Ginásios Orientados para o Trabalho (GOTs): caminhos e descaminhos de um modelo educacional a serviço do desenvolvimento econômico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-18112022-101928/ |
Resumo: | Os Ginásios Orientados para o Trabalho (GOTs) foram instalados em 1968 em alguns estados brasileiros, com a rubrica do governo federal e com vista à descoberta de aptidões e preparação dos alunos para uma realidade baseada no desenvolvimento econômico, como modelo educacional vocacional. Sob a justificativa de ser uma escola democrática que visava ao aceso universal sem distinção, implicitamente intencionava a formação do aluno para o trabalho, implementando uma função terminal a este nível de ensino. Durante os dez anos em que foi gestado, o modelo vocacional foi amplamente debatido, sob a justificativa da educação precisar servir ao desenvolvimento econômico do país. Por meio da leitura de documentos como jornais diários, revista Vozes, revista Anhembi e Diários do Congresso, principalmente, procedeu-se a uma análise de conteúdo para investigar a possível influência política e intelectual na formação dos GOTs ao longo deste recorte temporal. Com o aprofundamento das investigações, concluiu-se que o modelo em questão, apesar das manifestações constantes e das variadas reconfigurações dos personagens mais atuantes durante o período entre sua idealização e sua instalação, foi criado dentro do campo tecnoburocrático do governo federal, sob influência decisiva de contexto político-social favorável e interferência do setor empresarial e do capital estrangeiro envolvido, por meio de acordos de cooperação binacionais entre Brasil e Estados Unidos. |
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Ginásios Orientados para o Trabalho (GOTs): caminhos e descaminhos de um modelo educacional a serviço do desenvolvimento econômicoWork-oriented Gymnasiums (Ginásios Orientados para o Trabalho GOTs): directions and misdirections of an educational model at the service of economic developmentEducaçãoEducationEnsino vocacionalGinásio Orientado para o TrabalhoGinásios polivalentesPolyvalent vocational schoolVocational educationWork-oriented GymnasiumsOs Ginásios Orientados para o Trabalho (GOTs) foram instalados em 1968 em alguns estados brasileiros, com a rubrica do governo federal e com vista à descoberta de aptidões e preparação dos alunos para uma realidade baseada no desenvolvimento econômico, como modelo educacional vocacional. Sob a justificativa de ser uma escola democrática que visava ao aceso universal sem distinção, implicitamente intencionava a formação do aluno para o trabalho, implementando uma função terminal a este nível de ensino. Durante os dez anos em que foi gestado, o modelo vocacional foi amplamente debatido, sob a justificativa da educação precisar servir ao desenvolvimento econômico do país. Por meio da leitura de documentos como jornais diários, revista Vozes, revista Anhembi e Diários do Congresso, principalmente, procedeu-se a uma análise de conteúdo para investigar a possível influência política e intelectual na formação dos GOTs ao longo deste recorte temporal. Com o aprofundamento das investigações, concluiu-se que o modelo em questão, apesar das manifestações constantes e das variadas reconfigurações dos personagens mais atuantes durante o período entre sua idealização e sua instalação, foi criado dentro do campo tecnoburocrático do governo federal, sob influência decisiva de contexto político-social favorável e interferência do setor empresarial e do capital estrangeiro envolvido, por meio de acordos de cooperação binacionais entre Brasil e Estados Unidos.The Work-oriented Gymnasiums (Ginásios Orientados para o Trabalho GOTs) were implemented in 1968 in some States of Brazil by the Federal Government as a vocational model of education, with an eye to identifying the aptitudes/skillsets of students and having these students prepared for an impending work reality centered around the countrys economic development. Underpinned by the argument that the GOTs offered democratic access to everyone, without discriminations, the implicit intention of these Work-oriented Gymnasiums was to be the final level of education, from which students would emerge duly prepared for the work life. Throughout the 10-year long period of its conception, the vocational model and its claim that education must serve a countrys economic development purpose were widely scrutinized. By reading and analyzing supporting documents, such as daily journals, magazines (Vozes and Anhembi), and, above all, Daily Records of the National Congress, it was possible to investigate the potential exercise of political and intellectual influences on the creation of the GOTs during the time frame considered herein. Thorough investigations have led us to the conclusion that, in spite of the constant manifestations by political agents, and the several changes made to the groups of most relevant individuals, from proposition to implementation, this educational model was created within the Federal Governments technobureaucratic realm, under the decisive influence of a favorable sociopolitical context and the interference of both the corporate sector and the foreign capital brought in by binational cooperation agreements entered into by Brazil and the United States.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRicardo, Elio CarlosBizzocchi, Carlos Eduardo2022-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-18112022-101928/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-21T20:28:06Zoai:teses.usp.br:tde-18112022-101928Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-21T20:28:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Os Ginásios Orientados para o Trabalho (GOTs) foram instalados em 1968 em alguns estados brasileiros, com a rubrica do governo federal e com vista à descoberta de aptidões e preparação dos alunos para uma realidade baseada no desenvolvimento econômico, como modelo educacional vocacional. Sob a justificativa de ser uma escola democrática que visava ao aceso universal sem distinção, implicitamente intencionava a formação do aluno para o trabalho, implementando uma função terminal a este nível de ensino. Durante os dez anos em que foi gestado, o modelo vocacional foi amplamente debatido, sob a justificativa da educação precisar servir ao desenvolvimento econômico do país. Por meio da leitura de documentos como jornais diários, revista Vozes, revista Anhembi e Diários do Congresso, principalmente, procedeu-se a uma análise de conteúdo para investigar a possível influência política e intelectual na formação dos GOTs ao longo deste recorte temporal. Com o aprofundamento das investigações, concluiu-se que o modelo em questão, apesar das manifestações constantes e das variadas reconfigurações dos personagens mais atuantes durante o período entre sua idealização e sua instalação, foi criado dentro do campo tecnoburocrático do governo federal, sob influência decisiva de contexto político-social favorável e interferência do setor empresarial e do capital estrangeiro envolvido, por meio de acordos de cooperação binacionais entre Brasil e Estados Unidos. |
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