\"Só vem pra não perder o Bolsa Família\": marcas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-13052022-210615/ |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva problematizar as representações discentes significadas por práticas discursivas em circularidade na Escola Padre Simão Fileto e no serviço social da cidade de Cubati-Paraíba entre os anos de 2006-2019 por meio da interlocução de professores, gestores, alunos1 e familiares. O interesse em realizar este trabalho partiu da preocupação em problematizar, se nesses cenários, as expectativas rebaixadas sobre o desempenho escolar de meninos e meninas beneficiários do Programa Bolsa Família foram relacionadas com sua posição de classe e atrelamento ao benefício social. Uma hipótese que parte de uma observação empírica e se torna um estudo de caso, elaborado diante das frases: \"só vem para não perder o Bolsa Família\", e \"só vem para merendar\", ditas no cotidiano escolar de forma naturalizada. Na análise realizada, foi possível cartografar lutas de representações que conferem diferentes sentidos a essa premissa, que foi se complexificando em meio a redes codependentes que envolvem escola, rua, famílias, infâncias, juventudes, relações de trabalho e posições de sujeitos na cidade. Para tanto, foram selecionadas documentações - entrevistas presenciais e remotas, cartas, imagens, e questionários de livre associação - que foram lidas, do ponto de vista teórico-metodológico, correlacionando à história cultural do social a história oral, e suas contribuições para análise das culturas escolares, identidades e relações de classe, vertiginosamente problematizadas. |
id |
USP_9f428152a58bbae7fedc90dd618f9f06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-13052022-210615 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
\"Só vem pra não perder o Bolsa Família\": marcas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019)\"They only come to not miss the Bolsa Família\": marks of depreciation and resistance in school culture (Cubati/2006-2019)Bolsa Família ProgrammeCultura escolarDiscentesDocentesEstigmatizaçãoPrograma Bolsa FamíliaRepresentaçõesRepresentationsStigmatizationStudentsTeachersEsta pesquisa objetiva problematizar as representações discentes significadas por práticas discursivas em circularidade na Escola Padre Simão Fileto e no serviço social da cidade de Cubati-Paraíba entre os anos de 2006-2019 por meio da interlocução de professores, gestores, alunos1 e familiares. O interesse em realizar este trabalho partiu da preocupação em problematizar, se nesses cenários, as expectativas rebaixadas sobre o desempenho escolar de meninos e meninas beneficiários do Programa Bolsa Família foram relacionadas com sua posição de classe e atrelamento ao benefício social. Uma hipótese que parte de uma observação empírica e se torna um estudo de caso, elaborado diante das frases: \"só vem para não perder o Bolsa Família\", e \"só vem para merendar\", ditas no cotidiano escolar de forma naturalizada. Na análise realizada, foi possível cartografar lutas de representações que conferem diferentes sentidos a essa premissa, que foi se complexificando em meio a redes codependentes que envolvem escola, rua, famílias, infâncias, juventudes, relações de trabalho e posições de sujeitos na cidade. Para tanto, foram selecionadas documentações - entrevistas presenciais e remotas, cartas, imagens, e questionários de livre associação - que foram lidas, do ponto de vista teórico-metodológico, correlacionando à história cultural do social a história oral, e suas contribuições para análise das culturas escolares, identidades e relações de classe, vertiginosamente problematizadas.In this research we have as objective to problematize the student representations meant by discursive practices in circularity in the Padre Simão Fileto School, and in the social service of the city of Cubati-Paraíba between the years 2006-2019, based on the dialogue of teachers, managers, students, and family members. The interest in doing this work came from the concern in problematizing whether in these scenarios, lowered expectations about the school performance of boys and girls who are beneficiaries of the Bolsa Família Programme were related to their class positions and entailment to the social benefit. A hypothesis that comes from an empirical observation and becomes a case study, it was elaborated in face of the phrases: \"They only come to not miss the Bolsa Família\", and \"They only come to eat something\", said in the school routine in a naturalized way. In the analysis carried out, it was possible to map the struggles of representations that give different meanings to this premise, which became more complex amid of codependent networks that involve school, street, families, children, youth, work relations, and subject-positions in the city. Therefore, documentations were selected - face-to-face and remote interviews, letters, images, and free association questionnaires - which were read, from the theoretical and methodological point of view, correlating cultural history of the social to oral history, and their contributions to the analysis of school cultures, identities, and class relations, vertiginously problematized.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandes, Antonia Terra de CalazansTeles, Rafaella de Sousa2021-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-13052022-210615/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-25T22:32:28Zoai:teses.usp.br:tde-13052022-210615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-25T22:32:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
\"Só vem pra não perder o Bolsa Família\": marcas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019) \"They only come to not miss the Bolsa Família\": marks of depreciation and resistance in school culture (Cubati/2006-2019) |
title |
\"Só vem pra não perder o Bolsa Família\": marcas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019) |
spellingShingle |
\"Só vem pra não perder o Bolsa Família\": marcas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019) Teles, Rafaella de Sousa Bolsa Família Programme Cultura escolar Discentes Docentes Estigmatização Programa Bolsa Família Representações Representations Stigmatization Students Teachers |
title_short |
\"Só vem pra não perder o Bolsa Família\": marcas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019) |
title_full |
\"Só vem pra não perder o Bolsa Família\": marcas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019) |
title_fullStr |
\"Só vem pra não perder o Bolsa Família\": marcas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019) |
title_full_unstemmed |
\"Só vem pra não perder o Bolsa Família\": marcas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019) |
title_sort |
\"Só vem pra não perder o Bolsa Família\": marcas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019) |
author |
Teles, Rafaella de Sousa |
author_facet |
Teles, Rafaella de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Antonia Terra de Calazans |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teles, Rafaella de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bolsa Família Programme Cultura escolar Discentes Docentes Estigmatização Programa Bolsa Família Representações Representations Stigmatization Students Teachers |
topic |
Bolsa Família Programme Cultura escolar Discentes Docentes Estigmatização Programa Bolsa Família Representações Representations Stigmatization Students Teachers |
description |
Esta pesquisa objetiva problematizar as representações discentes significadas por práticas discursivas em circularidade na Escola Padre Simão Fileto e no serviço social da cidade de Cubati-Paraíba entre os anos de 2006-2019 por meio da interlocução de professores, gestores, alunos1 e familiares. O interesse em realizar este trabalho partiu da preocupação em problematizar, se nesses cenários, as expectativas rebaixadas sobre o desempenho escolar de meninos e meninas beneficiários do Programa Bolsa Família foram relacionadas com sua posição de classe e atrelamento ao benefício social. Uma hipótese que parte de uma observação empírica e se torna um estudo de caso, elaborado diante das frases: \"só vem para não perder o Bolsa Família\", e \"só vem para merendar\", ditas no cotidiano escolar de forma naturalizada. Na análise realizada, foi possível cartografar lutas de representações que conferem diferentes sentidos a essa premissa, que foi se complexificando em meio a redes codependentes que envolvem escola, rua, famílias, infâncias, juventudes, relações de trabalho e posições de sujeitos na cidade. Para tanto, foram selecionadas documentações - entrevistas presenciais e remotas, cartas, imagens, e questionários de livre associação - que foram lidas, do ponto de vista teórico-metodológico, correlacionando à história cultural do social a história oral, e suas contribuições para análise das culturas escolares, identidades e relações de classe, vertiginosamente problematizadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-13052022-210615/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-13052022-210615/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256934316507136 |