Cidade nova, escolas novas? Aní­sio Teixeira, arquitetura e educação em Brasí­lia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chahin, Samira Bueno
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29102018-183436/
Resumo: A tese propõe uma interpretação do Plano Educacional de Brasília por meio do cruzamento de leituras sobre três de seus aspectos. Apropriações das ideias em circulação sobre educação e cidade, o urbanismo de seu Plano Piloto e a tipologia de seu lugar escola em relação a práticas cotidianas de sua implementação são tópicos desde os quais uma miríade de personagens, propostas, conceitos e significações foi mobilizada para tratar das dimensões educativas do projeto de urbanidade concebido para a nova capital. A obra de Anísio Teixeira alinhava a interpretação proposta, funcionando como norte e recorte para o conjunto de circunstâncias entendidas como precedentes fundamentais da formulação deste projeto educativo. Sua trajetória, no entanto, é pensada como oportunidade especial de enfrentamento das relações, trocas e dissonâncias entre os campos da educação e da arquitetura e urbanismo, seja em âmbito nacional, seja internacionalmente considerados. Nos limites de uma leitura interdisciplinar entre arquitetura, urbanismo e educação, a tese formula uma narrativa sobre a produção do espaço escolar no contexto de modernidade que construiu Brasília.
id USP_9f14431f80a3bb4310fd799ecf81c81b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29102018-183436
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Cidade nova, escolas novas? Aní­sio Teixeira, arquitetura e educação em Brasí­liaNew city, new schools? Anísio Teixeira, architecture and education in BrasiliaAnísio TeixeiraAnísio TeixeiraArquitetura escolarArquitetura modernaBrasíliaBrasíliaEducação escolarEducação progressivaEquipamento escolar (planejamento urbano)Modern architectureNeighborhood unitProgressive educationSchool architectureSchool educationSchool plant (urban planning)Unidade de vizinhançaA tese propõe uma interpretação do Plano Educacional de Brasília por meio do cruzamento de leituras sobre três de seus aspectos. Apropriações das ideias em circulação sobre educação e cidade, o urbanismo de seu Plano Piloto e a tipologia de seu lugar escola em relação a práticas cotidianas de sua implementação são tópicos desde os quais uma miríade de personagens, propostas, conceitos e significações foi mobilizada para tratar das dimensões educativas do projeto de urbanidade concebido para a nova capital. A obra de Anísio Teixeira alinhava a interpretação proposta, funcionando como norte e recorte para o conjunto de circunstâncias entendidas como precedentes fundamentais da formulação deste projeto educativo. Sua trajetória, no entanto, é pensada como oportunidade especial de enfrentamento das relações, trocas e dissonâncias entre os campos da educação e da arquitetura e urbanismo, seja em âmbito nacional, seja internacionalmente considerados. Nos limites de uma leitura interdisciplinar entre arquitetura, urbanismo e educação, a tese formula uma narrativa sobre a produção do espaço escolar no contexto de modernidade que construiu Brasília.The thesis proposes an interpretation of the Educational Plan of Brasilia through the crossing of readings on three of its aspects. Appropriations of circulating ideas about education and city, the urbanism of its Pilot Plan, and the typology of its school place in relation to the daily practices of its implementation are topics from which a myriad of characters, proposals, concepts and meanings have been mobilized to treat of the educational dimensions of the urbanity project designed for the new capital. The work of Anísio Teixeira aligned the proposed interpretation, functioning as a north and a cut for the set of circumstances understood as fundamental precedents of the formulation of this educational project. Its trajectory, however, is thought of as a special opportunity to confront relations, exchanges and dissonances between the fields of education and architecture and urbanism, both nationally and internationally. Within the limits of an interdisciplinary reading between architecture, urbanism and education, the thesis formulates a narrative about the production of the school space in the context of modernity that built Brasilia.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLira, José Tavares Correia deVidal, Diana GoncalvesChahin, Samira Bueno2018-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29102018-183436/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-29102018-183436Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidade nova, escolas novas? Aní­sio Teixeira, arquitetura e educação em Brasí­lia
New city, new schools? Anísio Teixeira, architecture and education in Brasilia
title Cidade nova, escolas novas? Aní­sio Teixeira, arquitetura e educação em Brasí­lia
spellingShingle Cidade nova, escolas novas? Aní­sio Teixeira, arquitetura e educação em Brasí­lia
Chahin, Samira Bueno
Anísio Teixeira
Anísio Teixeira
Arquitetura escolar
Arquitetura moderna
Brasília
Brasília
Educação escolar
Educação progressiva
Equipamento escolar (planejamento urbano)
Modern architecture
Neighborhood unit
Progressive education
School architecture
School education
School plant (urban planning)
Unidade de vizinhança
title_short Cidade nova, escolas novas? Aní­sio Teixeira, arquitetura e educação em Brasí­lia
title_full Cidade nova, escolas novas? Aní­sio Teixeira, arquitetura e educação em Brasí­lia
title_fullStr Cidade nova, escolas novas? Aní­sio Teixeira, arquitetura e educação em Brasí­lia
title_full_unstemmed Cidade nova, escolas novas? Aní­sio Teixeira, arquitetura e educação em Brasí­lia
title_sort Cidade nova, escolas novas? Aní­sio Teixeira, arquitetura e educação em Brasí­lia
author Chahin, Samira Bueno
author_facet Chahin, Samira Bueno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lira, José Tavares Correia de
Vidal, Diana Goncalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Chahin, Samira Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Anísio Teixeira
Anísio Teixeira
Arquitetura escolar
Arquitetura moderna
Brasília
Brasília
Educação escolar
Educação progressiva
Equipamento escolar (planejamento urbano)
Modern architecture
Neighborhood unit
Progressive education
School architecture
School education
School plant (urban planning)
Unidade de vizinhança
topic Anísio Teixeira
Anísio Teixeira
Arquitetura escolar
Arquitetura moderna
Brasília
Brasília
Educação escolar
Educação progressiva
Equipamento escolar (planejamento urbano)
Modern architecture
Neighborhood unit
Progressive education
School architecture
School education
School plant (urban planning)
Unidade de vizinhança
description A tese propõe uma interpretação do Plano Educacional de Brasília por meio do cruzamento de leituras sobre três de seus aspectos. Apropriações das ideias em circulação sobre educação e cidade, o urbanismo de seu Plano Piloto e a tipologia de seu lugar escola em relação a práticas cotidianas de sua implementação são tópicos desde os quais uma miríade de personagens, propostas, conceitos e significações foi mobilizada para tratar das dimensões educativas do projeto de urbanidade concebido para a nova capital. A obra de Anísio Teixeira alinhava a interpretação proposta, funcionando como norte e recorte para o conjunto de circunstâncias entendidas como precedentes fundamentais da formulação deste projeto educativo. Sua trajetória, no entanto, é pensada como oportunidade especial de enfrentamento das relações, trocas e dissonâncias entre os campos da educação e da arquitetura e urbanismo, seja em âmbito nacional, seja internacionalmente considerados. Nos limites de uma leitura interdisciplinar entre arquitetura, urbanismo e educação, a tese formula uma narrativa sobre a produção do espaço escolar no contexto de modernidade que construiu Brasília.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29102018-183436/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29102018-183436/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091188242776064