Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Jonas Delecave de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29032021-141901/
Resumo: A presente tese tem como objeto de estudo a experiência em ensino de arquitetura conhecida como La Escuelita, desenvolvida na cidade de Buenos Aires durante a última ditadura militar argentina, entre 1976 e 1983. Marcada por uma grande fragilidade institucional, a Escuelita ofereceu cursos independentes em projeto e história da arquitetura para arquitetos ou alunos nos últimos anos da graduação. Fundada por quatro arquitetos - Tony Díaz, Ernesto Katzenstein, Justo Solsona e Rafael Viñoly -, a experiência de ensino teve suas dinâmicas transformadas constantemente ao longo de sua curta duração. Argumentamos que coexistiram, em seu interior, diferentes discursos sobre a própria disciplina (os seus procedimentos, potenciais, limitações e possíveis relações com a história), constituídos a partir do reconhecimento das crises que a arquitetura atravessava nos anos 1960 e 1970, tanto na Argentina como internacionalmente. Ao mesmo tempo, foram realizadas significativas transformações historiográficas, inicialmente nucleadas ao redor de Jorge Francisco Liernur, que recolocaram a história da arquitetura em um campo intelectual mais abrangente. A pesquisa busca compreender as particularidades destes discursos, assim como os modos em que se relacionaram entre si e nos campos cultural e social do qual fizeram parte. Sempre marcada pela ditadura militar, que a definiu e contextualizou, a Escuelita foi, por fim, um fundamental espaço de sociabilidade nos anos mais difíceis da história recente daquele país. Estudá-la permite compreender melhor a cultura arquitetônica argentina daqueles anos e, a partir de suas interlocuções, iluminar diferentes nós de uma rede internacional de circulação de ideias da qual fez parte.
id USP_9f074e83f881beb4fee53e1272f325c3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29032021-141901
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983)A discipline in crisis: disputes over architecture at La Escuelita of Buenos Aires (1976-1983).20th centuryArchitectural educationArgentinaArgentinaEnsino de arquiteturaHistória da arquiteturaHistoriografiaHistoriographyHistory of architectureLa EscuelitaLa EscuelitaSéculo XXA presente tese tem como objeto de estudo a experiência em ensino de arquitetura conhecida como La Escuelita, desenvolvida na cidade de Buenos Aires durante a última ditadura militar argentina, entre 1976 e 1983. Marcada por uma grande fragilidade institucional, a Escuelita ofereceu cursos independentes em projeto e história da arquitetura para arquitetos ou alunos nos últimos anos da graduação. Fundada por quatro arquitetos - Tony Díaz, Ernesto Katzenstein, Justo Solsona e Rafael Viñoly -, a experiência de ensino teve suas dinâmicas transformadas constantemente ao longo de sua curta duração. Argumentamos que coexistiram, em seu interior, diferentes discursos sobre a própria disciplina (os seus procedimentos, potenciais, limitações e possíveis relações com a história), constituídos a partir do reconhecimento das crises que a arquitetura atravessava nos anos 1960 e 1970, tanto na Argentina como internacionalmente. Ao mesmo tempo, foram realizadas significativas transformações historiográficas, inicialmente nucleadas ao redor de Jorge Francisco Liernur, que recolocaram a história da arquitetura em um campo intelectual mais abrangente. A pesquisa busca compreender as particularidades destes discursos, assim como os modos em que se relacionaram entre si e nos campos cultural e social do qual fizeram parte. Sempre marcada pela ditadura militar, que a definiu e contextualizou, a Escuelita foi, por fim, um fundamental espaço de sociabilidade nos anos mais difíceis da história recente daquele país. Estudá-la permite compreender melhor a cultura arquitetônica argentina daqueles anos e, a partir de suas interlocuções, iluminar diferentes nós de uma rede internacional de circulação de ideias da qual fez parte.The dissertation focuses on the pedagogical experience in architecture known as La Escuelita, developed in the city of Buenos Aires during the last Argentine military dictatorship, between 1976 and 1983. Marked by a great institutional fragility, La Escuelita offered independent courses in design and architectural history for architects or students in the last years of undergraduate studies. Founded by four architects - Tony Díaz, Ernesto Katzenstein, Justo Solsona and Rafael Viñoly - the pedagogical experience had its dynamics constantly transformed throughout its short duration. We argue that different discourses on the discipline (its procedures, potentials, limitations and possible relations to its own history), coexisted in its