Estudo da operacionalidade de embarcações guindaste.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzuco, João Carlos Cantisani
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22032024-085711/
Resumo: O avanço ocorrido na última década nas características e capacidade de içamento de embarcações-guindaste com o advento das embarcações tipo semisubmersível, aliada a sua crescente importancia no desenvolvimento de campos petrolíferos offshore, tornava necessário uma investigação mais profunda do comportamento dinâmico destas embarcações em resposta as condições ambientais. O presente trabalho apresenta um modelo de determinação da operacionalidade de embarcações-guindaste para realização de operações de içamento, a partir das características da resposta da embarcação às condicções ambientais. O modelo se baseia na resposta de curto prazo do movimento das embarcações e na distribuição de longo prazo de ocorrencia de estados de mar na regiao de operacao, sendo feita uma comparacao entre a performance de dois tipos de embarcacao: barcaca e semisubmersivel. Os resultados mostraram a importância de se considerar o efeito que o módulo içado exerce no movimento das embarcações, e como variações de certos parâmetros da operação, tais como peso do módulo içado, comprimento do cabo de içamento e posição relativa do guindaste em relação a embarcação, podem influenciar o comportamento da mesma e a sua operacionalidade.
id USP_9dccb8ad055a5d82f08b92a54d3d84b2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22032024-085711
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo da operacionalidade de embarcações guindaste.Untitled in englishCranesEmbarcaçõesGuindastesVesselsO avanço ocorrido na última década nas características e capacidade de içamento de embarcações-guindaste com o advento das embarcações tipo semisubmersível, aliada a sua crescente importancia no desenvolvimento de campos petrolíferos offshore, tornava necessário uma investigação mais profunda do comportamento dinâmico destas embarcações em resposta as condições ambientais. O presente trabalho apresenta um modelo de determinação da operacionalidade de embarcações-guindaste para realização de operações de içamento, a partir das características da resposta da embarcação às condicções ambientais. O modelo se baseia na resposta de curto prazo do movimento das embarcações e na distribuição de longo prazo de ocorrencia de estados de mar na regiao de operacao, sendo feita uma comparacao entre a performance de dois tipos de embarcacao: barcaca e semisubmersivel. Os resultados mostraram a importância de se considerar o efeito que o módulo içado exerce no movimento das embarcações, e como variações de certos parâmetros da operação, tais como peso do módulo içado, comprimento do cabo de içamento e posição relativa do guindaste em relação a embarcação, podem influenciar o comportamento da mesma e a sua operacionalidade.A method is presented for the operability evaluation of crane vessels and related weather downtime. Barge and semisubmersible vessels are investigated in a comparative basis through a linear frequency-domain analysis. The dynamics of lift operations is analysed and emphasys is given to the coupled motions of the load and the vessels during the stationary pendulum condition of the load after lifting off the transportation barge. Hydrodynamic characteristics of the vessels are obtained through a 3-D sink-souce distribution method. The environmental data is derived from a spectra ocean wave model to obtian the wave height exceedance probability which estabilisdhes the limiting sea states for performing the operation. A joint probability distribution of wave height and period is used to obtain the workability of the vessels in a monthly basis. A compariosn of the performance of two different types of vessels, a barge and a semisubmersible is obtained. The results show the different behaviour of the vessels under variation of some parameters of the operation, such as the weight of the module, length of the hoisting wire and realtive position of the crane and the vessel, and the influence of those parameters in the operability.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNishimoto, KazuoMazzuco, João Carlos Cantisani1992-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22032024-085711/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-22T12:06:03Zoai:teses.usp.br:tde-22032024-085711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-22T12:06:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da operacionalidade de embarcações guindaste.
Untitled in english
title Estudo da operacionalidade de embarcações guindaste.
spellingShingle Estudo da operacionalidade de embarcações guindaste.
Mazzuco, João Carlos Cantisani
Cranes
Embarcações
Guindastes
Vessels
title_short Estudo da operacionalidade de embarcações guindaste.
title_full Estudo da operacionalidade de embarcações guindaste.
title_fullStr Estudo da operacionalidade de embarcações guindaste.
title_full_unstemmed Estudo da operacionalidade de embarcações guindaste.
title_sort Estudo da operacionalidade de embarcações guindaste.
author Mazzuco, João Carlos Cantisani
author_facet Mazzuco, João Carlos Cantisani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nishimoto, Kazuo
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzuco, João Carlos Cantisani
dc.subject.por.fl_str_mv Cranes
Embarcações
Guindastes
Vessels
topic Cranes
Embarcações
Guindastes
Vessels
description O avanço ocorrido na última década nas características e capacidade de içamento de embarcações-guindaste com o advento das embarcações tipo semisubmersível, aliada a sua crescente importancia no desenvolvimento de campos petrolíferos offshore, tornava necessário uma investigação mais profunda do comportamento dinâmico destas embarcações em resposta as condições ambientais. O presente trabalho apresenta um modelo de determinação da operacionalidade de embarcações-guindaste para realização de operações de içamento, a partir das características da resposta da embarcação às condicções ambientais. O modelo se baseia na resposta de curto prazo do movimento das embarcações e na distribuição de longo prazo de ocorrencia de estados de mar na regiao de operacao, sendo feita uma comparacao entre a performance de dois tipos de embarcacao: barcaca e semisubmersivel. Os resultados mostraram a importância de se considerar o efeito que o módulo içado exerce no movimento das embarcações, e como variações de certos parâmetros da operação, tais como peso do módulo içado, comprimento do cabo de içamento e posição relativa do guindaste em relação a embarcação, podem influenciar o comportamento da mesma e a sua operacionalidade.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22032024-085711/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22032024-085711/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090980998021120