O papel dos estudos geológicos nas teorias sobre a transmutação das espécies no século XIX: uma contribuição histórica para o ensino de evolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diana Borges dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-01072022-115459/
Resumo: O objetivo desta pesquisa na linha História, Filosofia e Cultura no Ensino de Ciências é oferecer uma contribuição histórica para o ensino-aprendizagem de evolução. Esta diz respeito à maneira pela qual a geologia compareceu em duas propostas sobre a transmutação das espécies do século XIX, a saber, a de Jean Baptiste Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck (1744-1829) e a de Charles Robert Darwin (1809-1882). Geralmente informações sobre esses aspectos não aparecem na parte histórica dos livros-texto de Biologia brasileiros, ao tratar da evolução. Inicialmente a pesquisa histórica abordou dois debates importantes no campo da geologia que faziam parte do contexto em que as teorias dos dois naturalistas estudados foram propostas: vulcanismo versus netunismo e catastrofismo versus uniformitarismo. A seguir, foram analisadas algumas obras (artigos e livros) em que se encontram as concepções geológicas e paleontológicas de Lamarck e Darwin que constituem o material histórico sobre o assunto. O período estudado abrange de 1800 a 1872. Em um segundo momento, a partir do estudo histórico foi elaborada uma Sequência didática. Esta tese contém uma Introdução e seis capítulos. O Capítulo 1 trata do uso da história da ciência no ensino de ciências. O Capítulo 2 aborda as concepções geológicas encontradas no século XIX e as discussões que estavam ocorrendo no período. O Capítulo 3 discute sobre como a geologia e a paleontologia contribuíram para a teoria sobre a transmutação dos animais de Lamarck e sua posição em relação aos debates que estavam ocorrendo na época. O capítulo 4 se concentra nos estudos geológicos e paleontológicos de Darwin desde o período que antecedeu à viagem do Beagle até a publicação do Origin of species, bem como sua posição em relação aos debates que ocorriam na época. O Capítulo 5 apresenta uma Sequência didática elaborada a partir do estudo histórico. O Capítulo 6 procura responder às questões inicialmente colocadas em relação à pesquisa histórica e faz algumas considerações sobre o assunto tratado na tese. O estudo histórico revelou vários Aspectos sobre a Natureza da Ciência. Por exemplo, as discussões presentes nos debates plutonismo versus netunismo e catastrofismo versus uniformitarismo que ocorreram no final do século XVIII e início do século XIX, mostraram que os cientistas são guiados por evidências; as evidências podem ser interpretadas à luz de diferentes teorias; nem sempre existe acordo na ciência e o empreendimento científico é fruto de um trabalho coletivo. Como nas teorias de Lamarck e Darwin pudemos detectar tanto aspectos do netunismo como do plutonismo, não pudemos atribuir a eles uma posição definida em relação ao debate plutonismo/vulcanismo. Isso mostra também a dificuldade em aplicar rótulos aos cientistas. Os estudos geológicos e paleontológicos tanto de Darwin como de Lamarck tiveram um papel importante na elaboração de suas teorias sobre a transmutação das espécies, especialmente por terem levado a uma visão uniformitarista da natureza compatível com o gradualismo do processo evolutivo. Desse modo, consideramos que vale a pena incluir aspectos geológicos e paleontológicos de suas teorias na parte histórica dos livros-texto sobre a evolução.