interior, constituted from the recognition of the crises that architecture was going through in the 1960s and 1970s, both in Argentina and internationally. At the same time, significant historiographic transformations were carried out, initially around Jorge Francisco Liernur, which placed the history of architecture in a broader intellectual field. This research seeks to understand the particularities of these discourses, as well as the ways in which they related to each other and to the cultural and social fields of which they were part. Always marked by the military dictatorship, which defined and contextualized it, La Escuelita was also a fundamental space for social encounters in the most difficult years of that country\'s recent history. Studying it allows us to better understand the Argentine architectural culture of those years and, from its dialogues, to illuminate different nodes of an international network of circulation of ideas of which it was part.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLira, José Tavares Correia deShmidt, ClaudiaAmorim, Jonas Delecave de2020-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29032021-141901/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-19T02:35:18Zoai:teses.usp.br:tde-29032021-141901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-19T02:35:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983)
A discipline in crisis: disputes over architecture at La Escuelita of Buenos Aires (1976-1983).
title Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983)
spellingShingle Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983)
Amorim, Jonas Delecave de
20th century
Architectural education
Argentina
Argentina
Ensino de arquitetura
História da arquitetura
Historiografia
Historiography
History of architecture
La Escuelita
La Escuelita
Século XX
title_short Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983)
title_full Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983)
title_fullStr Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983)
title_full_unstemmed Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983)
title_sort Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983)
author Amorim, Jonas Delecave de
author_facet Amorim, Jonas Delecave de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lira, José Tavares Correia de
Shmidt, Claudia
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Jonas Delecave de
dc.subject.por.fl_str_mv 20th century
Architectural education
Argentina
Argentina
Ensino de arquitetura
História da arquitetura
Historiografia
Historiography
History of architecture
La Escuelita
La Escuelita
Século XX
topic 20th century
Architectural education
Argentina
Argentina
Ensino de arquitetura
História da arquitetura
Historiografia
Historiography
History of architecture
La Escuelita
La Escuelita
Século XX
description A presente tese tem como objeto de estudo a experiência em ensino de arquitetura conhecida como La Escuelita, desenvolvida na cidade de Buenos Aires durante a última ditadura militar argentina, entre 1976 e 1983. Marcada por uma grande fragilidade institucional, a Escuelita ofereceu cursos independentes em projeto e história da arquitetura para arquitetos ou alunos nos últimos anos da graduação. Fundada por quatro arquitetos - Tony Díaz, Ernesto Katzenstein, Justo Solsona e Rafael Viñoly -, a experiência de ensino teve suas dinâmicas transformadas constantemente ao longo de sua curta duração. Argumentamos que coexistiram, em seu interior, diferentes discursos sobre a própria disciplina (os seus procedimentos, potenciais, limitações e possíveis relações com a história), constituídos a partir do reconhecimento das crises que a arquitetura atravessava nos anos 1960 e 1970, tanto na Argentina como internacionalmente. Ao mesmo tempo, foram realizadas significativas transformações historiográficas, inicialmente nucleadas ao redor de Jorge Francisco Liernur, que recolocaram a história da arquitetura em um campo intelectual mais abrangente. A pesquisa busca compreender as particularidades destes discursos, assim como os modos em que se relacionaram entre si e nos campos cultural e social do qual fizeram parte. Sempre marcada pela ditadura militar, que a definiu e contextualizou, a Escuelita foi, por fim, um fundamental espaço de sociabilidade nos anos mais difíceis da história recente daquele país. Estudá-la permite compreender melhor a cultura arquitetônica argentina daqueles anos e, a partir de suas interlocuções, iluminar diferentes nós de uma rede internacional de circulação de ideias da qual fez parte.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29032021-141901/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29032021-141901/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091169304444928