Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29032021-141901/ |
Resumo: | A presente tese tem como objeto de estudo a experiência em ensino de arquitetura conhecida como La Escuelita, desenvolvida na cidade de Buenos Aires durante a última ditadura militar argentina, entre 1976 e 1983. Marcada por uma grande fragilidade institucional, a Escuelita ofereceu cursos independentes em projeto e história da arquitetura para arquitetos ou alunos nos últimos anos da graduação. Fundada por quatro arquitetos - Tony Díaz, Ernesto Katzenstein, Justo Solsona e Rafael Viñoly -, a experiência de ensino teve suas dinâmicas transformadas constantemente ao longo de sua curta duração. Argumentamos que coexistiram, em seu interior, diferentes discursos sobre a própria disciplina (os seus procedimentos, potenciais, limitações e possíveis relações com a história), constituídos a partir do reconhecimento das crises que a arquitetura atravessava nos anos 1960 e 1970, tanto na Argentina como internacionalmente. Ao mesmo tempo, foram realizadas significativas transformações historiográficas, inicialmente nucleadas ao redor de Jorge Francisco Liernur, que recolocaram a história da arquitetura em um campo intelectual mais abrangente. A pesquisa busca compreender as particularidades destes discursos, assim como os modos em que se relacionaram entre si e nos campos cultural e social do qual fizeram parte. Sempre marcada pela ditadura militar, que a definiu e contextualizou, a Escuelita foi, por fim, um fundamental espaço de sociabilidade nos anos mais difíceis da história recente daquele país. Estudá-la permite compreender melhor a cultura arquitetônica argentina daqueles anos e, a partir de suas interlocuções, iluminar diferentes nós de uma rede internacional de circulação de ideias da qual fez parte. |
id |
USP_9f074e83f881beb4fee53e1272f325c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29032021-141901 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983)A discipline in crisis: disputes over architecture at La Escuelita of Buenos Aires (1976-1983).20th centuryArchitectural educationArgentinaArgentinaEnsino de arquiteturaHistória da arquiteturaHistoriografiaHistoriographyHistory of architectureLa EscuelitaLa EscuelitaSéculo XXA presente tese tem como objeto de estudo a experiência em ensino de arquitetura conhecida como La Escuelita, desenvolvida na cidade de Buenos Aires durante a última ditadura militar argentina, entre 1976 e 1983. Marcada por uma grande fragilidade institucional, a Escuelita ofereceu cursos independentes em projeto e história da arquitetura para arquitetos ou alunos nos últimos anos da graduação. Fundada por quatro arquitetos - Tony Díaz, Ernesto Katzenstein, Justo Solsona e Rafael Viñoly -, a experiência de ensino teve suas dinâmicas transformadas constantemente ao longo de sua curta duração. Argumentamos que coexistiram, em seu interior, diferentes discursos sobre a própria disciplina (os seus procedimentos, potenciais, limitações e possíveis relações com a história), constituídos a partir do reconhecimento das crises que a arquitetura atravessava nos anos 1960 e 1970, tanto na Argentina como internacionalmente. Ao mesmo tempo, foram realizadas significativas transformações historiográficas, inicialmente nucleadas ao redor de Jorge Francisco Liernur, que recolocaram a história da arquitetura em um campo intelectual mais abrangente. A pesquisa busca compreender as particularidades destes discursos, assim como os modos em que se relacionaram entre si e nos campos cultural e social do qual fizeram parte. Sempre marcada pela ditadura militar, que a definiu e contextualizou, a Escuelita foi, por fim, um fundamental espaço de sociabilidade nos anos mais difíceis da história recente daquele país. Estudá-la permite compreender melhor a cultura arquitetônica argentina daqueles anos e, a partir de suas interlocuções, iluminar diferentes nós de uma rede internacional de circulação de ideias da qual fez parte.The dissertation focuses on the pedagogical experience in architecture known as La Escuelita, developed in the city of Buenos Aires during the last Argentine military dictatorship, between 1976 and 1983. Marked by a great institutional fragility, La Escuelita offered independent courses in design and architectural history for architects or students in the last years of undergraduate studies. Founded by four architects - Tony Díaz, Ernesto Katzenstein, Justo Solsona and Rafael Viñoly - the pedagogical experience had its dynamics constantly transformed throughout its short duration. We argue that different discourses on the discipline (its procedures, potentials, limitations and possible relations to its own history), coexisted in its interior, constituted from the recognition of the crises that architecture was