\"Eu vim do mesmo lugar que eles\": relações entre experiências pessoais e uma educação física multiculturalmente orientada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzoni, Alexandre Vasconcelos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122013-130727/
Resumo: Na atualidade, a sociedade, a escola e seus sujeitos estão diante das diversas e complexas questões impostas pela crise dos grandes modelos sociais fornecedores de sentido, sejam eles científicos, políticos, religiosos ou educacionais. Some-se a isso, o impacto da globalização que colaborou para estremecer e aumentar a diversidade cultural, causando o surgimento de novas identidades marcadas pela fragmentação. O presente estudo se fundamenta nas análises dos diversos aspectos da globalização e sua influência no meio escolar, das teorias pós-críticas que fornecem elementos para análise desse momento e do entendimento da importância da centralidade da cultura nos tempos pós-modernos, bem como o processo de constituição identitária. Em tal cenário, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de conhecer quais elementos possam ter contribuído para a constituição de uma docência da Educação Física atenta à diversidade cultural. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa pedagógica qualitativa, devido ao seu compromisso com a ampliação, construção e interpretação das lógicas que influenciam as ações educacionais e a identidade docente. O material resultante da realização de entrevistas semiestruturadas foi confrontado com os campos teóricos dos Estudos Culturais e do multiculturalismo crítico. Partindo da análise das concepções de professores da rede pública, que colocam em ação o currículo multicultural da Educação Física, inferiram-se as possíveis relações entre a experiência pessoal, o olhar para a contemporaneidade e a atuação pedagógica. A partir das análises, podemos inferir que os elementos que contribuíram para a constituição de uma docência da Educação Física, atenta à diversidade cultural, podem ter sido gerados por uma trajetória de vida marcada pelo enfrentamento de situações socialmente adversas e pela adesão às práticas corporais produzidas pelos grupos minoritários. Talvez tenha sido esse o mote que os levou a aderir a uma proposta de ensino questionadora das formas de poder que exaltam o patrimônio cultural corporal hegemônico e discriminam o repertório dos grupos minoritários.
id USP_9e3271e6ae18af1fd25ad0c9a24cbee3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03122013-130727
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling \"Eu vim do mesmo lugar que eles\": relações entre experiências pessoais e uma educação física multiculturalmente orientada\"I come from the same place as they did\": the relationship between bodily experiences and a Physical Education multiculturally orientedCulturaCultural diversityCultureDiversidade culturalEducação físicaIdentidadeIdentityMulticulturalismMulticulturalismoPhysical educationNa atualidade, a sociedade, a escola e seus sujeitos estão diante das diversas e complexas questões impostas pela crise dos grandes modelos sociais fornecedores de sentido, sejam eles científicos, políticos, religiosos ou educacionais. Some-se a isso, o impacto da globalização que colaborou para estremecer e aumentar a diversidade cultural, causando o surgimento de novas identidades marcadas pela fragmentação. O presente estudo se fundamenta nas análises dos diversos aspectos da globalização e sua influência no meio escolar, das teorias pós-críticas que fornecem elementos para análise desse momento e do entendimento da importância da centralidade da cultura nos tempos pós-modernos, bem como o processo de constituição identitária. Em tal cenário, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de conhecer quais elementos possam ter contribuído para a constituição de uma docência da Educação Física atenta à diversidade cultural. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa pedagógica qualitativa, devido ao seu compromisso com a ampliação, construção e interpretação das lógicas que influenciam as ações educacionais e a identidade docente. O material resultante da realização de entrevistas semiestruturadas foi confrontado com os campos teóricos dos Estudos Culturais e do multiculturalismo crítico. Partindo da análise das concepções de professores da rede pública, que colocam em ação o currículo multicultural da Educação Física, inferiram-se as possíveis relações entre a experiência pessoal, o olhar para a contemporaneidade e a atuação pedagógica. A partir das análises, podemos inferir que os elementos que contribuíram para a constituição de uma docência da Educação Física, atenta à diversidade cultural, podem ter sido gerados por uma trajetória de vida marcada pelo enfrentamento de situações socialmente adversas e pela adesão às práticas corporais produzidas pelos grupos minoritários. Talvez tenha sido esse o mote que os levou a aderir a uma proposta de ensino questionadora das formas de poder que exaltam o patrimônio cultural corporal hegemônico e discriminam o repertório dos grupos minoritários.Currently, the society, the school and their subjects are facing several complex issues imposed by the crisis occurring within the big social models which are the suppliers of meanings, being either scientifical, political, religious or educational. On top of it there is the impact of the globalization that contributed to shake and enhance the cultural diversity causing the emergence of new identities marked by fragmentation. The present study is based on the analysis of the various aspects of globalization and its influence on the school environment, on the post-critical theories which provide the elements for the analysis of such a situation and on the analysis of the understanding of how important centrality is in the post-modern era, as well as in the process of building identities. In such a scenario a research was performed aiming