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spelling O papel dos estudos geológicos nas teorias sobre a transmutação das espécies no século XIX: uma contribuição histórica para o ensino de evoluçãoThe role of geological studies in the species transmutation theories in the 19th century: a historical contribution to the teaching of evolutionCharles Robert; DarwinCharles Robert; DarwinEducação científicaHistória da evoluçãoHistória da geologiaHistory of evolutionHistory of geologyJean Baptiste; LamarckLamarck; Jean BaptisteScience educationO objetivo desta pesquisa na linha História, Filosofia e Cultura no Ensino de Ciências é oferecer uma contribuição histórica para o ensino-aprendizagem de evolução. Esta diz respeito à maneira pela qual a geologia compareceu em duas propostas sobre a transmutação das espécies do século XIX, a saber, a de Jean Baptiste Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck (1744-1829) e a de Charles Robert Darwin (1809-1882). Geralmente informações sobre esses aspectos não aparecem na parte histórica dos livros-texto de Biologia brasileiros, ao tratar da evolução. Inicialmente a pesquisa histórica abordou dois debates importantes no campo da geologia que faziam parte do contexto em que as teorias dos dois naturalistas estudados foram propostas: vulcanismo versus netunismo e catastrofismo versus uniformitarismo. A seguir, foram analisadas algumas obras (artigos e livros) em que se encontram as concepções geológicas e paleontológicas de Lamarck e Darwin que constituem o material histórico sobre o assunto. O período estudado abrange de 1800 a 1872. Em um segundo momento, a partir do estudo histórico foi elaborada uma Sequência didática. Esta tese contém uma Introdução e seis capítulos. O Capítulo 1 trata do uso da história da ciência no ensino de ciências. O Capítulo 2 aborda as concepções geológicas encontradas no século XIX e as discussões que estavam ocorrendo no período. O Capítulo 3 discute sobre como a geologia e a paleontologia contribuíram para a teoria sobre a transmutação dos animais de Lamarck e sua posição em relação aos debates que estavam ocorrendo na época. O capítulo 4 se concentra nos estudos geológicos e paleontológicos de Darwin desde o período que antecedeu à viagem do Beagle até a publicação do Origin of species, bem como sua posição em relação aos debates que ocorriam na época. O Capítulo 5 apresenta uma Sequência didática elaborada a partir do estudo histórico. O Capítulo 6 procura responder às questões inicialmente colocadas em relação à pesquisa histórica e faz algumas considerações sobre o assunto tratado na tese. O estudo histórico revelou vários Aspectos sobre a Natureza da Ciência. Por exemplo, as discussões presentes nos debates plutonismo versus netunismo e catastrofismo versus uniformitarismo que ocorreram no final do século XVIII e início do século XIX, mostraram que os cientistas são guiados por evidências; as evidências podem ser interpretadas à luz de diferentes teorias; nem sempre existe acordo na ciência e o empreendimento científico é fruto de um trabalho coletivo. Como nas teorias de Lamarck e Darwin pudemos detectar tanto aspectos do netunismo como do plutonismo, não pudemos atribuir a eles uma posição definida em relação ao debate plutonismo/vulcanismo. Isso mostra também a dificuldade em aplicar rótulos aos cientistas. Os estudos geológicos e paleontológicos tanto de Darwin como de Lamarck tiveram um papel importante na elaboração de suas teorias sobre a transmutação das espécies, especialmente por terem levado a uma visão uniformitarista da natureza compatível com o gradualismo do processo evolutivo. Desse modo, consideramos que vale a pena incluir aspectos geológicos e paleontológicos de suas teorias na parte histórica dos livros-texto sobre a evolução.This research within the line History, Philosophy and Culture in Science Teaching aims to offer a historical contribution to the teaching-learning of evolution. It is related to how geology contributed to the 19th proposals on transmutation from Jean Baptiste Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck (1744-1829) and Charles Robert Darwin (1809- 1882). In general, these aspects do not appear in the historical part of Biology Brazilian textbooks dealing with evolution. First, we dealt with two debates in geology that occurred at Lamarck´s and Darwin´s time. They were: plutonism versus neptunism and catastrophism versus uniformitarianism. Next, we analysed some works (articles and books) containing Lamarck´s and Darwins geological and paleontological conceptions. The period studied ranges from 1800 to 1872. In a second moment, departing from the historical study, we elaborated a Teaching Learning Sequence. This thesis contains an introduction and six chapters. Chapter 1 uses the History of Science in Science Education. Chapter 2 addresses the geological conceptions found in the 19th century and the discussions. Chapter 3 discusses how geology and palaeontology contributed to Lamarcks theory of the transmutation of animals. It also tries to elucidate his position concerning the geological debates taking place. Chapter 4 focuses on Darwins geological and paleontological studies before and after the Voyage of the Beagle and his attitude related to the geological debates. Chapter 5 presents a Teaching-learning Sequence drawn from historical research. Chapter 6 seeks to answer the questions concerning the historical research initially raised and offers some comments on the subject dealt with in the thesis. The historical study revealed several Features of the Nature of Science. For example, the geological debates showed that pieces of evidence guide scientists. Scientists can interpret evidence in the light of different theories. Sometimes the agreement concerning scientific subjects does not happen. The scientific enterprise is the result of collective work. Since we could detect aspects of both neptunism and plutonism in Lamarcks and Darwin´s thoughts, we could not assign them a definite position in this debate. So there are difficulties in applying labels to scientists. Geological and paleontological pieces of evidence played an essential role in Lamarcks and Darwins theories. They led them to a uniformitarian view of nature compatible with the gradualism of the evolutionary process. Thus, we consider it is worthwhile to include geological and paleontological aspects of their theories in the historical part of the textbooks that deals with evolution.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartins, Lilian Al-chueyr PereiraSantos, Diana Borges dos2022-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-01072022-115459/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-08T20:23:54Zoai:teses.usp.br:tde-01072022-115459Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-08T20:23:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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