going through in the 1960s and 1970s, both in Argentina and internationally. At the same time, significant historiographic transformations were carried out, initially around Jorge Francisco Liernur, which placed the history of architecture in a broader intellectual field. This research seeks to understand the particularities of these discourses, as well as the ways in which they related to each other and to the cultural and social fields of which they were part. Always marked by the military dictatorship, which defined and contextualized it, La Escuelita was also a fundamental space for social encounters in the most difficult years of that country\'s recent history. Studying it allows us to better understand the Argentine architectural culture of those years and, from its dialogues, to illuminate different nodes of an international network of circulation of ideas of which it was part.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLira, José Tavares Correia deShmidt, ClaudiaAmorim, Jonas Delecave de2020-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29032021-141901/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-19T02:35:18Zoai:teses.usp.br:tde-29032021-141901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-19T02:35:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983) A discipline in crisis: disputes over architecture at La Escuelita of Buenos Aires (1976-1983). |
title |
Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983) |
spellingShingle |
Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983) Amorim, Jonas Delecave de 20th century Architectural education Argentina Argentina Ensino de arquitetura História da arquitetura Historiografia Historiography History of architecture La Escuelita La Escuelita Século XX |
title_short |
Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983) |
title_full |
Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983) |
title_fullStr |
Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983) |
title_full_unstemmed |
Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983) |
title_sort |
Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983) |
author |
Amorim, Jonas Delecave de |
author_facet |
Amorim, Jonas Delecave de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lira, José Tavares Correia de Shmidt, Claudia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Jonas Delecave de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
20th century Architectural education Argentina Argentina Ensino de arquitetura História da arquitetura Historiografia Historiography History of architecture La Escuelita La Escuelita Século XX |
topic |
20th century Architectural education Argentina Argentina Ensino de arquitetura História da arquitetura Historiografia Historiography History of architecture La Escuelita La Escuelita Século XX |
description |
A presente tese tem como objeto de estudo a experiência em ensino de arquitetura conhecida como La Escuelita, desenvolvida na cidade de Buenos Aires durante a última ditadura militar argentina, entre 1976 e 1983. Marcada por uma grande fragilidade institucional, a Escuelita ofereceu cursos independentes em projeto e história da arquitetura para arquitetos ou alunos nos últimos anos da graduação. Fundada por quatro arquitetos - Tony Díaz, Ernesto Katzenstein, Justo Solsona e Rafael Viñoly -, a experiência de ensino teve suas dinâmicas transformadas constantemente ao longo de sua curta duração. Argumentamos que coexistiram, em seu interior, diferentes discursos sobre a própria disciplina (os seus procedimentos, potenciais, limitações e possíveis relações com a história), constituídos a partir do reconhecimento das crises que a arquitetura atravessava nos anos 1960 e 1970, tanto na Argentina como internacionalmente. Ao mesmo tempo, foram realizadas significativas transformações historiográficas, inicialmente nucleadas ao redor de Jorge Francisco Liernur, que recolocaram a história da arquitetura em um campo intelectual mais abrangente. A pesquisa busca compreender as particularidades destes discursos, assim como os modos em que se relacionaram entre si e nos campos cultural e social do qual fizeram parte. Sempre marcada pela ditadura militar, que a definiu e contextualizou, a Escuelita foi, por fim, um fundamental espaço de sociabilidade nos anos mais difíceis da história recente daquele país. Estudá-la permite compreender melhor a cultura arquitetônica argentina daqueles anos e, a partir de suas interlocuções, iluminar diferentes nós de uma rede internacional de circulação de ideias da qual fez parte. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29032021-141901/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29032021-141901/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091169304444928 |