to konw which are the elements that must have contributed to build a Physical Education teaching practice that is concerned with the cultural diversity.As to the metodology, the pedagogical qualitative research was chosen due to its compromise with the enhancement, construction and interpretation of the logic that influence the educational practices and the identity of the teacher. The material obtained from the semi-structred interviews was compared to the theories of the Cultural Studies and of the Critical Multiculturalism. From the analysis of the conceptions of the teachers of the Public Schools, who put into action the multicultural syllabus of the Physical Education teaching, were derived the possible relationships among the personal experience, the regard to the contemporaneity and the pedagogical practice. From the many analysis we could derive which are the elements that contributed to creating a teaching practice in Physical Education, which are concerned with the cultural diversity, and may have been generated by a life trajectory marked by socially difficult situations and by adhering to bodily practices created by minority groups. Perhaps that was the reason why they adhered to a teaching proposal that challenges the power that praises the hegemonic cultural and bodily heritage and discrimates against the repertoire of the minority groups.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNeira, Marcos GarciaMazzoni, Alexandre Vasconcelos2013-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122013-130727/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-03122013-130727Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"Eu vim do mesmo lugar que eles\": relações entre experiências pessoais e uma educação física multiculturalmente orientada
\"I come from the same place as they did\": the relationship between bodily experiences and a Physical Education multiculturally oriented
title \"Eu vim do mesmo lugar que eles\": relações entre experiências pessoais e uma educação física multiculturalmente orientada
spellingShingle \"Eu vim do mesmo lugar que eles\": relações entre experiências pessoais e uma educação física multiculturalmente orientada
Mazzoni, Alexandre Vasconcelos
Cultura
Cultural diversity
Culture
Diversidade cultural
Educação física
Identidade
Identity
Multiculturalism
Multiculturalismo
Physical education
title_short \"Eu vim do mesmo lugar que eles\": relações entre experiências pessoais e uma educação física multiculturalmente orientada
title_full \"Eu vim do mesmo lugar que eles\": relações entre experiências pessoais e uma educação física multiculturalmente orientada
title_fullStr \"Eu vim do mesmo lugar que eles\": relações entre experiências pessoais e uma educação física multiculturalmente orientada
title_full_unstemmed \"Eu vim do mesmo lugar que eles\": relações entre experiências pessoais e uma educação física multiculturalmente orientada
title_sort \"Eu vim do mesmo lugar que eles\": relações entre experiências pessoais e uma educação física multiculturalmente orientada
author Mazzoni, Alexandre Vasconcelos
author_facet Mazzoni, Alexandre Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neira, Marcos Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzoni, Alexandre Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Cultural diversity
Culture
Diversidade cultural
Educação física
Identidade
Identity
Multiculturalism
Multiculturalismo
Physical education
topic Cultura
Cultural diversity
Culture
Diversidade cultural
Educação física
Identidade
Identity
Multiculturalism
Multiculturalismo
Physical education
description Na atualidade, a sociedade, a escola e seus sujeitos estão diante das diversas e complexas questões impostas pela crise dos grandes modelos sociais fornecedores de sentido, sejam eles científicos, políticos, religiosos ou educacionais. Some-se a isso, o impacto da globalização que colaborou para estremecer e aumentar a diversidade cultural, causando o surgimento de novas identidades marcadas pela fragmentação. O presente estudo se fundamenta nas análises dos diversos aspectos da globalização e sua influência no meio escolar, das teorias pós-críticas que fornecem elementos para análise desse momento e do entendimento da importância da centralidade da cultura nos tempos pós-modernos, bem como o processo de constituição identitária. Em tal cenário, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de conhecer quais elementos possam ter contribuído para a constituição de uma docência da Educação Física atenta à diversidade cultural. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa pedagógica qualitativa, devido ao seu compromisso com a ampliação, construção e interpretação das lógicas que influenciam as ações educacionais e a identidade docente. O material resultante da realização de entrevistas semiestruturadas foi confrontado com os campos teóricos dos Estudos Culturais e do multiculturalismo crítico. Partindo da análise das concepções de professores da rede pública, que colocam em ação o currículo multicultural da Educação Física, inferiram-se as possíveis relações entre a experiência pessoal, o olhar para a contemporaneidade e a atuação pedagógica. A partir das análises, podemos inferir que os elementos que contribuíram para a constituição de uma docência da Educação Física, atenta à diversidade cultural, podem ter sido gerados por uma trajetória de vida marcada pelo enfrentamento de situações socialmente adversas e pela adesão às práticas corporais produzidas pelos grupos minoritários. Talvez tenha sido esse o mote que os levou a aderir a uma proposta de ensino questionadora das formas de poder que exaltam o patrimônio cultural corporal hegemônico e discriminam o repertório dos grupos minoritários.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122013-130727/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122013-130727/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256705581187072