O problema da assimetria de informação no mercado de cursos superiores: o papel do provão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriano Pitoli
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.12.2004.tde-09082004-124030
Resumo: Este trabalho apresenta três extensões ao modelo de reputação proposto por Shapiro (1983). A primeira torna o modelo original mais adequado para avaliar o problema de informação assimétrica de bens de busca e bens credenciais, a segunda permite identificar o ganho de eficiência gerado pela inclusão de um sistema de informação adicional e, a terceira mostra que a provisão de um volume maior de informação pode gerar efeitos adversos quando o produto em questão possui vários atributos. Em seguida, os desenvolvimentos teóricos são utilizados para avaliar os efeitos da introdução do Exame Nacional de Cursos sobre o mercado de cursos superiores do Brasil. Algumas das predições do modelo são testadas empiricamente, fornecendo indicações de que este Exame possui um papel relevante para mitigar o problema de informação identificado neste mercado.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O problema da assimetria de informação no mercado de cursos superiores: o papel do provão. The asymmetric information problem of the undergraduate school courses: the Brazilian national exam experience. 2004-04-14Paulo PicchettiAntonio Gledson de CarvalhoGesner Jose de Oliveira FilhoAdriano PitoliUniversidade de São PauloEconomiaUSPBR adverse selection assessment asymmetric information avaliação educação education efeito-fixo ENC ENC ensino superior fixed effect informação assimétrica logit ordenado moral hazard ordered logit Provão reputação reputation risco moral seleção adversa undergraduate Este trabalho apresenta três extensões ao modelo de reputação proposto por Shapiro (1983). A primeira torna o modelo original mais adequado para avaliar o problema de informação assimétrica de bens de busca e bens credenciais, a segunda permite identificar o ganho de eficiência gerado pela inclusão de um sistema de informação adicional e, a terceira mostra que a provisão de um volume maior de informação pode gerar efeitos adversos quando o produto em questão possui vários atributos. Em seguida, os desenvolvimentos teóricos são utilizados para avaliar os efeitos da introdução do Exame Nacional de Cursos sobre o mercado de cursos superiores do Brasil. Algumas das predições do modelo são testadas empiricamente, fornecendo indicações de que este Exame possui um papel relevante para mitigar o problema de informação identificado neste mercado. This essay presents three extensions to the model first proposed by Shapiro (1983) regarding reputation. The first extension adjusts Shapiro’s original model in order to make it more suitable in dealing with the problem of asymmetric information of search goods and credence goods. The second one allows the identification of the efficiency gains obtained after the inclusion of an additional information system, while the third extension demonstrates that additional information could generate adverse effects when the good under consideration has several attributes. These theoretical extensions are then applied to evaluate the effects of the Brazilian experience regarding the introduction of the Courses National Exam - Exame Nacional de Cursos – on Brazil’s market of undergraduate school courses. Some of the theoretical predictions of the model are empirically tested, offering indications that such exam plays a relevant role while diminishing the informational problem that characterizes this market. https://doi.org/10.11606/D.12.2004.tde-09082004-124030info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:32:41Zoai:teses.usp.br:tde-09082004-124030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:23:21.286196Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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