best practices forms the mentioned evaluation model, which was applied and validated in a large case study in the automotive industry, in which its practical viability and its effectiveness were demonstrated in the building a complete view about the situation in which it is possible to find the evaluation model of knowledge management in the process that was investigated. This study proposed some recommendations for the company and increased in the content of the model that was used, so that it proves the usefulness and originality of the evaluation model to the executation of the enterprise diagnostic turned to the knowledge management in the product development process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRozenfeld, HenriqueSilva, Sérgio Luis da2002-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-26092003-163308/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:08:16Zoai:teses.usp.br:tde-26092003-163308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:08:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposição de um modelo para caracterização das conversões do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos
Proposal of an characterization model of knowledge conversion in the product development process
title Proposição de um modelo para caracterização das conversões do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos
spellingShingle Proposição de um modelo para caracterização das conversões do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos
Silva, Sérgio Luis da
automotive industry
desenvolvimento de produtos
diagnóstico empresarial
enterprise diagnostic
gestão do conhecimento
indústria automobilística
knowledge management
product development
title_short Proposição de um modelo para caracterização das conversões do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos
title_full Proposição de um modelo para caracterização das conversões do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos
title_fullStr Proposição de um modelo para caracterização das conversões do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos
title_full_unstemmed Proposição de um modelo para caracterização das conversões do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos
title_sort Proposição de um modelo para caracterização das conversões do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos
author Silva, Sérgio Luis da
author_facet Silva, Sérgio Luis da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rozenfeld, Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sérgio Luis da
dc.subject.por.fl_str_mv automotive industry
desenvolvimento de produtos
diagnóstico empresarial
enterprise diagnostic
gestão do conhecimento
indústria automobilística
knowledge management
product development
topic automotive industry
desenvolvimento de produtos
diagnóstico empresarial
enterprise diagnostic
gestão do conhecimento
indústria automobilística
knowledge management
product development
description Um modelo de avaliação da gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos é proposto, focalizado no relacionamento entre quatro tipos de conversões do conhecimento consolidadas teoricamente, e quatro dimensões integradas que formam o referido processo. Estas conversões são a socialização, a externalização, a combinação e a internalização, que se referem às relações entre dois tipos de conhecimentos, aqueles inerentes às habilidades pessoais, o tácito, e aqueles possíveis de verbalizar e registrar, o explícito. Tais conversões podem ocorrer na estratégia, organização, atividades e recursos, que são as dimensões que formam o processo de desenvolvimento de produtos. O referido relacionamento entre conversões e dimensões foi constatado por diversas hipóteses e melhores práticas que são, respectivamente, suposições e comprovações deste relacionamento em pontos específicos, formuladas com base em um extenso estudo da bibliografia. O conjunto destas hipóteses e melhores práticas forma o modelo de avaliação mencionado, que foi aplicado e validado em um amplo estudo de caso na indústria automobilística, em que ficou demonstrado sua viabilidade prática e efetividade na construção de uma visão completa sobre a situação em que se encontra a gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos investigado. Este estudo propõe recomendações para a empresa e incrementos no conteúdo do modelo utilizado, comprovando a utilidade e a originalidade do modelo de avaliação para a realização do diagnóstico empresarial voltado à gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-26092003-163308/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-26092003-163308/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257400588894208